Uma das principais dicas para amenizar a fibromialgia, é estabelecer um conjunto de medidas que garantam a qualidade do sono. Isso vale mesmo nos dias de dor mais intensa. Preparar o ambiente de repouso é uma dessas medidas. Deixando o quarto o mais confortável possível. Bem como, sem a interferência de ruídos e de luminosidade. Práticas como a meditação e exercícios de respiração auxiliam no relaxamento corporal e são importantes coadjuvantes para que o paciente consiga dormir profundamente. Cuidados com a alimentação a noite, evitando o consumo de alimentos estimulantes. Bem como, é fundamental para que se tenham uma reparadora noite de descanso.
Evitar o isolamento
Não é fácil conviver com dores e suportar as crises fortes causadas pela fibromialgia. Essa condição pode levar o indivíduo ao isolamento. Isso é o que reforça o surgimento da irritabilidade, do estresse e da fadiga. Para atenuar esses sintomas, estabelecer canais diretos de comunicação é muito importante. Principalmente, com as pessoas que fazem parte do dia a dia da pessoa diagnosticada com fibromialgia. Conversar, expor as limitações e solicitar ajuda quando necessário são passos fundamentais para evitar o isolamento. Em muitos casos, a participação em grupos de ajuda específicos da doença também é recomendada. Isso porque, a troca de experiências entre os semelhantes ajuda a conviver com a doença de forma mais positiva e com mais qualidade de vida.
Buscar informação
Uma importante dica para atenuar a fibromialgia, é cercar-se de toda a informação possível sobre a doença. Conversar com o médico especialista é o primeiro passo. Isso porque, é ele o responsavel por toda a informação disponível em livros, revistas e em sites e blogs que tratam da doença. Quão mais informado o paciente for, maiores serão as chances de estabelecer formas de manter a rotina o mais próximo da normal. Saber das limitações e encará-las com positividade, ajudam a superar as barreiras impostas pela condição do paciente.