Artérias obstruídas: quais são os sintomas e quais os remédios naturais para tentar combater esse problema? Com o tempo, os vasos sanguíneos tendem a ficar mais estreitos. Todavia, a consequência desse estreitamento, é que o sangue não flui adequadamente para os órgãos e tecidos. Geralmente, há um acúmulo de placas de gordura dentro dos vasos sanguíneos e por isso, ocorre esse estreitamento das artérias. Portanto, caro leitor, é importante focar na prevenção. Isso porque, a obstrução das artérias pode levar a hemorragias cerebrais, ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares.
Leia também >> Semente vegetal limpa as artérias e ajuda a emagrecer
Leia também >> Cardiologistas explicam o que fazer para prevenir a obstrução das artérias
Em palavras simples, precisamos cuidar da nossa saúde. Bem como, o que pomos na boca e fazer total atenção a gordura acumulada. Isso porque, são as placas de gordura que fecham as artérias, provocando esse estreitamento e dificultando a passagem do sangue. Certamente você já se perguntou quais são os sintomas de quando uma artéria está começando a entupir. Pois então, te convido a continuar lendo e descobrir todos os detalhes e se cuidar principalmente.
Sintomas
Os sintomas de artérias obstruídas não são identificados claramente até que uma artéria se torne tão estreita que não possa fornecer sangue aos órgãos e tecidos. Dependendo das artérias afetadas, existem diferentes manifestações sintomatológicas. Por exemplo, se as artérias nesse caso, são aquelas que bombeiam sangue para o cérebro, os sintomas podem ser: dificuldade em falar e gaguejar; fraqueza nos membros e dormência dos músculos faciais. Todavia, se o problema for nas artérias cardíacas, os sintomas são muito semelhantes aos de um ataque cardíaco, por exemplo: dor no peito e dor no braço. Entretanto, se o fenômeno afetar particularmente as artérias dos braços e pernas, os sintomas podem ser os seguintes: dificuldade em se mover e dor nas pernas ou braços.
Causas
A pesquisa científica ainda não foi capaz de identificar com precisão as causas subjacentes à obstrução das artérias. Existem vários fatores envolvidos neste processo progressivo:
- altos níveis de colesterol;
- hipertensão;
- diabetes;
- obesidade;
- Casos de aneurisma e doença cardíaca;
Cuidado
Para intervir contra o problema de artérias obstruídas, mudanças no estilo de vida precisam ser feitas, com atenção especial à nutrição. Infelizmente, não tem outra escolha, se você for diagnosticado com alguns desses sintomas, o jeito vai ser fechar a boca e apostar em uma dieta muito saudável. Além da mudança alimentar, também será necessário parar de fumar, isso se for o seu caso. Bem como, terá que começar a praticar atividades físicas diariamente e regularmente, é fundamental fazer atividade física. Por ser por exemplo, simples caminhadas pela manhã, além de queimar gordura acumulada, também ajuda a emagrecer.
Entretanto, não basta apenas mudar os hábitos, é necessário controlar o estresse, ter um peso saudável, fazer atividades físicas regularmente, adotar hábitos alimentares bem diferentes daqueles que você já tem. Isso por exemplo, comer mais frutas, verduras, alimentos que fornecem gordura saturada e boa. Outrossim, talvez seu caso precise de um acompanhamento médico adequado. Outrossim, incluindo um tratamento a base de medicamentos químicos e sintéticos. Confira abaixo, alguns nomes.
- Medicamentos anticolesterol;
- Bloqueadores beta;
- Inibidores da ECA;
- Bloqueadores dos canais de cálcio;
- Diuréticos;
Todavia, se a obstrução de uma artéria ameaça a sobrevivência do paciente, pode ser necessário intervir cirurgicamente, com angioplastia, endarterectomia (remoção de depósitos de gordura da artéria), bypass.
Remédios naturais
Algumas soluções oferecidas pela natureza podem representar uma ajuda válida nesses casos, principalmente no que diz respeito à prevenção. Na verdade, essa ajuda são sistemas para limpar as artérias e então prevenir que elas sejam obstruídas pelas placas de gordura.
Gengibre – é um anti-inflamatório natural que melhora a circulação sanguínea, reduzindo o risco de entupimento das artérias. Adicionamos uma colher de chá de gengibre ralado a um copo de água quente e bebemos 3 vezes ao dia durante pelo menos 3 semanas.
Leite dourado – basta misturar uma colher de chá de açafrão em pó, uma colher de chá de mel e uma xícara de leite quente. Ficamos com o leite dourado, uma bebida com extraordinárias propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Vamos beber uma vez ao dia pelo menos 3 vezes por semana.
Leite de alho – para preparar esta bebida são necessários 3 dentes de alho e um copo de leite. Fervemos o alho com o leite, deixamos esfriar e bebemos antes de dormir. É um remédio que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e muito eficaz.
Sementes de linhaça – coloque 2 colheres de chá de sementes de linhaça em um copo d’água e deixe-as de molho durante a noite. Em seguida, filtramos o líquido e o bebemos com o estômago vazio. A operação deve ser repetida todos os dias por pelo menos um mês. As sementes de linho, graças ao seu conteúdo de ácido alfa-linoleico, são ideais para combater doenças cardiovasculares e inflamações.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.