Leia também >> Remédio salva vidas e combate inflamações no estômago
Leia também >> Chá feito do caroço do abacate é rico em vitaminas e tem poder medicinal
As flores, geralmente são de cor branco-amarelada e crescem em cachos, florescendo no verão. A planta também tem muitas vilosidades, que desprendem um aroma rico muito semelhante ao das maçãs. Contudo, se trata de uma planta selvagem e cresce naturalmente ou ao nas beiradas das estradas ou trilhas, ao pé das paredes, em terrenos baldios ou até em cima de entulho. Muita gente confunde e acha que se trata de uma erva daninha, todavia, ela tem realmente poderes mágicos para tratar doenças e melhorar a saúde. Porém, talvez por falta de conhecimento, poucas pessoas conhecem a fundo as propriedades medicinais e terapêuticas que o marroio tem. Outrossim, ela também é uma planta com poder emagrecedor e digestivo.
Planta medicinal Marroio
O Marroio é uma planta medicinal, também conhecida como hortelã-do-maranhão ou hortelã-da-folha-grossa, muito utilizada para tratar problemas respiratórios, como eliminar tosse ou catarro. O nome científico do marroio, é Marrubium vulgare e pode ser comprado em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. A saber a planta serve para ajudar no tratamento de tosse, catarro, gripe, dispepsia, problemas de digestão, flatulência, perda do apetite, febre, inchaços, problemas hepatobiliares e espasmos. O chá dela, também ajuda a eliminar o líquido retido. Dentre as suas propriedades, destacam-se: ação antipirética, expectorante, diurética, estimulante cardíaca e digestiva. Provavelmente o leitor está se perguntando como usar a planta. Pode-se utilizar todas as partes da planta, porém a mais indicada são as folhas.
Geralmente, o consumo da planta ocorre por meio da infusão das folhas. As folhas proporcionam ação: Calmante (da tosse), fluidificante, expectorante, colerético (aumenta a secreção biliar), febrífugo, antisséptico, tônico (para o estômago). Inclusive, vale ressaltar o amplo uso da planta como suporte no tratamento de anorexia. Além dos tratamentos já citados, essa planta também serve para a melhora da digestão, para alívio de dores de garganta e na limpeza de pequenas feridas e machucados. Usada ainda como condimento na fabricação de licores, cervejas e refrigerantes. Bem como, o óleo essencial extraído da planta, é usado para preparação de diversos produtos; além de fazer parte de massagem e rituais para relaxamento e tratamento da pele em geral. Por fim, a farmacologia tem utilizado a planta para fabricação de pastilhas para ajudar no controle de tosses.