O sistema renal é um dos mais importantes do corpo, pois permite a purificação do sangue. Bem como, quando a função renal diminui, podem ocorrer processos de intoxicação do organismo, que geralmente evoluem para toxicose metabólica. Nestes casos, é essencial desbloquear a situação para evitar complicações graves. Além de numerosos medicamentos tradicionais que facilitam a diurese (medicamentos diuréticos). Todavia, existem alguns princípios fitoterápicos naturais que são eficazes para essa função. Um remédio para garantir uma função renal eficaz, é prestar atenção especial à nutrição. Consumir alimentos diuréticos ajuda a melhorar a saúde em geral, melhora o desempenho dos rins e ainda previne o inchaço. Por isso, sim, é muito importante manter uma dieta alimentar equilibrada. Continue lendo e confira os 20 alimentos diuréticos que precisamos consumir diariamente.
20 alimentos diuréticos
Os alimentos diuréticos na maioria são laxativos, possuem a função de regular o açúcar no sangue, neutralizar a hipertensão e melhorar o movimento intestinal. Outrossim, dentre as funções principais, encontra-se aquela de eliminar o excesso de líquidos, atuando então, como um diurético natural.
Veja também >> Vinagre de maçã orgânico feito em casa
Veja também >> 8 benefícios em consumir 1 colher de vinagre todos os dias
1. Limão, o primeiro do grupo dos alimentos diuráticos
Por ser muito rico em fibras naturais, diminui a assimilação das gorduras no intestino. Por todas essas razões, um suco de limão consumido logo pela manhã, ou então, adicionado a um copo de água morna sem açúcar, ajuda a esvaziar rapidamente o abdômen. Bem como, ajuda a manter a boa forma.
2. Aveia
Este cereal com múltiplas propriedades benéficas para o corpo, que entre outras coisas é considerado um superalimento devido ao seu alto teor de proteínas nobres, também se caracteriza pela propriedade de esvaziar o abdômen. Na verdade, por atuar a nível celular, estimula a eliminação do excesso de líquidos, promovendo a diurese e, assim, aumentando a quantidade de urina produzida em 24 horas. Basta comer um punhado de aveia todas as manhãs para ter um estômago limpo e saudável em poucos dias.
3. Aipo
Este vegetal, conhecido desde a antiguidade por suas eficazes propriedades fitoterápicas, tem ação diurética, potencializando a atividade de filtração renal e aumentando a diurese diária. Além disso, os princípios ativos contidos em suas fibras possuem ação anti-inflamatória e antioxidante que combate os radicais livres.
4. Couves de Bruxelas
É um vegetal com características muito úteis para o corpo, principalmente pelo alto teor de antioxidantes. A presença do potássio expele o líquido do corpo e facilita sua eliminação, resolvendo a retenção de água, principalmente nos membros inferiores.
5. Gengibre, o mais importante dos alimentos diuréticos
Conhecido desde a antiguidade por sua forte ação desintoxicante no corpo, o gengibre é utilizado (sozinho ou em combinação com outras especiarias) para eliminar a retenção de líquidos, pois facilita a eliminação do excesso de líquidos do corpo. É também utilizado em todas as dietas hipocalóricas graças à sua ação “queima de gorduras”. Portanto, ele é super útil para desinchar o abdômen rapidamente e não possui efeito colateral, visto que é totalmente natural.
6. Beterraba
É um vegetal caracterizado por um alto teor de potássio e baixo teor de sódio. Esse fato provoca um recall de líquidos das células de modo que, uma vez consumido o vegetal, se percebe um aumento na produção de urina. Bem como, com a consequente perda de inchaço nas várias partes do corpo e em particular no abdômen.