Tem aroeira aí na sua casa? Você tem um tesouro e nem sabe

aroeira
Compartilhe esse post:

Leia também >> 3 plantas medicinais que mandam o colesterol para o espaço

Leia também >> Morria e não sabia do poder dessas folhas, sua bebida é milagrosa

A saber, da planta de aroeira, que na verdade é uma arvore, se usa todas as partes para fins medicinais. Inclusive, essa arvore, é protegida, ou seja, não pode ser cortada sem autorização do órgão competente ambiental. Por isso que quem tem uma arvore dessa no quintal, tem um tesouro, porque seus benefícios são praticamente infinitos para a saúde humana. Para quem sofre de doenças reumáticas por exemplo, o chá consumido com frequência, não apenas alivia as dores, para trata as inflamações, melhorando a qualidade de vida da pessoa afeta desses problemas. Para quem sofre de úlcera, também pode desfrutar dos benefícios anti-inflamatório da arvore, pois em poucas semanas é possível tratar as paredes do estomago consumindo o chá.

Benefícios da Aroeira

Assim como se utiliza as folhas e as cascas para chás, sucos, produtos cosméticos e banhos de assento, a resina da árvore, também tem benefícios incríveis. Por exemplo, para tratar doenças respiratórias, a resina extraída do caule da planta é um santo remédio. Basta aplicar o óleo dessa resina nos pulmões e massagear para liberar o catarro preso. O mesmo na garganta e outros. Outrossim, a planta é famosa por ajudar a aumentar as defesas do organismo, ou seja, levantar a imunidade. Isso porque, contém um alto teor de agentes antioxidantes. Portanto, fazem bem para a saúde em geral e também, da pele – pois inibe a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce (como o surgimento de rugas a longo prazo).

Planta da aroeira

O ponto mais forte dessa planta, é sua ação anti-inflamatória. Por isso, utiliza-se comumente para tratar inflamações estomacais, intestinais, reumáticas e outros. Além do seu efeito anti-inflamatório podemos contar com seu efeito calmante e relaxante, fator excelente para controlar o estresse e a ansiedade. Mas seus benefícios não param por aí, para quem precisa dar uma desintoxicada e perder peso, os chás das folhas é diurético e em poucos dias ajuda a eliminar o inchaço e a emagrecer. Sendo uma planta medicinal, ainda que bem popular, o uso do chá e do banho de assento devem ser realizados sob a supervisão de um médico. Segundo a ciência, a planta não tem efeitos colaterais podendo apenas, em algumas pessoas, gerar constipação intestinal.

Como fazer o chá como consumir?

Utiliza-se o chá a partir das folhas ou das cascas secas. Para isso, é necessário ferver a água, adicionar as cascas ou as folhas e deixar cozinhar por 5 minutos. Em seguida, coar, e então está pronto para o consumo. Essa mesma decocção pode ser utilizada para tomar ou para o banho de assento. Ainda, para lavar e desinfetar feridas, ajudando inclusive na cicatrização. Antes de finalizar essa postagem, quero ressaltar que o chá da aroeira é antitumoral. Portanto, excelente na prevenção de formação de tumores, bem como, na inibição do crescimento e tumores. Isso devido a grande concentração de antioxidantes presentes na planta. Portanto, tomar o chá diariamente, uma xícara ao dia ou em dias alternados, é muito benefícios e ainda previne o câncer.

Enfim, o consumo do chá de aroeira traz muitos benefícios para a saúde, isso vale para todo o organismo, seja no tratamento, quando na prevenção de doenças. Bem como, excelente para aumentar a imunidade e combater virus e bactérias presentes no ar. Os produtos cosméticos por exemplo, como shampoo e sabonetes, também, são benéficos para a saúde da mulher. Isso porque, ao lavar a pele com o sabonete de aroeira, a coceira diminui, as alergias, irritações, bem como, acelera a cicatrização de feridas, além de mantê-las limpas. A saber, tanto as cascas como as folhas, são vendidas em feiras livres e em lojas de produtos naturais.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento