Navegando pelo Youtube achei uma receita maravilhosa, feita com limão caipira. Uma receita bem simples e rápida de fazer, um detergente perolado da roça, concentrado, com alto poder de limpeza, que lava louças, roupas, panos de prato, neutraliza cheiros e deixa o alumínio brilhando. Detalhe: espuma muito e não é uma receita de multiplicação, mas sim uma receita feito do zero de detergente e que cor linda que fica? Gente, peguei a receita no canal Plantando e cozinhando em Goiás, testei, aprovei e hoje vou compartilhar com vocês a minha terapia do dia. Eu fiquei muito feliz e tem mais, sabe onde eu ponho esse detergente? Na máquina de lavar!
Leia também >> Detergente cristal para lavar louças, espuma muito e com 1 vidro, fiz 6
Leia também >> 2 em 1: detergente e brilho alumínio, o melhor produto que já fiz em casa
Tenho recebido muitos e-mails me perguntando por que eu ponho detergente na máquina de lavar, então vou explicar pra vocês. Do meu ponto de vista e de experiência própria, esses sabões em pó do supermercado não limpam nada, nem mesmo as marcas mais conceituadas. A saber, a roupa da sai da máquina do mesmo jeito que entrou, um horror. Perda de tempo, de dinheiro e desperdício de água. Isso vale para sabão líquido e em pó, se vier do supermercado, pode esquecer, porque a roupa vai sair da máquina do mesmo jeito que entrou. Mas se eu adicionar 150 ml de detergente por máquina de lavar, minhas roupas vão sair limpinhas, pode fazer aí, eu garanto que funciona, porque eu faço assim.

Detergente perolado da roça
Depois que eu descobri os benefícios que o detergente de cozinha tem dentro da máquina de lavar, nunca mais deixei de usar. Foi então que comecei a fazer o detergente em casa, porque é mais econômico e ainda mais eficaz. Portanto, hoje não compro detergente no supermercado, nem sabão em pó e nem sabão em pedra e líquido, eu faço em casa. Virou uma terapia e como tem muitos pedidos de receitas desse gênero, aqui no site criamos a seção terapia do dia com receitas para facilitar o dia a dia da dona de casa. Portanto, em vez de ficar com a barriga no tanque, vai caminhar, cuidar da saúde, da boa forma e deixa a máquina lavar suas roupas com qualidade. Enquanto isso, vem comigo, vamos aprender a fazer essa receita de detergente perolado da roça.
Ingredientes
- 500 ml de óleo de soja novo ou usado. Se for usando, sem mistura de gordura animal
- 300 ml de álcool etanol sem aditivos ou álcool 70%
- 100 gramas de soda cáustica em escamas de 96-99%, diluída em 200 ml de água natural
- 500 ml de detergente neutro glicerinado
- 100 ml de água sanitária opcional
- 300 ml de suco de limão de sua escolha eu usei limão caipira cerca de 10 limões, adicionar no suco 200 gramas de açúcar mexa até dissolver
- Aqueça 1 litro de água até levantar fervura para pôr no sabão quando ele estiver pastoso
- De 5 a 6 litros de água natural para finalizar o detergente perolado da roça
Preparo
Primeiramente, vamos colocar a soda cáustica na água para diluir. Todavia, não esqueça de pôr luvas, máscara e óculos de acrílico para proteger seus olhos. Em um pequeno recipiente adicione a soda em escamas e em seguida, a água e reserve para dissolver e eliminar os gases. Agora vamos preparar todos os ingredientes, para facilitar o preparo da receita. Portanto, prepare a água, a água sanitária, o álcool, o detergente, deixe tudo separado do lado do balde que você vai fazer seu detergente perolado da roça. Importante, pegue um balde de 20 litros, dentro dele coloque o óleo. No meu caso, estou usando óleo limpo, ou seja, novo. Esprema os limões e dissolva neles o açúcar e reserve. Agora que está tudo preparado, podemos dar início a receita.
No balde onde você adicionou o óleo, primeiramente sobre o óleo vamos adicionar o álcool e a soda que deve ter descansado por uns 20 minutos e óleo precisa ser morna. Portanto, primeiramente aqueça o óleo, depois adicione o álcool etanol e em seguida, a soda caustica e com a ajuda de uma colher, vamos misturar bem. Outro detalhe importante, a soda não se adiciona tudo de uma vez, mas aos poucos e sempre mexendo. Uma vez que você já tem no balde esses três ingredientes, é hora de mexer bem por alguns minutos para que os ingredientes incorporem e cheguem no ponto de sabão, ou seja, o famoso ponto de vela.
Segunda parte do detergente perolado da roça
A saber, para fazer com que o sabão fique perolado, é necessário, depois que saponificou o sapão e deu o ponto de vela, você tem que continuar mexendo sem parar, ele vai virar uma pasta e você continue mexendo. Para fazer um sabão, é necessário paciência para mexer e não ter pressa, porque somente assim, sua receita vai dar certo. Quando a sua mistura virar uma pasta esbranquiçada, está na hora de começar a adicionar a água quente para diluir e darmos continuidade a receita. Portanto, com a água bem quente, comece adicionar aos poucos e sempre mexendo. Mexa bem até que a água fervendo dissolva toda aquela pasta e a mistura fique transparente.
Em seguida, adicione a água sanitária para clarear mais ainda a mistura e continue mexendo, pois não pode ficar nenhum gruminho. Posteriormente, adicione o suco da fruta com açúcar. Esse açúcar, é para cuidar da sua mão, quando usamos a glicerina nas receitas, elas ficam hidratantes e protegem as mãos dos danos que poderiam ser causados pela soda cáustica. Uma vez tudo misturado e incorporado, vamos adicionar o último ingrediente: o detergente neutro glicerinado. Termine de mexer bem até obter uma mistura homogênea e comece aos poucos adicionar os 5 litros de água temperatura ambiente.
Finalizando
Conforme vai adicionando a água, vai mexendo sem parar de modo que essa mistura fique totalmente incorporada e homogênea. Por fim, misture ainda por alguns minutos e está pronto o detergente perolado da roça, todavia, precisa repousar por 12 horas e somente no dia seguinte vamos ver como ficou. No dia seguinte, depois de ter curado por 12 horas, misture bem e veja que coisa linda, ele vai estar perolado! Esse é o efeito daquela pasta branca de óleo, soda e álcool que a gente mexeu bem. A mistura em teoria, vai estar bem consistente e, portanto, se você desejar, pode ainda adicionar mais 1 litro de água. Outrossim, pode adicionar corante, essência, fica a seu critério. Eu não adicionei nada. Espuma muito e rende bem pra caramba, lava uma roupa que dá gosto.
Para assistir o vídeo do Canal Plantando e Cozinhando em Goiás, clique aqui.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.