Leia também >> Sem trigo e sem lactose, esses biscoitos derretem na boca
Leia também >> Bolo nuvem fofa, sem farinha, sem glúten, simples de fazer com vídeo
A saber, esses quitutes eram preparados com as sobras de leite, ovos, açúcar, milho, queijo, polvilho e farinha. Portanto, pão de queijo, biscoito de polvilho, brevidade, broas, pães, biscoitos, tudo isso, fazia parte desse cardápio chamado de kitanda mineira. Enquanto em boa parte do Brasil, o termo kitanda se destina a um lugar comercial onde se compra legumes, verduras, tubérculos, em Minas Gerais, o termo Kitanda, dado pelas negras africanas se destina a um cardápio pra lá de saboroso e que é mantido até os dias de hoje. Os tempos mudaram, mas os gostos nunca mudam e culinária também é cultura e história. Por exemplo, desenterrar uma receita comum e simples de brevidade, é reviver a história cultural daquela época.
Brevidade
A receita de hoje é uma das mais simples, quem fazia muito essa receita aqui em casa, era a minha avó. Utilizando somente três ingredientes, ela desmancha na boca, uma delícia. Bem como, um sabor que nos lembra a infância, tempo em que a gente não tinha tantas opções como temos agora. Tempo em que os sabores eram genuínos, não como agora que está tudo mudado e alterado. Tenho certeza de que você e todos da sua casa vão amar a brevidade tradicional e vai ser um sucesso. Enfim, a brevidade não contém glúten e nem lactose, bem como, não leva fermento. Para quem sofre de intolerância alimentar ou alergias, é uma alternativa muito saudável e econômica. Vale a pena experimentar e fazer essa viagem ao túnel do tempo, independente de ser ou não mineiro.
Ingredientes
- 5 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar (240g)
- 2 xícaras (chá) de amido de milho (240g)
- 1 forma de buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com amido de milho
Preparo
Em uma tigela, se preferir use a batedeira para não cansar muito ou bata com o fuê, fica a sua escolha, bata os ovos por 5 minutos. Quando eles estiverem bem cremosos e duplicado de volume, é hora de agregar o açúcar. Posteriormente, coloque para bater uns 10 minutos. Vai se transformar em um creme, quando você tiver esse creme pronto, é hora de começar a agregar o amido de milho e ir misturando com delicadeza. Depois que você tiver o creme de ovos com açúcar, não precisa mais bater. Portanto, com a ajuda do fuê, comece a misturar o amido nesse creme de ovos e açúcar, quando essa mistura estiver homogênea, é hora de despejar tudo na assadeira e levar ao fogo para assar.
No forno pré-aquecido a 180º, coloque a assadeira e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Lembrando, que o tempo de forno vai variar um pouco. Isso porque, existem vários tipos de forno, no forno a gás, com a temperatura no ponto, leva em média 30 minutos. Todavia, em um forno elétrico e ventilado, levar somente 18 a 20 minutos no máximo. Importante fazer o teste do palito de dente, você espeta e veja como sai, se saiu limpinho, tem um aroma agradável, significa que está assado. Nesse caso, retire do forno, espere esfriar, desinforme e em seguida, sirva acompanhado de café fresquinho, aquele passado na hora.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.