Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Alimentos diuréticos: confira os 20 que desincham e emagrecem

alimentos diuréticos
Compartilhe esse post:

Os alimentos diuréticos são muito importantes na dieta do dia a dia. Eles facilitam a diurese, processo importante para saúde e bem-estar de todo o organismo. Certamente você está se perguntando o que é diurese? A diurese é um processo fisiológico que consiste na produção de urina pelo sistema renal. O rim é um órgão de fundamental importância para o corpo. Localizado no tronco, cuja sua atividade consiste na purificação do sangue e a consequente eliminação de resíduos e toxinas que são eliminados pela urina.

A saber, em condições fisiológicas, um indivíduo adulto saudável produz urina igual a um volume entre um e dois litros por dia. Portanto, quando esse volume diminuiu significa que o corpo está retendo líquido e por isso ocorre o inchaço. No caso da mulher, durante o período pré ou pós menstrual, é comum acontecer a retenção de liquido. Inclusive, algumas mulheres chegam a inchar até 5kg nesse período. Tem outras que já não incham muito, isso varia de organismo para organismo

O sistema renal é um dos mais importantes do corpo, pois permite a purificação do sangue. Bem como, quando a função renal diminui, podem ocorrer processos de intoxicação do organismo, que geralmente evoluem para toxicose metabólica. Nestes casos, é essencial desbloquear a situação para evitar complicações graves. Além de numerosos medicamentos tradicionais que facilitam a diurese (medicamentos diuréticos). Todavia, existem alguns princípios fitoterápicos naturais que são eficazes para essa função. Um remédio para garantir uma função renal eficaz, é prestar atenção especial à nutrição.

Consumir alimentos diuréticos ajuda a melhorar a saúde em geral, melhora o desempenho dos rins e ainda previne o inchaço. Por isso, sim, é muito importante manter uma dieta alimentar equilibrada. Continue lendo e confira os 20 alimentos diuréticos que precisamos consumir diariamente.

20 alimentos diuréticos

Os alimentos diuréticos na maioria são laxativos, possuem a função de regular o açúcar no sangue, neutralizar a hipertensão e melhorar o movimento intestinal. Outrossim, dentre as funções principais, encontra-se aquela de eliminar o excesso de líquidos, atuando então, como um diurético natural.

Veja também >> Vinagre de maçã orgânico feito em casa

Veja também >> 8 benefícios em consumir 1 colher de vinagre todos os dias

1. Limão, o primeiro do grupo dos alimentos diuráticos

Por ser muito rico em fibras naturais, diminui a assimilação das gorduras no intestino. Por todas essas razões, um suco de limão consumido logo pela manhã, ou então, adicionado a um copo de água morna sem açúcar, ajuda a esvaziar rapidamente o abdômen. Bem como, ajuda a manter a boa forma.

2. Aveia

Este cereal com múltiplas propriedades benéficas para o corpo, que entre outras coisas é considerado um superalimento devido ao seu alto teor de proteínas nobres, também se caracteriza pela propriedade de esvaziar o abdômen. Na verdade, por atuar a nível celular, estimula a eliminação do excesso de líquidos, promovendo a diurese e, assim, aumentando a quantidade de urina produzida em 24 horas. Basta comer um punhado de aveia todas as manhãs para ter um estômago limpo e saudável em poucos dias.

alimentos que emagrecem

3. Aipo

Este vegetal, conhecido desde a antiguidade por suas eficazes propriedades fitoterápicas, tem ação diurética, potencializando a atividade de filtração renal e aumentando a diurese diária. Além disso, os princípios ativos contidos em suas fibras possuem ação anti-inflamatória e antioxidante que combate os radicais livres.

4. Couves de Bruxelas

É um vegetal com características muito úteis para o corpo, principalmente pelo alto teor de antioxidantes. A presença do potássio expele o líquido do corpo e facilita sua eliminação, resolvendo a retenção de água, principalmente nos membros inferiores.

5. Gengibre, o mais importante dos alimentos diuréticos

Conhecido desde a antiguidade por sua forte ação desintoxicante no corpo, o gengibre é utilizado (sozinho ou em combinação com outras especiarias) para eliminar a retenção de líquidos, pois facilita a eliminação do excesso de líquidos do corpo. É também utilizado em todas as dietas hipocalóricas graças à sua ação “queima de gorduras”. Portanto, ele é super útil para desinchar o abdômen rapidamente e não possui efeito colateral, visto que é totalmente natural.

6. Beterraba

É um vegetal caracterizado por um alto teor de potássio e baixo teor de sódio. Esse fato provoca um recall de líquidos das células de modo que, uma vez consumido o vegetal, se percebe um aumento na produção de urina. Bem como, com a consequente perda de inchaço nas várias partes do corpo e em particular no abdômen.

7. Vinagre de maçã

É um produto purificante que elimina as toxinas acumuladas e ao mesmo tempo, devido à sua alta concentração de potássio, melhora a função renal, favorecendo a diurese. Portanto, basta tomar uma colher de sopa antes de cada refeição para obter resultados eficazes em um curto espaço de tempo.

8. Suco de mirtilos

Os mirtilos são frutos ricos em vitaminas e, sobretudo, em vitamina A, que melhora a função visual. Seu alto teor de fibras acelera o trânsito intestinal, regulando suas respectivas funções. Por fim, por conter alto percentual de sais minerais, facilita a eliminação do excesso de líquidos, atuando como diurético natural.

9. Salsa, não pode faltar entre os alimentos diuréticos

Este vegetal de folhas verdes, com um sabor particularmente aromático, é dotado de muitas propriedades fitoterápicas. O Apiol, ingrediente ativo contido em quantidades significativas nas folhas de salsa, tem se mostrado um diurético natural eficaz. Isso porque, é capaz de neutralizar os fenômenos de retenção de água nos tecidos. Outrossim, é rica de vitaminas A, C, E, do complexo B e antioxidantes em especial a luteolina, um tipo de flavonoide que além de antioxidante, também atua como anti-inflamatório. A salsa também é um ingrediente rico em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo de gripes.

10. Cafeína

Esta substância, encontrada em muitas bebidas como o café e o chá, é considerada um poderoso agente emagrecedor devido à sua ação queima de gordura e facilitadora da diurese.

11. Berinjela, mais uma no grupo dos alimentos diuréticos

São vegetais quase desprovidos de calorias, portanto indicados em todos os regimes alimentares. Bem como, também agem como diuréticos naturais, melhorando a função de filtração renal e ajudando a desinflar o abdome em um curto período.

12. Tomate

São vegetais particularmente benéficos para o corpo, tanto pelo alto teor de fibras e vitaminas, quanto pelo efeito diurético que exercem ao nível do sistema renal. Outrossim, por meio do qual o corpo é capaz de eliminar as substâncias nocivas e as toxinas acumuladas.

Leia também >> Chá de abacaxi para acelerar a perda de peso

Leia também >> Gelo de abacaxi com gengibre para emagrecer

13. Melância, ela é o número um entre os alimentos diuréticos

Depois do abacaxi, a melância é uma fruta por excelência e dentre os alimentos diuréticos, sem dúvida, ela ocupa um papel importante. Isso porque, é uma fruta isenta de calorias, mas caracterizada por eficazes propriedades diuréticas, permite emagrecer em pouco tempo e eliminar o líquido retido no corpo. Sua poupa é praticamente formada de água e fibras, e por isso, ao consumir uma fatia de melancia, a vontade de urinar aumenta quase súbito. Isso porque, quando suas substâncias entram em contato com o organismo, o processo de limpeza e desintoxicação é praticamente imediato. Portanto, consumir melancia, não apenas melhora a qualidade de vida, mas aumenta as chances de manter a boa forma.

14. Pepino

É uma verdura pertencente à família da melancia e, como esta fruta, promove a diurese por ajudar a eliminar a retenção de água, principalmente nos tornozelos e nas mãos. Também neste caso, por se tratar de um alimento altamente hipocalórico, pode ser consumido à vontade em dietas de emagrecimento.

15. Alho

Conhecido desde a antiguidade pelos seus poderes terapêuticos, o alho, entre outras coisas, possui propriedades diuréticas que permitem a eliminação do excesso de líquidos, mantendo o corpo tonificado e desinflando o abdômen em pouco tempo.

16. Cenouras

Elas são extremamente ricas em vitaminas e minerais e com baixo teor calórico. Por isso, são recomendados para eliminar o excesso de líquidos, garantindo ao corpo um correto aporte de nutrientes.

17. Aspargos também faz parte dos alimentos diuréticos

São considerados os vegetais diuréticos por excelência, pois contêm princípios ativos fitoterápicos que estimulam a função renal, ajudando a aumentar a diurese e desintoxicar o organismo. Dentre todos os alimentos diuréticos, saiba que eles são os melhores e consumir aspargos com certa frequência, garante um organismo limpo e saudável.

18. Alcachofras

Mais uma vez, as substâncias ativas contidas nessas plantas oferecem inúmeros benefícios ao organismo, incluindo a eliminação do excesso de fluidos e das toxinas acumuladas.

19. Abacaxi, ele é um sucesso entre os alimentos diuréticos

É uma fruta muito rica em vitamina C com propriedades antioxidantes, e em bromelina que é um ingrediente ativo com elevadas propriedades diuréticas. Isso porque, atua no sistema renal estimulando a sua funcionalidade e melhorando o desempenho dos rins.

20. Dente-de-leão, também ocupa um papel importante entre os alimentos diuréticos

É uma planta herbácea de folhas verdes que pode ser adicionada a saladas. Bem como, possuí inúmeras propriedades terapêuticas, diuréticas e rica em antioxidantes. Outrossim, sua atividade eficiente na diurese, depende da presença de flavonoides. Um pré-requisito necessário para promover a diurese é ingerir uma quantidade correta de líquidos diariamente. Isso para garantir a troca de água do corpo e melhorar o funcionamento do sistema renal. Outrossim, apostar nos alimentos diuréticos, pode ser sempre uma boa solução para combater a retenção de líquidos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.