Leia também >> Bolinho de mandioca crua, que delícia e super saudável
Leia também >> Massa de mandioca, sem farinha, leve, nutriente e saudável
Bem como, podemos consumir a mandioca sem medo, por pré-diabéticos e até diabéticos. Isso porque, possui um índice glicêmico muito baixo, em torno aos 46. Todavia, a mandioca é uma raiz tuberosa originária da América do Sul, conhecida de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil. Bem como, é um alimento rico em potássio e fibras. Outrossim, é ótima fonte de vitamina C, folato, saponinas e resveratrol.
A saber, a mandioca é um alimento completo. Igualmente, indicada nas primeiras papinhas de bebês. Isso porque, tem nutrientes importante para o desenvolvimento da criança. Bem como, mulheres gestantes são aconselhadas a consumirem mandioca durante a gestação. Isso porque, os nutrientes encontrados no tubérculo, ajuda na formação do feto. Outrossim, melhoram o intestino da gestante. Quando uma mulher fica gravida, o intestino fica preguiçoso e a mandioca tem propriedades para melhor o desempenho do mesmo. Mas, vamos deixar de conversa e vamos ao que interessa: os benefícios da mandioca para a sua saúde.
Benefícios da mandioca para a saúde
Antes de mais, precisamos esclarecer uma coisa: a mandioca não é o nome da raiz. A saber, aquela parte suculenta que todos adoram não tem um nome específico. Bem como, é a planta que se chama mandioca ou manioca. Entretanto, as folhas da mandioca, por exemplo, possuem alto teor de ferro. Bem como, ácido fólico e vitamina C. Outrossim, para se beneficiar de todos esses nutrientes, podemos cozinhar carnes e legumes juntos com as folhas da planta. Atençao: antes de usar as folhas de mandioca, voce precisa respeitar um procedimento que vamos explicar. Por exemplo, quando frescas, as folhas de mandioca possuem alta concentração de ácido cianídrico (veneno).
Para usá-las com segurança é preciso higienizá-las com água sanitária (2 colheres de sopa para cada litro) e depois lavá-las com bastante água. Posteriormente, é necessário deixar que sequem na sombra por 6 dias, mais ou menos, que é para ela desidratar, ficar sequinha. Por fim, é só moer e colocar em um vidro bem seco e tampar bem tampado, para evitar que mofe ou crie bolor. Enfim, você pode acrescentar em sopas, cozidos etc. Na farinha da Unicef, aquela distribuída para crianças desnutridas, a mandioca é um dos ingredientes mais importantes. Isso se deve pelo fato dos benefícios da mandioca para a saúde.
Raiz da mandioca
A raiz é a parte mais conhecida da mandioca e a mais saborosa também. Outrossim, é a parte consumido de canto a canto no Brasil. Infelizmente as pessoas nao possuem a cultura de consumir as folhas. A saber, a raiz é rica em carboidratos e podemos usar em vários pratos, tanto como acompanhamento como prato principal. Enfim, a mandioca é fonte riquíssima de várias substâncias benéficas para o nosso organismo.
- Potássio – ótimo para os músculos, evitando as terríveis câimbras.
- Fibras – aumenta a saciedade, diminui o peso, e regula o intestino.
- Anti-inflamatória – e também é analgésica e atua de forma importante no reumatismo e artrose.
- Carboidratos – e o mais legal: os diabéticos podem usar.
- Ácido fólico – imprescindível para as grávidas, que sempre necessitam fazer sua reposição.
Além destes benefícios da mandioca, existem muitos outros. O difícil é achar algo ruim nesse alimento. Mas existe! De forma alguma podemos consumir a raiz crua, pois pode até matar.
Comidas à base de mandioca ou como consumí-la
As formas de uso da mandioca são tão vastas que é um desafio separar alguns pratos ou formas de consumir a mandioca, mas vamos tentar.
Escondidinho de carne de sol.
Além das propriedades da mandioca, temos também as proteínas da carne de sol. Portanto, eu diria que é um prato bem nutriente e equilibrado no sabor. Ademais, perfeito para qualquer circunstância, sem contar que não pode faltar na mesa do brasileiro. Cozinha-se a mandioca e depois faz um purê temperado a gosto, colocando sobre a carne de sol desfiada e depois leva ao forno até dourar. Uma verdadeira delícia.
Cozida e frita
Corta-se em rodelas de uns 10 cm, cozinha e depois fatia em bastõezinhos, como se fosse fazer batata frita, e depois frita com manteiga de garrafa. Uma verdadeira delícia!
Purê de mandioca.
Cozinha bem e depois amassa para fazer um purê, temperando-o a gosto. Acompanha vários pratos e, o principal, mantem todas as propriedades da mandioca.
Doces
Da mandioca fazemos bolo cremoso, pão, pão de queijo e a cocada de mandioca. Minha avó fazia mandioca ralada em calda, era delicioso. Para aumentar o sabor, ela misturava coco ralado natural junto com a mandioca, o resultado era espetacular. Como podemos ver, da mandioca podemos fazer inúmeros pratos e com isso desfrutar de todos os nutrientes que ela oferece. Para mais receitas e dicas, te aconselho navegar no Youtube, lá você vai encontrar muitas receitas.