Certamente o leitor ficaria chocado ao saber que o número de casos de diabetes tipo 2 triplicou nos últimos anos. Segundo dados estatísticos, 1 em cada 4 adultos e crianças sofrem dessa doença. A saber, especialistas americanos estimam que, em meados do século corrente, 1 em cada 3 pessoas, sofrerá da doença. Você sabe qual é o significado do termo Diabesidade? De acordo com os especialistas de saúde, Diabesidade é um termo utilizado para descrever problemas de saúde ligados a resistência à insulina, que atinge pessoas com obesidade e diabetes.
Leia também >> O mundo comemora possível vacina contra Diabetes
Leia também >> Se você sofre de diabetes, precisa conhecer essa fruta
Bem como, muitas vezes, é um precursor de doenças cardíacas, câncer e morte prematura. Entretanto, você deve saber que todas essas condições podem ser prevenidas e revertidas na maioria dos casos. Basta aderir a um tratamento preventivo adequado e mudar a dieta alimentar.
Diabetes tipo 2 e obesidade
Todavia, muitas pessoas ainda pensam que o diabetes não é reversível. Entretanto, deveríamos considerar as inúmeras complicações como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, amputação, demência e acidente vascular cerebral. Até mesmo alguns especialistas afirmam que controlar o diabetes é quase impossível. Entretanto, nossa equipe e muitas especialistas de saúde discordam totalmente disso. Isso porque, a ciência demostrou que tanto o diabetes quanto a obesidade podem ser prevenidos e ambos os quadros revertidos. Tudo vai depender do estilo de vida da pessoa.
Por que, por exemplo, o número de pessoas afetas de diabetes tipo 2 nos EUA cresce de forma acelerada? Talvez porque é o país com mais obesos no mundo! A obesidade provoca diabetes. Pessoas obesas tendem a comer muitos alimentos à base de açúcar e como consequência pode ocorrer a diabetes.
A saber, a primeira e mais importante causa de diabetes é a alimentação. E sabe de uma coisa? Nos EUA, a doença é causada por 152 libras de açúcar e 146 libras de farinha por ano consumidos por um adulto americano médio. Portanto, é um fato que pessoas obesas podem reverter o diabetes dentro de algumas semanas após fazerem um bypass gástrico. Isso significa que reduzir o peso, mesmo que seja um pouco, controlará a doença. Isso ocorre porque a comida é um remédio e pode curar inúmeros problemas de saúde. Pessoas que perdem peso e aderem a um estilo de vida mais saudável, em poucas semanas revertem o quadro da diabetes.
7 etapas para reverter o diabetes tipo 2
Elimine o açúcar de sua dieta
Como todos sabemos, uma dieta cheia de calorias vazias e açúcar de rápida absorção, assim como carboidratos refinados, todos convertidos em açúcar no corpo, causa altos níveis de insulina e resulta em resistência à insulina e diabetes tipo 2. Bem como, os especialistas alertam que os altos níveis de insulina por um período prolongado podem causar inflamação, hipertensão, aumento do risco de câncer e também depressão. Portanto, cortar o açúcar de sua dieta é a melhor maneira de reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Coma alimentos inteiros não processados
Você deve sempre consumir alimentos inteiros (não processados ou embutidos)! Por quê? Bem, isso é fácil de responder – porque esse tipo de alimento vai equilibrar seus níveis de açúcar no sangue e reduzir o estresse oxidativo e a inflamação. Você também deve saber que esses alimentos melhoram a desintoxicação do fígado. Isso porque, conseguem reverter ou prevenir a resistência à insulina. Recomendamos escolher frutas e vegetais frescos e alimentos ricos em gorduras ômega-3.
Por fim, você também pode consumir mais azeite, manteiga de coco, nozes, sementes e legumes. Alimentos inteiros não processados promoverão um metabolismo saudável, reverterão a resistência à insulina e diabetes, evitando doenças relacionadas à idade, como doenças cardíacas e diabetes.
Obtenha os nutrientes certos
De acordo com os especialistas, certos suplementos ajudam o corpo a metabolizar o açúcar e a gordura e a tornar as células mais sensíveis à insulina. Portanto, você deve se concentrar nestes suplementos (junto com uma dieta saudável e exercícios regulares):
Suplemento multivitamínico e mineral de alta qualidade;
- 1-2 gr. de ácidos graxos ômega 3;
- 1 000 – 2 000 UI de vitamina D3;
- 300-600 mg de ácido alfalipóico duas vezes ao dia;
- 200-600 mcg de polinicotinato de cromo;
- 5 gramas de PGX, um tipo único de fibra que controla o apetite e o açúcar no sangue, antes de cada refeição com 300 ml de água.
Faça exercício
Senhoras e senhores, você não precisam passar horas na academia para se beneficiar do exercício. Sim, você acertou – mesmo uma caminhada rigorosa de 30 minutos pode ajudar a equilibrar seus níveis de açúcar no sangue e diminuir os níveis de insulina. O mais importante para você, é aumentar sua frequência cardíaca para 70-80% de sua atividade máxima por 60 minutos, 6 vezes por semana. Ou apenas faça um HIIT e treinamento de força por alguns minutos por dia. Muitos estudos diferentes mostraram que o HIIT pode ser útil em casos de diabetes tipo 2 e obesidade.
Durma mais
Você sabia que a falta de sono prejudica seu metabolismo e causa picos de açúcar e ânsias, o que o faz comer mais e aumenta o risco de diabetes tipo 2? Um estudo recente mostrou que mesmo uma parte do sono noturno ruim pode causar resistência à insulina. É por isso que você precisa dormir 8 horas por dia. Se você estiver tendo problemas, crie um ritual de sono que envolva escuridão total, terapias com ervas e técnicas de relaxamento. Estimule seu corpo a relaxar e descanse as horas necessárias para ter um organismo saudável.
Controle seus níveis de estresse
Você DEVE controlar seu estresse, porque quando você está sob estresse, os níveis de insulina, cortisol e citocina aumentam no seu sangue! E, isso geralmente leva ao ganho de peso, resistência à insulina e diabetes tipo 2. Bem como, as ligações entre estresse, ganho de peso, distúrbios mentais e desequilíbrio de açúcar no sangue mostram que controlar seus níveis de estresse é vital para o controle da obesidade e do diabetes. Infelizmente, o estresse não pode ser totalmente eliminado, mas pode ser controlado. Faça aulas de ioga e aprenda algumas técnicas de respiração e meditação para evitar o estresse e a diabetes tipo 2 reverso.
Observe e controle seus progressos diariamente
Um estudo recente mostrou que as pessoas que monitoram seus resultados perdem o dobro do peso. Então, você pode começar um diário para monitorar seu progresso ao longo de semanas. Além da alimentação, observe sua altura e peso, tamanho da cintura, IMC e pressão arterial. A mudança de vida que você deseja e precisa, está na sua mão. Comece mudando seu estilo de vida, de alimentação e aos poucos você vai dizer adeus a obesidade e a diabetes tipo 2. Você consegue, temos certeza disso, basta querer. Uma coisa pode ter certeza: no início é difícil, mas se você acreditar, se dedicar e manter o foco, vai conseguir!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.