Pão de batata doce, não vai farinha, ovos, leite e fermento, muito saudável

pão de batata doce
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Certamente você já ouviu falar do poder da batata doce, e atualmente temos muitas receitas circulando pela web. Portanto, vamos aprender uma de tantas dessas receitas, a receita do pão de batata doce. Mas atenção, não é qualquer receita, porque não vai farinha, nem ovos, nem leite, nem fermento, super fácil e rápido de fazer. Bem como, saudável e nutriente e com a vantagem de ter poucas calorias.

Outra vantagem maravilhosa dessa receita, é que não contém glúten e nem lactose, portanto, quem sofre de intolerância ao glúten e a lactose, pode comer sem culpa. Sinceramente eu amo essa receita, pois é fácil de fazer, os ingredientes temos em casa, fica uma massa levinha e saborosa e o principal: não vai a farinha branca. Como falamos com frequência, precisamos evitar todo alimento que leve farinha branca, pois ela não faz nada bem a saúde humana.

Para quem está de olho na balança e precisa ganhar massa muscular sem engordar, o pão de batata de doce é uma alternativa muito saudável. Pois repõe energia no corpo com poucas calorias. Outrossim, para quem está fazendo a dieta para desinflamar o organismo, essa receita também é excelente. Por fim, para quem precisa perder peso, saiba que esse pão de batata doce é maravilhoso, tem poucas calorias e é perfeito para começar um dia.

A batata doce é um alimento nutriente e multifuncional, pois vai bem em várias receitas doces e salgadas. Dela fazemos bolo, tortas, doces de corte, doces cremosos. Bem como, podemos consumir assada, frita, cozida e ainda, em sucos se assim desejamos. Ela ajuda na formação da massa muscular boa, aquela magra. Tem função saciante e ajuda a manter sobre controle o apetite. Para quem malha ou está de dieta, ela é a querida da vez!

pão de batata doce

Ingredientes

400 g de polvilho doce ou azedo


400 g de batata doce cozida com casca e amassada

100 ml de óleo

Uma pitada de sal

Água quente o quanto chega para dar ponto

Leia também >> Pão de batata saudável, sem farinha e delicioso


Leia também >> Pão de queijo na frigideira, pronto em 5 minutos

Preparo do pão de batata doce

Primeiramente, cozinhe a batata doce com casca, depois de fria remova a casca e amasse com a ajuda do garfo ou passe no espremedor de batatas, reserve. Em seguida, em um recipiente, coloque a batata doce já massada. Depois de amassadas as batatas devem render 2 xícaras de 200g cada uma. Posteriormente, adicione 2 xícaras de polvilho doce, no meu caso eu estou usando doce, mas pode ser o polvilho azedo também, fica a seu critério.

Depois que você adicionar o polvilhe misture tudo bem, em seguida, adicione o óleo (meia xícara que corresponde a 100ml). Importante é mexer sempre, a cada novo ingrediente, precisa incorporar o ingrediente a massa. Em seguida, adicione 1 colher (café) de sal.  Bom, chegou a hora de adicionar a água. Essa água precisa ser bem quente. Portanto, encha uma xícara e use de início meia xícara de água fervendo.

Continue mexendo e incorporando a água a massa. No meu caso, meia xícara de água foi muito, e a massa ficou um pouco mole e grudenta. Portanto, precisa de mais um pouco de polvilho para chegar no ponto de massa de pão. Esse pão está no ponto quando a massa desgruda da mão e podemos sovar ele em uma bancada, como um pão tradicional. Todavia, esse não vai fermento, nem ovos, nem leite e nem farinha.

Sovando e assando o pão de batata doce

Enquanto você está sovando a massa, e ele não está mais grudando nem na bacia e nem em suas mãos, ligue o forno para aquecer em 200 graus. Depois que terminou de sovar por uns minutos, comece a separar seus pãezinhos, pois essa massa não precisa descansar, não vai fermento. Então, você pode fazer bolinhas, ou fazer a forma de pães pequenos, use polvilho para polvilhar, unte a assadeira com óleo e vá depositando os pãezinhos na assadeira.

Posteriormente, leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 ou 30 minutos, o tempo de cozimento vai depender do forno que você tem. Antes de levar para assar, pincela com gela por cima e pronto. Depois de assados, passa um café fresquinho e bom apetite! Tenho certeza que todos na sua casa vão amar essa receita e vão pedir bis. Além de saudável, ela é super nutriente e ideal para uma família que deseja ter mais qualidade de vida.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!