Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Analgésicos: cuidado, fazem mal a saúde e podem levar a óbito

analgésicos prescritos
Compartilhe esse post:

Hoje vamos falar do perigo de certos analgésicos que muitos consomem sem orientação médica. Em alguns casos a pessoa acaba viciando no efeito do analgésico e começa a consumir com tanta frequência que nem se dá conta. Tente imaginar a situação. Ao terminar um dia de trabalho, depois do banho, você se deita na cama cansado e esgotado e pensa: até que enfim vou descansar! Mas, acorda no outro dia, mais cansado de quando se deitou e quase não pode andar de tantas dores pelo corpo. Seu primeiro pensamento antes de ir trabalhar, na maioria dos casos, é: vou tomar um analgésico para suportar a jornada intensa de trabalho. A saber, esse é um grande erro, erro o qual, pode inclusive dependendo do contexto levar uma pessoa a óbito.

Leia também >> Omeprazol, uma ameaça a saúde humana

Leia também >> Fluoxetina, de depressivo a remédio para emagrecer

A verdade, é que a maioria das pessoas recorrem a uma ajuda para melhorar o contexto de imediato. Entretanto se esquecem que nenhum medicamento deve ser consumido sem a orientação médica. Principalmente, por exemplo, em casos em que as pessoas já estão tomando outros tipos de remédios. A saber, não devemos misturar medicamentos, pois eles podem acarretar outros problemas de saúde e em alguns casos, até mais graves. Portanto, tomar analgésicos por conta, sem a devida orientação de um médico, pode fazer mal à saúde. Bem como, dependendo do caso, pode levar uma pessoa a óbito. Isso se aplica a pessoas alérgicas a remédios, ou que misturam determinados medicamentos. O corpo humano é uma caixinha de mistérios e nunca sabemos como ele pode reagir.

Paracetamol; dentre os analgésicos é o mais popular

Existem dois tipos principais de analgésicos: acetaminofeno (paracetamol) e anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs). Ambos, incluem basicamente tudo que não seja paracetamol. A saber, acetaminofeno é a opção para aliviar a dor mais popular entre as pessoas. A saber, ao consumir este analgésico, o cérebro recebe informações que ele deve para de enviar sinais de dor. Outrossim, é um tipo de medicamento recomendado para dores de cabeça e dores musculares. Ademais, desaconselhável para tratar inflamação e dor nas articulações. Enfim, a pessoa que faz uso de paracetamol precisa estar atenta a alguns detalhes. Não misturar com álcool e nem tampouco com outros medicamentos.

efeito colateral do analgésico

O uso prolongado do paracetamol danifica o estomago, prejudica o fígado e os rins. Bem como, quando consumido e misturado com álcool, estudos demonstraram que ele danifica e compromete o bom funcionamento do fígado. Portanto, antes de consumir qualquer tipo de medicamento, por mais comum ou popular que ele seja, consulte um médico da sua confiança. Alguns medicamentos, com frequência são recolhidos pela ANVISA justamente por serem prejudiciais à saúde humana.

Aspirina (ácido acetilsalicílico)

A aspirina e outros AINEs trabalham diminuindo a produção de enzimas que produzem produtos químicos relacionados a dor. Quando prescrito por um médico e tomado todos os dias, uma pequena dose de aspirina pode ajudar a reduzir o risco de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais em algumas pessoas. Inclusive, ela é recomendada para reduzir o risco de acidentes cardiovascular. Entretanto, desaconselhável para dores severas. A saber, ela pode ser bastante agressiva com o intestino, fígado e rim. Converse com seu médico sobre se você pode usá-la e ao fazer, faça com segurança. Tenha cuidado ao fornecer aspirina para crianças. Por fim, evite consumir esse medicamento sem aconselhamento médico.

Analgésicos Ibuprofeno e Naproxeno

A saber, o ibuprofeno é um medicamento de ação rápida muito versátil que tem a capacidade de aliviar uma grande variedade de dores. Contudo, recomendado para cólicas menstruais, dores musculares, dor no peito, dores de ouvido e dor de dente. Mas, desaconselhável para: dor de cabeça crônica. Outrossim cuidado, em doses mais elevadas pode ser problemático para o nosso corpo. Principalmente para o estômago. A saber, dependendo da dosagem, o correto seria tomar o ibuprofeno com um protetivo para estomago e ao tomar esse medicamento, aumentar a ingestão de líquido. Pois assim, as toxinas são expelidas rapidamente por meio da urina.

Ao contrário de ibuprofeno, naproxeno tem ação lenta, por isso leva mais tempo para trabalhar do que o ibuprofeno. Todavia, seus efeitos são mais duráveis, o que o torna uma boa opção para as pessoas que sofrem de dores crônica, leve e moderada. Bem como, adequado para inflamação, ressaca, dor de cabeça persistente, artrite. Mas, desaconselhável para: alívio da dor rápido. Cuidado: como todos os AINEs, naproxeno tem risco cardiovascular e está associado com dor de estômago. Outrossim, esse é problema comum de quase todos os analgésicos, eles prejudicam de forma severa o estômago.

Considerações finais acerca dos analgésicos

O consumo excessivo de qualquer analgésico é ruim para o corpo, não apenas na forma descrita acima. Portanto, aqueles que dependem de medicamentos para tratar dores de cabeça diárias, fiquem atentos. Segundo alguns médicos, com o uso contínuo do analgésico, se cria uma dor adicional que eles chamam de remoto. Ou seja, dor de cabeça já bem desagradável, imaginem ganhar uma dor a mais por conta do uso excessivo do analgésico? Se você precisa tomar uma dessas pílulas quase todos os dias, é hora de falar com seu médico para saber as razões para o seu desconforto. Bem como, considerar outras opções de tratamento. Enfim, descobrir principalmente a causa.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.