Leia também >> 3 dietas maravilhosas para emagrecer as coxas, costas e abdômen
Leia também >> 5 dietas que emagrecem; segundo nutricionistas, elas são as melhores
Fevereiro, é o mês ideal para começar uma dieta: a época das festas já passou, passou carnaval, a vida volta no seu eixou normal e daqui a nada começa o outono. Portanto, sim, é a data perfeita! e a primavera está chegando. Desemaranhar entre as muitas dietas existentes, no entanto, não é fácil. Para entender qual pode ser o mais adequado para a obtenção de resultados eficazes e duradouros, é fundamental começar pela base, ou pelo próprio significado da palavra dieta.
O que exatamente isso significa? E como isso pode ser colocado em prática? Certamente o primeiro passo é melhorar a qualidade de vida, e consecutivamente comer melhor, mudar os hábitos e o resto vai acontecendo de forma natural. Continue conosco, lendo e aprendendo mais sobre esse mundo das dietas.
O significado: não apenas uma dieta
A palavra “dieta” vem do grego δίαιτα (diaita), que significa “regime, estilo, padrão de vida”. Etimologicamente, portanto, esse termo não tem a ver com sacrifícios e renúncias. Mas com um “estilo de vida” adequado para manter o corpo saudável. Como tal, não deve ser seguido por um período limitado, mas por toda a existência. Muito diferente do significado que costumamos dar a “dieta”: uma dieta muitas vezes restritiva, que visa perder o máximo de peso possível no menor tempo possível. Isso é horrível e provoca inevitavelmente o efeito sanfona.
Bem como, põe em risco a saúde do organismo, além de criar as condições para o chamado efeito ioiô, ou seja, a recuperação dos quilos perdidos – com juros e correção monetaria, ja pensou? A saber, é isso que acontece com quase todas essas dietas malucas que circulam por ai!
Dieta balanceada: o que deve incluir
Para ser saudável e equilibrada, uma dieta deve incluir todos os macronutrientes, ou substâncias que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do corpo e o desempenho das atividades diárias normais. Portanto, a dieta saudável, deve conter:
- carboidratos (massas, arroz, pão, cereais, batatas, etc.);
- proteínas (carne, peixe, ovos, legumes);
- gordura.
Eliminar carboidratos para emagrecer funciona?
Mesmo para perder peso, eliminar completamente os carboidratos, errado. Bem como, precisamos consumi-los sempre a cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Isso porque, representam uma reserva energética para consumirmos sempre que necessário.
A distribuição correta de macronutrientes deve ser a seguinte:
- 45-60% das calorias totais devem ser representadas por carboidratos, preferencialmente complexos e ricos em fibras, portanto inteiros;
- 20-35% das calorias devem ser compostas por gorduras, das quais menos de 10% saturadas;
- Aproximadamente 15% das calorias devem ser provenientes de proteínas (0,9 g / kg de peso corporal).
Uma alimentação saudável e equilibrada, portanto, nunca deve esquecer frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e da mente.
Quantas refeições você precisa fazer por dia?
Para dividir adequadamente a ingestão calórica, garantir bem-estar e bom desempenho psicofísico, as refeições diárias devem ser cinco – mesmo quando você está seguindo uma dieta hipocalórica. Em primeiro lugar, o café da manhã, que representa 20% da necessidade calórica total diária e é essencial para recarregar o corpo de energia. O almoço e o jantar são as refeições quantitativamente mais importantes do dia e, juntos, representam 60% da necessidade total. Por fim, uma alimentação balanceada deve incluir um lanche no meio da manhã e outro à tarde. Esses dois lanches têm a função fundamental de evitar passar fome nas refeições principais.