Leia também >> Tireoide: 6 alimentos que prejudicam seu desempenho
Leia também >> 6 sinais importantes que a sua tireoide não está nada bem
A saber, os distúrbios da tireoide são condições que afetam o bom funcionamento da glândula e podem colocar em risco todo o organismo. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estima que 60% da população brasileira venham desenvolver algum nódulo na tireoide, seja criança, adulto ou idoso. Estima-se que aproximadamente 5% desses nódulos podem ser cancerígenos. Portanto, pessoas que apresentam qualquer distúrbio na tireoide precisam de cuidados médicos e de uma dieta controlada. Esses distúrbios na maioria das vezes provocam o aumento do peso em mulheres de forma descontrolada. Mas também, pode fazer o efeito contrário, ou seja, fazer a pessoa perder muito peso.
Distúrbios na tireoide
Contudo, a tireoide age diretamente nas funções de órgãos como o cérebro, coração, rins e fígado, influenciando na fertilidade, ciclo menstrual, emocional, capacidade de concentração, memória e peso. O mau funcionamento dela pode gerar e ocasionar distúrbios simples e graves e inclusive provocar doenças. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos. Bem como, sem sintoma aparente na fase leve, em estágio avançado o hipertireoidismo pode acarretar:
Perda de peso sem motivo aparente acompanhada de fadiga;
- Transpiração e sensação de calor excessivos;
- Mãos trêmulas e fraqueza muscular;
- Diarreias frequentes e menstruação irregular;
- Ansiedade e irritabilidade excessiva.
No estágio do hipotireoidismo e Tireoidite de Hashimoto, ela pode provocar:
- Aumento de peso sem motivo aparente;
- Fadiga e intolerância ao frio;
- Aumento do fluxo menstrual e colesterol;
- Queda de cabelos e ressecamento de pele.
A fim de evitar esses distúrbios, pessoas que foram diagnosticadas com o problema, precisam evitar 4 alimentos. Portanto, abaixo você vai identificar os 4 grupos a serem evitados.
4 alimentos proibidos para quem sofre de disturbios na tireoide
Soja
Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. A soja interfere na absorção da tiroxina, e, portanto, se você estiver tomando-a, tente evitar o consumo desse alimento.