Hoje vamos fazer do zero, uma receita de detergente brilho-alumínio. Usando apenas três colheres de soda e 200 ml de óleo usado, fiz quatro litros de detergente brilho alumínio de alta qualidade. Quanta economia, quanta eficácia e rendeu muito. Para quem está precisando dar uma avivada nos utensílios da cozinha, vale a pena. Em vez de ficar usando pasta de alumínio, use um produto que lave e dê brilho ao mesmo tempo, ou seja, prático, econômico e útil! Essas receitas de soda e óleo, rende muito e com elas fazendo uma grande economia no orçamento doméstico e outra, a qualidade delas é superior aquelas do supermercado.
Leia também >> Detergente perolado da roça feito com óleo usando e limão caipira
Leia também >> Detergente Ypê antibactericida feito em casa, muito eficaz e econômico
Recomendo você testar a receita de detergente brilho-alumínio. Outrossim, recomendo você visitar o canal que deixei linkado no final da postagem, a Cida explica super bem como fazer a receita e ainda faz o teste da espuma e da qualidade do detergente. Além disso, também tem uma palavra da parte do Senhor por lá para edificar sua vida. A saber, milhares de donas de casa hoje, buscam alternativas caseiras para economizar, bem como, fazem seus próprios produtos de limpeza. Produtos feito em casa, são eco-sustentáveis, além da economia no bolso, você ainda está cuidando da natureza. Enfim, os produtos feitos em casa, não levam toda química e todo conservante que a indústria adiciona, portanto, são mais seguros.
Receita detergente brilho-alumínio
Ingredientes
- 3 colheres de soda em 100ml de água
- 2 litros de água fervendo
- 2 colheres de bicarbonato
- 200ml de vinagre de álcool
- 200g de açúcar
- 150ml de álcool
- 200ml de óleo
- Xadrez de sua preferência
Preparo
Primeiramente, em uma jarra grande de 3 litros, adicione as três colheres de soda caustica, 99% e 100 ml de água. Essa soda precisa ser dissolvida em um ambiente aberto e arejado e durante esse processo, use máscara para sua segurança. Use luvas também e óculos de acrílico para proteger os olhos. Uma vez que você adicionou a água sobre a soda, mexa e deixe ela dissolver sozinha, o processo é rápido. Em seguida, em outra jarra, coloque 200 ml de vinagre branco de álcool e despeje o açúcar, mexa e reserve. Em um pequeno potinho, separe os 150 álcool 96% ou etanol do posto e acrescente nele o corante xadrez, eu usei 2 colheres de corante e deixei bem forte, mexa e misture bem. Agora vamos mornar o óleo para adicionar na soda, não precisa esquentar muito não, basta mornar.
Uma vez morno, despeje sobre a soda, e comece a misturar movendo a jarra. Gente, eu coloco na jarra grande para poder misturar balançando a jarra, então no caso eu não preciso de colher, mas você pode dissolver a soda na bacia e usar uma colher. Cada um faz como quer. Uma vez que agregou o óleo morno na soda, comece a mexer. Mexa por uns dois minutos e em seguida, comece a agregar o álcool, não coloque todo o álcool de uma vez não, coloque aos poucos e continue mexendo até dar o famoso ponto de vela, que é quando vai formando uma nata por cima e ao levantar a colher, ele parafina em vez de pingar. Esse é o ponto de vela. Se você conseguir mexer até ele virar uma pasta, melhor ainda, pois a qualidade fica ainda melhor.
Finalizando detergente brilho-alumínio
Virou uma pasta a sua mistura? Então é hora de começar a adicionar dois litros de água fervendo. Todavia, não adicione tudo de uma vez, vai adicionando aos poucos e mexendo para derreter o sabão. Quando terminar de adicionar a água fervendo e a mistura estiver já diluída, acrescente o vinagre misturado com o açúcar e continue mexendo por uns dois minutos. Por fim, diluía as duas colheres de bicarbonato de sódio em 200 ml de água temperatura ambiente e comece a agregar a mistura. Sempre mexendo e adicionando o bicarbonato de sódio. Quando terminar de agregar todo o bicarbonato de sódio diluído, mexa ainda por dois minutos e então reserve a mistura para esfriar. Quando a mistura está quente, fica difícil ver a consistência, por isso temos que dar o tempo para curar.
Depois que esfriou, a espuma baixou ele vai ficar transparente, tipo glicerinado. Mas esse aspecto depende muito do corante que você usa, a primeira vez fiz conforme ensina no Canal Cida Gonçalves Luna, usei xadrez do mercado lilás e a segunda vez usei corante alimentício rosa e não sei porque, mas ficou bem espumante. Então achei que o corante alimentício não é muito apropriado para receitas com soda. Portanto, use o xadrez que fica melhor, o corante xadrez não interfere na qualidade da receita e nem na textura do produto final. Todavia, não posso dizer o mesmo do corante alimentício. Depois de ter descansado, ele ficou bem consistente, rende quatro litros e espuma bastante. Outro detalhe: devolve brilho aos alumínios como num passe de mágica.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.