Aprenda a limpar seus panos de prato com apenas um truque, funciona


Panos de prato manchados, amarelados, sujos, é horrível! Sem duvida ele é um dos acessórios mais importantes da cozinha. Mas se estiver sujo e manchado, encardido, não vai ser legal. A limpeza é fundamental em uma cozinha, portanto, panos de prato limpos é e precisa ser, uma prioridade.

Mas o que fazer quando eles ficam manchados, encardidos e amarelados? Nenhuma mulher gosta de panos de prato encardidos, não é verdade? Isso vale pela questão estética, bem como, pela higiene. Em uma cozinha precisa ser tudo muito limpo, a começar por seus acessórios.

Geralmente, os panos de prato tendem a ficar amarelados e encardidos por conta do proprio uso. Com o passar do tempo, por exemplo, é comum que eles ficam bem amarelados. Por mais que a gente lave, deixe de molho, eles vão ficar com esse aspecto, a não ser que você tenha guardado na manga algum truque que funcione.

Inevitavelmente, quanto mais você usar a cozinha e seus utensilios, mais sujo o pano de prato vai ficar. Mas o que fazer nesses casos? Vamos listar algumas dicas e deixar 2 receitas bem simples, que ajudam muito no dia a dia. Um dos fatores importantes, é que eu mesma testei todas elas, principalmente as receitas caseiras para alvejar os panos de prato. Portanto, posso dizer que funciona de verdade!

Leia também >> Receita de sabão em pedra economico, deixa as roupas branquinhas


Leia também >> 4 misturas caseiras para deixar a casa brilhando

Dicas para alvejar panos de prato

A primeira e a mais importante de todas, é lavar os panos de prato separados. Jamais misture eles com outras peças de roupas da casa ou ponha na maquina junto com toalhas por exemplo. Os panos de prato precisam e devem ser lavados separadamente.

Por que lavar separadamente? Primeiramente, por uma questão de higiene, em segundo porque evita que bactérias e fungos se espalhem e proliferem. Outra dica importante, é lavar os panos de prato com sabão de coco. Ensaboar eles, e deixa-los de molho por exemplo, ajuda a alvejar e remover as manchas mais pesadas e difíceis.

A saber, o sabão de coco é um excelente desengordurante, acredito que uma dos melhores que temos a disposição, ele alveja e remove as manchas e deixa os panos limpos e alvejados. Basta ensaboar e deixar agir por 1hora por exemplo. Aqui em casa, logo após o almoço eu já ensabouo e no final do dia quando volto do trabalho, estão limpos.

panos de prato

Use detergente para remover manchas pesadas

Aquelas manchas amareladas e encardidas que estão ali já de algum tempo, podem ser removidas com detergente neutro de cozinha. Com o pano ainda seco, coloque um pouco de detergente sobre as manchas. Esfregue o tecido com o detergente e em seguida, coloque-o de molho em uma bacia com agua levemente morna com sabão de coco já dissolvido. Posteriormente, deixar agir no molho durante a tarde e lavar como de costume.


Mistura para desencardir panos de prato

Quando os panos de prato estão encardidos e amarelados, e as manchas são bem resistentes, a solução é apostar nessa mistura que funciona muito bem. 1 litro de água, meio copo de sabão em pó, 4 colheres de sopa de água sanitária. Em um balde, misture tudo e reserve.

Pegue os panos de prato encardidos, e molhe e passe sabão em pedra de coco, deixe-os bem ensaboados. Em seguida, coloque-os de molho dentro da mistura que você já preparou. Posteriormente, deixar agir no molho por umas 4horas. Importante lembrar que a água sanitária alveja e portanto, somente panos brancos podem ir nessa mistura.

Manchas antigas e muito difíceis

Uma das técnicas que funciona bem e remove completamente todas as manchas, é usar sabão caseiro de alcool. Muitos simples o procedimento. Primeiramente, molhe os panos e ensaboar com o sabão de alcool. Em seguida, se possível deixe dentro de uma bacia no sol, por uns 15 minutos. Esfregue, enxágue e veja se as manchas sairam, caso não tenham saído, repita o processo.

Esse mesmo processo do sabão de alcool, pode ser feito com sabonete lux, é excelente! Funciona muito bem e remove completamente as manchas. E para as manchas mais obstinadas, use pasta de dente comum, colgate por exemplo, funciona mesmo. Remove as manchas mais difíceis. Principalmente aquelas amareladas pelo tempo.

Por fim, a última dica que não falha, 1 litro de água, meio copo de vinagre de maçã e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Coloque tudo em uma bacia, misture bem e por fim, coloque os panos de prato e deixe agir por 2 ou 3 horas. Enfim, esfregue e enxágue, posteriormente, leve para secar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!