Leia também >> Biscoito zero carboidrato, sem farinha, leite, açúcar e muito gostoso
Leia também >> Biscoitos de polvilho com queijo sem glúten, ficam prontos em minutos
Às vezes, temos o hábito de querer comprar tudo pronto, industrializado. Todavia, nem tudo que vem do supermercado é saudável, nutriente e bom. Em alguns casos, é apenas uma ilusão, as embalagens prometem tantos benefícios, mas ao pôr na boca, estamos pondo apenas conservantes e químicas. Não é por acaso, que nos últimos tempos, nasceu uma geração saudável muito exigente, na qual, não consome qualquer tipo de alimento e nem compra tudo pronto. A saber, fazer suas receitas, tem lá suas vantagens sabia? Não é apenas saudável, mas significa economia, mais nutrientes na mesa, maior qualidade de vida, prazer e união na hora de preparar os alimentos em família e por aí vai. Eu falo sempre para os meus filhos, o verdadeiro prazer da alimentação, consiste em fazer as próprias receitas, em família, conversando, experimentando e por aí vai.
Biscoito da roça
Ainda me lembro nos dias de hoje quando minha avó (in memoria) nos chamava para fazer biscoitos no fim de semana. Era uma alegria indescritível. Vovó preparava a massa, e nós, crianças, modelávamos os biscoitos que depois eram assados no forno a lenha, que delícia! Minha mãe preparava aquele café passado na hora, a casa ganhava um perfume intenso e delicioso de biscoitos apenas saído do forno. Momentos que hoje em dia, as crianças nem sabem o que significa. Todavia, naquela época era tudo mais saudável, mais gostoso, tinha significado. Portanto, quero te convidar a fazer uma viagem ao túnel do tempo e preparar esses biscoitos simples, gastando quase nula, vamos ter biscoitos por alguns dias e economizar no orçamento doméstico.
Ingredientes
- 2 ovos
- 200g de açúcar
- 200g de manteiga ou 100g de nata e 100g de manteiga
- 600g de polvilho doce – ponto de enrolar
- 1 colher (sopa) de fermento de bolo (Royal)
Preparo
Primeiramente, prepare uma tigela de vidro grande, em seguida, coloque dois ovos e com a ajuda de um fuê bata os ovos. Posteriormente, adicione 200g de açúcar. Eu estou usando o copo de 240 ml para medir o açúcar, então no caso, 1 copo de açúcar cristal. A mesma medida do açúcar é de gordura, no caso eu estou usando meio copo de nata com meio copo de manteiga, mas você pode escolher o tipo de gordura que desejar. Eu escolhi a manteiga porque os biscoitos ficam bem mais saborosos. Em seguida, com a ajuda do fuê, precisa bater para misturar bem e se transformar em um creme denso e homogêneo. Por fim, é hora de começar a adicionar o polvilho.
A saber, a quantidade de polvilho vai variar um pouco, portanto, não perca de vista que serve polvilho o quanto serve para dar o ponto de enrolar e modelar os biscoitos da roça. Portanto, comece adicionando 1 copo por vez e a cada copo adicionado, incorpore com a ajuda do fuê, até o quarto copo é possível utilizar o fuê, depois precisa pegar uma colher grande madeira. Então, quando adicionar o quinto copo de polvilho doce, a massa já está quase no ponto, 5 copos de polvilho correspondem a 600g. No meu caso, com 5 copos ainda não deu o ponto, faltou bem pouco para ficar no ponto de enrolar. Talvez porque o polvilho que usei era muito úmido, então adicione mais um pouquinho, aproximadamente 20g e deu o ponto.
Finalizando o biscoito da roça
Por fim, com a ajuda das mãos rapidamente modelei todos os biscoitos naquele formato redondo e achatado. Untei uma forma grande com óleo e enfarinhei e dispus todos os biscoitos e levei para assar por 20 minutos em forno pré-aquecido 200º. Retirei do forno, esperei esfriar um pouco desinformei e estão prontos para serem servidos acompanhados de café. A saber, vão bem no café da mnhã, da tarde, para levar de lanche e outros. Para mantê-los frescos, armazene em uma lata com tampa bem justa, costumam durar a semana inteira bem frescos, mas sendo alimento sem conservante, o prazo máximo da validade, é de 5 ou 6 dias.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.