Indicada para pressão alta, seus efeitos colaterais são terríveis

losartana
Compartilhe esse post:

Leia também >> Omeprazol, uma ameaça á saúde humana

Leia também >> Prednisona: o uso indevido ou a auto dosagem pode levar a morte

Losartana, efeitos colaterais

Recentemente a ANVISA em conjunto com a Medley, recolheram inúmeros lotes do medicamento distribuídos no mercado farmacêutico. Embora, não existam ainda provas, o losartana segundo pesquisas, pode provocar câncer devido a uma substância na sua composição química. Por isso, ocorreu o recolhimento do mercado e no Brasil, boa parte dos cardiologistas, indicam-o para o tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca. Outrossim, embora indicado também para uso pediátrico, pesquisas evidenciaram que ele se trata de um medicamento seguro para adultos, mas o mesmo não se aplica a crianças.

losartana potássica

Por isso, é fundamental consumir esse medicamento somente com orientação médica. Aliás, nenhum medicamento deve ser consumido sem orientação médica. A losartana é bem tolerada pela maioria das pessoas. Porém, alguns pacientes podem apresentar os seguintes desconfortos, que são considerados comuns: fadiga, cansaço e tontura Efeitos incomuns: sonolência, dor de cabeça, distúrbios do sono, palpitações, falta de ar, diarreia, dor abdominal. Efeitos raros: hipersensibilidade, inchaço na pele, desmaio (síncope) Acidente Vascular Cerebral (AVC). Bem como, ela também pode fazer mal a pessoas alérgicas a seu princípio ativo.

Mas porque o medicamento foi recolhido?

Nos anos de 2018 e 2019, várias agências internacionais, como o FDA (Food and Drug Administratrion) observaram a presença de um contaminante no princípio ativo da losartana. “Trata-se da nitrosamina, um subproduto da síntese desse fármaco. A Anvisa e outras agências internacionais recolheram lotes do medicamento para teste e notificação dos fabricantes. Hoje o problema já foi controlado”, explica Gracinda Maria D’Almeida e Oliveira, farmacêutica e professora do curso de Farmácia da PUC-PR.

Observações importante quanto ao uso do Losartana

Sem sombra de dúvida adotar uma alimentação saudável é muito importante. Ter uma rotina de exercícios físicos também ajuda. A vida sedentária não faz bem a ninguém, principalmente para pessoas que usam medicação contínua. Como todo remédio químico, o losartana também deixa muitos resíduos tóxicos no corpo e se a pessoa que consome esse medicamento não fizer atenção, pode ter rins, fígado e estômagos comprometidos pelas toxinas do medicamento. Portanto, uma alimentação saudável, vai prevenir outros problemas de saúde. Bem como, vai ajudar no processo de desintoxicação do organismo. Todavia, vale ressaltar novamente, procure um médico, não tome jamais o medicamento sem orientação médica, ame sua vida.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.