Doce de leite argentino, totalmente caseiro e muito cremoso

Doce de leite argentino
Compartilhe esse post:

Leia também:

Bolachas de doce de leite, receita direto da roça

Doce de leite de micro-ondas, muito fácil e prático

Pudim de doce de leite feito apenas com 4 ingredientes

Doce de leite argentino

Ingredientes

  • Rende mais ou menos 900g de doce de   leite.
  • 2 litros de leite fresco cru (ou de saquinho, tipo A);
  • 500g de açúcar (usei cristal);
  • 1 e 1/2 colheres (chá 6g) de bicarbonato de sódio;
  • 1 fava de baunilha (usei meia).

Modo de preparo

Primeiramente, escolha uma panela de fundo grosso, geralmente aquelas de alumínio batido, são ótimas para fazer esse tipo de doce, ou até mesmo um pequeno tacho de cobre se você tiver. Todavia, é importante que essa panela seja alta, grande e de fundo grosso. Uma vez que a panela já esteja preparada, coloque o leite e o açúcar e enfim, leve ao fogo médio. Entretanto, quando começar a ferver e espumar, retire do fogo e adicione o bicarbonato de sódio. Observe que a mistura vai subir e espumar ainda mais, então mexa bem, fora do fogo, até reduzir um pouco a altura. Isso acontece porque o bicarbonato de sódio provoca um choque de temperatura e sendo uma substância rica em sal, é normal espumar. A saber, a intensidade do sabor é aumentada através do bicarbonato de sódio, bem como a conservação do mesmo.

Contudo, se não quiser adicionar o bicarbonato de sódio, adicione uma pitada de sal, é quase a mesma coisa. Uma vez que a espuma diminuiu, volte à panela ao fogo baixo, mexendo o tempo todo (mexa constantemente) por cerca de 2 horas e meia. Primeiramente, a mistura vai ficar amarela, depois levemente castanha e gradativamente mais escura e vai ganhando aquela cor marronzinha, típica do doce de leite. Infelizmente, você vai precisar de paciência e tempo para mexer o doce, pois esse processo é manual, mas é também esse processo que garante a textura impecável do doce e aquele sabor maravilhoso. Observe, que até mais ou menos com duas horas de fogo, o pouco de espuma que ainda resta na superfície, desaparece por completo. Então, o doce começa a engrossar e ferver levemente.

Finalizando

Se você optar pela essência, adicione a baunilha e cozinhe por mais 20 minutos, meia hora, sem parar de mexer. A saber, esse tipo de doce não podemos deixar de mexer sem parar. Bem como, o ponto é tipo um brigadeiro de colher bem mole mesmo, tipo, antes de chegar no ponto tradicional do brigadeiro de colher, precisa desligar, caso contrário vai passar do ponto. Porque na verdade, enquanto está quente, parece que está mole e não presto, todavia, depois de frio, ele engrossa bastante e chega naquele ponto cremoso. Por isso, precisa cuidar do ponto na hora de tirar do fogo, se ficar além da conta, ele não vai chegar nessa cremosidade tão desejada. Depois de frio, armazene em potes de vidro ou numa travessa como desejar. O doce de leite argentino serve para comer puro, com queijo, torradas e até mesmo para elaboração de outros pratos do seu agrado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.