Segundo médicos e nutricionistas as propriedades anticâncer da soja fermentada são excepcionais para a saúde humana. Certamente você já ouviu que os japoneses vivem mais e têm câncer com menos facilidade do que os habitantes dos demais países ocidentais. Isso porque comem muita soja, mas principalmente a fermentada. Essa prática alimentar, é muito comum entre eles e vem de décadas. Eu não sei vocês, mas raramente vemos japoneses, chineses e coreanos com câncer. Não estou dizendo que não existem. Existe sim, mas é raro. A dieta alimentar deles é muito saudável e efetivamente leva muita soja e outros ingredientes extra naturais. A qualidade de vida deles, é surpreendente, isso por não falar que raramente vemos asiáticos obesos! O estilo alimentar deles, deveria ser modelo no mundo inteiro. Uma coisa é sei, é um dos mais saudáveis!
Propriedaes do Missô
Missô contém 25 vezes mais genisteína do que soja não fermentada ou grãos de soja, leite de soja e tofu. A genisteína é uma substância capaz de regredir as células cancerosas. Bem como, reduzir sua capacidade de criar novos vasos sanguíneos e atacar seu mecanismo de reprodução celular. Sem um suprimento crescente de sangue e a incapacidade de criar novas células, o câncer lentamente sufoca e posteriormente morre.
Pesquisadores do Children’s University Hospital em Heidelberg, Alemanha, relataram que a genisteína, além de inibir a multiplicação das células cancerosas, pode ter implicações significativas para a prevenção e o tratamento dos cânceres de mama, cérebro e próstata. Um estudo do Centro de Estudos de Saúde Pública no Japão envolveu 21.852 mulheres japonesas com idades entre 40 e 59 anos e um grupo consumiu 3 sopas missô por dia ou 25,3 mg de genisteína. Os resultados foram surpreendentes.
Benefícios da genisteína, um poderoso anticâncer
Mulheres que consumiram missô ou genisteína diariamente reduziram o risco de câncer de mama em 50% em comparação com outras. A proteção contra o câncer de mama parece particularmente útil para mulheres na pós-menopausa. O longo processo de fermentação enriquece o missô com enzimas que são úteis para promover a digestão e assimilação adequada de nutrientes e apoiar o pâncreas. Por isso na Ásia é comum iniciar a refeição com uma sopa de missô e é aplicada na dieta macrobiótica.
Também é rico em todos os aminoácidos essenciais, oligoelementos e vitaminas. O missô é um alimento vivo, pois graças à fermentação é enriquecido com bactérias probióticas como Tetragenococcus halophilus e Lactobacillus acidophilus que nutrem a flora bacteriana intestinal. Bem como, permitindo reduzir as intolerâncias alimentares, melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico. Para absorver os probióticos do missô é bom adicioná-lo à sopa após o cozimento e consumi-lo no início da refeição para evitar a ação deletéria dos ácidos gástricos sobre os mesmos.
Receita de sopa de missô
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de pasta de missô.
- 1/2 colher de chá de gengibre ralado.
- 1 dente de alho descascado e amassado.
- 1/2 xícara de cebolinha picada.
- 2 chalotas (espécie de cebola) em fatias finas.
- 1 colher de sopa de óleo de coco.
Preparo da sopa de missô
Primeiramente, aqueça o óleo de coco em uma panela em fogo médio. Em seguida, adicione o alho e a cebolinha e cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre. Posteriormente, adicione 4 xícaras de água e gengibre e deixar até ferver. Por fim, adicionamos a pasta de missô e misturamos até que esteja completamente dissolvido. (Para adicionar sabor, adicione cebolas picadas.)