Fibromialgia, doença silenciosa que provoca dores no corpo inteiro

fibromialgia
Compartilhe esse post:

Fibromialgia – causas e sintomas

Caracterizadas por dores intensas, principalmente nas articulações. A fibromialgia é uma doença crônica, de difícil diagnóstico e tratamento. As estimativas mais recentes indicam que cerca de 3% da população brasileira sofre com essa síndrome. Bem como, em sua grande maioria, as mulheres são as mais afetadas. O controle da dor, que em muitos casos pode ser bem intensa, é feito basicamente com o uso de remédios. Mas existem outras maneiras de amenizar a fibromialgia. Como a adoção de alguns hábitos diários, é possível que o paciente consiga melhorar sua qualidade de vida e manter suas atividades cotidianas.

Infelizmente, hoje a fibromialgia ainda é uma patologia desconhecida para os médicos. Pois não existem ainda argumentos suficientes para determinar sua origem, sua causa e porque ela atinge o paciente de forma tão feroz. Supõe-se que as causas estariam diretamente ou indiretamente ligadas ao estado emocional do paciente. Logo, a doença estaria ligada a questão como: a ansiedade, o estresse e a depressão.

Pontos da FM

5 dicas para amenizar as dores

O diagnóstico da doença deve ser feito por um especialista, que irá indicar o tratamento mais adequado. Embora não exista ainda uma cura definitiva para esse quadro. Para amenizar a fibromialgia, a pessoa deve, além de cuidar da sua alimentação, colocar em prática as seguintes dicas.

Realizar atividades físicas

Embora a dor seja constante, principalmente no começo e no fim do dia, é fundamental que o paciente com fibromialgia mantenha seu corpo em atividade. A vida sedentária para quem sofre de fibromialgia, é proibida! Os exercícios físicos devem ser de baixa intensidade, porém constantes. Isso poeque, eles irão auxiliar na diminuição da dor e da rigidez das áreas afetadas. As atividades físicas também melhoram o estado psicológico e mental do paciente. Outrossim, auxiliam na diminuição da ansiedade, do estresse e da depressão. Devidamente orientado por um profissional da área, o paciente pode optar entre as diversas modalidade de exercícios de baixo impacto. Como caminhadas, yoga, pilates, hidroginástica ou passeios de bicicleta.

Cuidar da qualidade do sono