Para limitar o inchaço e a flatulência abdominal, as plantas que favorecem o funcionamento adequado do fígado e a produção de bile também podem ser muito úteis. Uma pequena quantidade de bile piora a putrefação intestinal. Carboidratos, proteínas e gorduras, não completamente digeridos. Portanto, não assimilados, quando chegam ao intestino grosso, alimentam as bactérias putrefativas.
Estes últimos produzem toxinas que são absorvidas e envenenam todo o organismo, promovendo também o inchaço. Um fígado eficiente, capaz de produzir a quantidade certa de bile, serve precisamente para “neutralizar” essas toxinas. Entre as plantas mais eficazes para diluir a bile, sublinhamos o açafrão e o boldo. O primeiropodemos usar na forma de comprimidos, disponível em fitoterápicos ou farmácias.
Lembre-se de que o uso de açafrão em pó disponível em supermercados, apesar de ter efeitos digestivos moderados, não garante a mesma eficácia “anti-inchaço” que um suplemento. Só este último, de fato, garante a ingestão da quantidade certa de princípios ativos. Até o boldo podemos tomar na forma de um único extrato, ou em sinergia com outras plantas úteis para o fígado na formulação de suplementos naturais.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.