Todos nós usamos este produto em casa e usamos o tempo todo. O que (infelizmente) é muito ruim para nós! Dê uma olhada no artigo abaixo e saiba mais sobre isso. Estamos falando de nosso “velho amigo” – o desinfetante para as mãos. Sim, todos nós sabemos que desinfetante para as mãos é rápido, fácil e uma ótima maneira de matar os germes. Principalmente em tempos como agora de Covid-19. Na ausência de água e sabão para desinfetar as mãos, usamos desinfetante a base de álcool.
Leia também >> Como lidar com o cansaço excessivo depois de ter passado pelo covid-19
Leia também >> 6 sinais de que você já teve o covid-19 e não sabe
Mas, espere um minuto, porque da próxima vez que você for pegar um vidro de desinfetante e esguichar em suas mãos, você deve pensar duas vezes! Por quê? Bem, isso é fácil de responder – porque este produto pode realmente estar fazendo muito mais mal do que bem! Aqui está um bom motivo pelo qual o desinfetante para as mãos pode realmente ser prejudicial à sua saúde. Isso porque, ele mata os germes maus e bons. Esse é o maior problema.
Como dissemos, este produto é ótimo para matar os germes e bactérias, como o resfriado comum, a gripe e até mesmo a salmonela! Mas (sim, tem MAS), embora possa se livrar desses germes ruins, ele pode realmente se livrar das bactérias boas de que seu corpo precisa. Isso mesmo que você leu, o álcool gel mata também as nossas defesas, que temos no corpo. Infelizmente! Por essa razão, é necessário tomar cuidado, fazer atenção e sempre que possível, usar água e sabão. Os desinfetantes em geral, fazem mal.
Bactérias boas – precisamos delas?
Nossos corpos precisam de bactérias? Sim, com certeza! Existem certas bactérias que são realmente boas para o corpo. Essa bactéria boa, é vital para manter o sistema imunológico sob controle. Elas agem no combate às bactérias nocivas que entram no corpo. Portanto, quando as bactérias boas são mortas, isso pode reduzir a capacidade de defesa do seu sistema imunológico. Isso significa que, quando os germes e bactérias ruins entram em seu corpo, seu sistema imunológico pode não ser forte o suficiente para combatê-los.
Pode parecer uma coisa boba, mas o organismo precisa de suas defesas. Mas inocentemente, muitos de nós, acabamos usando desinfetante para as mãos com muita frequência e estamos deixando nosso organismo muito debilitado. Como resultado, você pode acabar não apenas ficando doente, mas ter outros problemas mais sérios que comprometem sua vida.
Sem com todas essas informações, você ainda não se convenceu do perigo que é o uso desses desinfetantes, apresentamos outra boa razão pela qual você deve parar de usar este produto. A saber, estudos demonstraram que ele pode aumentar a quantidade de Bisfenol A (BPA).
A saber, é uma substância química que pode causar estragos em seu sistema endócrino, ou seja, o sistema que produz hormônios, que também controla o funcionamento do seu corpo e contribui para a saúde dos tecidos e órgãos. Estudos confirmam que altos níveis de BPA no corpo, podem causar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer, diabetes e até mesmo infertilidade. Entre outras coisas.
Portanto, considerando que os desinfetantes matam as bactérias boas, bem como possuem químicas que fazem mal a saúde, talvez seja hora de reconsiderar seu uso. Por fim, em vez de desinfetantes, use água e sabão para desinfetar as mãos, evite o uso de produtos à base de álcool.
Dicas caseiras – desinfetante para as mãos
Aqui na minha casa, eu preparei uma mistura com água, mentol, bicarbonato de sódio e 1 colher de álcool, coloquei em um pequeno frasco. Portanto, quando saio por aí e não encontro água e sabão para lavar as mãos, espirro essa mistura. A mistura não é 100% segura, mas higieniza as mãos até você chegar em casa ou encontrar um banheiro para lavar as mãos. Uma coisa é positiva, não bata as bactérias boas e você não corre o risco de ficar sem suas defesas. Todavia, a mistura sugerida na postagem, não substitui o desinfetante para as mãos, mas ajuda muito e é mais seguro.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.