Certamente você já ouviu falar sobre essa doença. Ainda que pareça irrelevante, a doença é mais grave do que se pensa. Intolerância ao glúten ou doença celíaca, é uma espécie de sensibilidade provocada por um tipo de proteína encontrada nos cereais. A saber, a doença celíaca se trata de intolerância ao glúten. Uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Bem como, massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodca e alguns doces. A saber, a proteína provoca dificuldades no organismo em absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Bem como, ela apresenta inúmeros sinais, sintomas que devem ser observados de perto e tratados com muita seriedade. Hoje vamos falar um pouco sobre isso e entender como devemos fazer diante dessa situação.
Leia também >> Pão sem glúten de batata doce, prática e saudável
Leia também >> Panqueca sem glúten de banana, só faço assim agora, deliciosa
Glúten: sintomas da intolerância ao glúten
Diarreia com perda de gordura nas fezes. Vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemia, olheiras profundas, uma fadiga sem fim. Bem como, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pelos. Também, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição. Tudo isso, são reações provocadas pela intolerância ao glúten. Também, inchaço abdominal, náuseas seguidas de vômito, são sinais da rejeição ao glúten. Outrossim, pode acontecer o famoso quadro conhecido como “pele de galinha” conhecida como queratose capilar. Localizada na parte de trás dos braços, nos cotovelos e joelhos. Esse quadro demonstra a falta de ácidos gordos e de vitamina A.
Os sintomas são presentes todas as vezes que você consumir por exemplo, algum alimento rico em glúten. Portanto, observe que logo após ter ingerido o glúten, a tendência é ter tonturas, diarreias, vomito, e pernas levemente inchadas. No caso dos intolerantes ao glúten, o consumo diário e com frequência, vai provocar irritações na pele, coceiras, unhas quebradiças e queda do cabelo. Todavia, vale lembrar que cada pessoa reage de um modo, pois cada um tem seu organismo. Portanto, observe e procure um médico para diagnosticar a doença. Dessa forma, ele orientará o melhor tratamento para seu caso. Pessoas que demoram a descobrir a doença, geralmente ficam anêmicas, os linfonodos incham e aos poucos elas vão ficando desnutridas. A saber, é bem comum as pessoas ou até mesmo os médicos dizerem que é virose, mas se os sintomas persistirem, não é.
Outros sinais a serem observados
As crises de enxaqueca e confusão mental, são também sintomas de quem tem intolerância ao glúten. Dependendo do nível de intolerância que você apresenta, certamente terá esses problemas. Pessoas que não tratam o quadro, podem inclusive desencadear a depressão. Pessoas com dificuldade de concentração. Bem como, excesso de cansaço físico, de fadiga mental, também é um sinal a ser levado em conta. Outrossim, com dificuldades em executar suas tarefas normais do dia a dia, podem ser portadoras da doença celíaca. Os celíacos não podem consumir nada que possuí glúten e, portanto, possuem uma dieta específica onde não entra alimentos como a farinha de trigo, por exemplo.
A intolerância ao glúten também diminui de forma importante as defesas do corpo, baixando as taxas de imunidade. Portanto, isso favorece o desenvolvimento de outras doenças. Isso porque, uma vez que o organismo esta debilitado, fica vulnerável a qualquer vírus no ar. Por isso, a recomendação, é observar os sinais e os sintomas e se possível diagnosticar rapidamente, um diagnóstico preciso vai ajudar a prevenir a anemia, a desnutrição e o enfraquecimento geral de todo o organismo.
Diagnóstico de Doença celíaca
O único modo de diagnosticar a doença, é pelo exame de sangue e endoscopia digestiva. Isso porque, os sintomas se parecem com outras doenças comuns. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade. Quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados. Enfim, a demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta. Dependendo do grau de intolerância ao glúten, afetando homens e mulheres. Enfim, para ficar bem claro, a doença celíaca é diagnosticada, exclusivamente, por meio de exames de sangue e biópsia do intestino delgado. Para a realização da biópsia, o médico especialista solicita inicialmente uma endoscopia digestiva, para que ele consiga observar o estado da mucosa do intestino e ver também a situação de inflamação do órgão.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.