Leia também >> Bolacha de milho verde sem glúten, derrete na boca, super fácil de fazer
Leia também >> Pão de milho verde, usei apenas 1 latinha de milho, uma delícia e sem glúten
O cuscuz é uma herança da culinária africana trazida para o Brasil durante o processo de colonização. No norte da África, era preparado com sêmola de cereais, principalmente o trigo. Aqui no Brasil, a preparação ganhou adaptações, sendo preparado com farinha de milho, um cereal abundante nesse período. Isso fez com que o cuscuz de milho se tornasse uma receita tipicamente brasileira, apesar de ganhar variações na sua forma de preparo em cada região do país. Existem muitas variações, com vários tipos de recheio. A maior vantagem desse alimento, é que ele pode ser combinado com doce ou salgado.
Cuscuz de frigideira
Entre as diferentes receitas, há o cuscuz paulista, preparado com molho de tomate, ovos, azeitona e sardinha; o cuscuz gaúcho, preparado com legumes e carne de charque; o cuscuz nordestino, preparado com farinha flocada previamente hidratada com água e cozida no vapor em uma cuscuzeira. Bem como, acompanhado de manteiga, ovo, queijo coalho, banana ou leite de coco com açúcar. Enfim, sendo um alimento totalmente versátil e fácil de combinar, podemos variar, inventar e ajustar as receitas como desejamos. Essa de hoje é a mais simples que existe, você recheia como quer, em minutos está pronta e muito gostosa.
Ingredientes
- 1 xícara 230 ml de flocão de milho – estou usando aquele da marca Sinhá
- 2 ovos
- sal a gosto
- cheiro verde a gosto
- meio copo de água
- recheio de sua preferência
Preparo do cuscuz de frigideira
Primeiramente, vamos hidratar o flocão de milho. Então coloque numa tigelinha de vidro e adicione a água para hidratar. A saber, a água deve ficar um dedo acima do flocão, bem com, deve repousar por 20 minutos. Nesse período, ele vai absorver toda a água e isso serve para facilitar o cozimento dele. Depois de hidratado, ele dobra de tamanho. Portanto, agora vamos adicionar os dois ovos batidos e o sal a gosto. Misture bem, se quiser adicione cheiro verde, eu gosto muito do sabor delicado do cheiro verde. Depois de ter misturado bem, é hora de levar para a frigideira.
Portanto, divida a massa em duas partes iguais, unte a frigideira com manteiga ou um fio de óleo. Posteriormente, cubra o fundo da frigideira com uma das partes do cuscuz, com a ajuda de uma colher espalhe bem, em seguida, adicione o recheio que você escolheu. Importante que esse recheio seja seco, não pode ter caldo, porque caso contrário a receita não vai dar certo. Na minha receita estou usando muçarela ralada, mas faço com frango desfiado também, ou com presunto e muçarela e fica muito gostosa, deliciosa.
Finalizando a receita
Uma vez que você já adicionou seu recheio e espalhou bem, é hora de adicionar a segunda parte da massa. Terminou de adicionar e de espalhar bem, é hora de levar em fogo baixo para cozinhar. Precisa tampara para abafar e assim acelerar o cozimento. Geralmente depois de 7 minutos ou 8, vire seu cuscuz. Para virar o cuscuz sem rachar, use um prato, ou seja, vire no prato primeiro e depois devolva na frigideira, fica certinho, não quebra, não racha. Deixe mais uns 5 -7 minutos até dourar e terminar de assar e está pronto para ser devorado, uma delícia!
Vale lembrar que é uma receita muito saudável, sem glúten, portanto, para quem sofre de intolerância ao glúten, pode comer sem culpa. Para quem cuida da saúde e do corpo, essa receita também é mais saudável do que comer pão de farinha branca por exemplo. Ela dá energia para malhar, ajuda a manter o foco na dieta, porque aumenta a sensação de saciedade. Super recomendo você testar na sua casa, perfeita para começar o dia, para pôr na marmita e levar para o trabalho, com uma saladinha verde, tudo de bom!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.