Diabéticos podem comer frutas – Quais são permitidas e quais proibidas?

Frutas para diabéticos
Compartilhe esse post:

Certamente se você é um diabético sabe que nem todas as frutas os diabéticos podem comer. Bem como, sabe que existe uma controvérsia enorme sobre poder ou não poder consumir frutas. Mas me deixa falar algo importante: todos podemos comer frutas, basta saber escolher e comer a porção corretamente.

A saber, há frutas que são ricas em frutose, essas no caso, os diabéticos precisam de fato evitar. Entretanto, aquelas mais acidas e ricas em antioxidantes, podemos consumir em pequenas porções. A saúde do diabético também precisa das substâncias encontradas nas frutas.

 A fruta é um dos alimentos essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada graças ao seu elevado teor de sais minerais, vitaminas, fibras e substâncias úteis. Bem como, essas substâncias são preciosas para manter um bom estado de saúde. Outrossim, são destinadas a prevenir o aparecimento de doenças também graves.

Consumir algumas porções de frutas frescas deve, portanto, representar um bom hábito diário. Preferindo o sazonal para garantir uma alimentação mais rica em nutrientes. Bem como, diversificar ao máximo o tipo de fruta para trazer a mesa aquelas que realmente os diabéticos podem comer.

Diabéticos podem comer frutas?

Uma pessoa com diabetes pode comer frutas? A combinação de frutas e diabetes muitas vezes é causa de opiniões polêmicas. Por um lado, há quem acredite que é preciso eliminar completamente os alimentos da alimentação. Todavia, por outro, há quem acredite que é necessário comer apenas um tipo de fruta e que não aumente seus níveis de açúcar no sangue.

Entretanto, a realidade é bem outra, como já citado anteriormente, os diabéticos não precisam se privar dos frutos. Bem como, não precisa se limitar a um único tipo de fruta, pelo contrário, é necessário várias a qualidade para então absorver o máximo dos nutrientes que elas oferecem.

Contudo, os diabéticos precisam evitar aquelas frutas ricas em frutose. Não que eles não podem comer, podem também, mas no caso, precisa escolher as que tem menos frutose e comer moderadamente. Ademais, é a frutose a vilã da história, pois ela aumenta os níveis de açúcar no sangue.

A fruta ideal para diabéticos é, portanto, aquela com menor índice glicêmico. Outrossim, por outro lado, a fruta a ser evitada com diabetes (ou, pelo menos, a ser limitada ou reduzida) é aquela com altos valores de índice glicêmico. Para mais informações, você pode consultar a tabela com o índice glicêmico das frutas.

Frutas que diabéticos podem comer

O índice glicêmico, entretanto, não é o único parâmetro considerado no caso dos diabéticos. Pois também, é necessário considerar a carga glicêmica que toda refeição aprensenta, inclusive frutas. Se uma refeição já tem um bom teor de carboidratos derivados de macarrão, pão, batata, arroz ou pizza, opte por consumir frutas no lanche da tarde ou entre uma refeição e outra.

Se você é diabético, quantas frutas pode comer?

Levando em consideração o índice glicêmico, podemos listar as frutas indicadas para diabéticos ou pré-diabéticos: maçãs, peras, frutas cítricas, morangos, cerejas, pêssegos, damascos, kiwis, meio abacate, morangos, melão e melancia. Contudo, o consumo dos dois últimos, com moderação.

Todavia, uvas, figos, bananas, frutas secas e enlatadas, devido ao seu conteúdo particularmente açucarado aconselhamos evitar. Uma porção de frutas para diabéticos não deve conter mais de 15 g de carboidratos. Portanto, quanto maior o teor de frutose, menor a porção.

Frutas secas e diabetes são uma combinação que deu certo. A saber, alguns estudos mostraram como o consumo de duas ou três nozes algumas vezes por semana, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​e sob controle.

Ademais, outros aspectos considerados na escolha de frutas para diabéticos, são o grau de maturação da fruta, seu teor de fibras e seu modo de consumo. A fruta verde, por exemplo, contém menores percentagens de açúcar, por isso é preferível à sua contraparte mais madura.

Essa parte naturalmente contém mais açúcares, mas tem a presença de mais fibra, então, ajuda a baixar o pico glicêmico. Esse é caso das frutas: maçã, marmelo, laranja e morango. Outro fator importante que todos os diabéticos devem observar é que, quando cozidas ou desidratadas, as frutas perdem boa quantidade de água e concentram o açúcar. Portanto, isso significa que é melhor comer as frutas ao natural.

frutas

Conclusões

Enfim, hoje você aprendeu que todo diabético pode e deve comer frutas. Aprendeu também como escolher essas frutas e que pelo menos 2 frutas por dia alternadas em duas porções, não vão prejudicar sua vida, mas melhorar!

Outrossim, aprendeu que é necessário evitar as frutas cozidas ou desidratadas. Porque perde água e concentram o teor de açúcar, fator que pode prejudicar a vida do diabético. Bem como, aumentar a glicose no sangue.

Aprendemos também como escolher as frutas, respeitando a tabela de índice glicêmica anexada na postagem. Por fim, as frutas são importantes para uma dieta alimentar saudável. Elas são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais que fortalecem a imunidade e ajudam a prevenir doenças.

Graças a Deus aqui em casa não temos diabéticos, mas tenho uma sobrinha que tem e sua rotina diária as vezes é complicada. Porque sendo criança ainda, ela tem desejos e vontades que não podemos suprir. Mas no consumo das frutas, ela tem encontrado um certo conforto.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.