Pudim é bom de qualquer jeito, então imagina um pudim sorvetão? Isso mesmo, um pudim na travessa que não é pudim, mas sim sorvete. Minha gente, na postagem de hoje você vai aprender a fazer essa delícia que é perfeita para qualquer ocasião, almoço em família, festas de fim de ano, dia das mães, páscoa, enfim. Costumo dizer que esse pudim sorvetão merece bis, pois é impossível resistir. A saber, a receita original peguei no Canal do Youtube Letícia Sweet Cake, portanto, todos os créditos são do canal. Obviamente, depois de assistir o vídeo e literalmente ficar com a boca cheia d’água, resolvi testar e amei. Se você tiver dúvidas de como preparar o pudim sorvetão, clique aqui e assista o vídeo diretamente no canal. Confesso que a receita é bem simples, não tem segredo e obviamente, é divina.
Leia também:
Pudim de abacaxi feito com a fruta de verdade, uma delícia
Pudim de sorvete de chocolate, que maravilha de receita
Bolo Beijo Gelado, mais conhecido como pudim de anjo
Para quem não sabe, pudim é a paixão do brasileiro, todo mundo ama pudim de leite moça, de doce de leite, de coco, de abacaxi, é uma paixão nacional. Então porque não fazer dessa paixão nacional um sorvete? Eu não sei de quem foi a ideia original, mas uma coisa posso dizer, é maravilhosa a receita. Outrossim, fica realmente como se fosse um pudim congelado, mas ao mesmo tempo cremoso, úmido. Bem como, a calda de caramelo acrescente não apenas beleza e sabor, mas dá um toque especial na composição do prato deixando aquele sabor de quero mais. Enfim, na postagem de hoje, convido você a testar essa receita e se deliciar com essa explosão de sabores, sua família vai amar e pedir sempre esse prato. Nos dias quentes do verão brasileiro, é a melhor pedida.
Pudim sorvetão de leite moça
Ingredientes do sorvete
- 2 caixas de leite condensado | 790g
- 2 caixas de creme de leite | 400g
- 1 ½ xícara (chá) de leite integral | 360ml
- 5 gemas sem a pele | 100g
- Extrato de baunilha a gosto
- 1 pote de nata | 300g
- Ingredientes do caramelo
- 1 xícara (chá) de açúcar | 200g
- 1 xícara (chá) de água morna | 240ml

Modo de preparo
Primeiramente, em uma panela grande antiaderente, com o fogo desligado, vamos colocar as duas caixinhas de leite condensado, as duas caixinhas de creme de leite, o leite integral e as gemas. Essas gemas, precisam ser sem a pele. Para remover a pele, é bem simples, basta dar uma beliscadinha de leve, que a gema estoura e você remove aquele pelinha em volta dela. A saber, o cheiro e o sabor forte, vem dessa pele, por isso, recomenda-se remove-la. Antes de levar ao fogo, agregue umas gotas de essência de baunilha. Misture todos os ingredientes bem, com o fogo desligado, depois de misturado, ligue o fogo médio/baixo e leve para cozinhar. Sempre mexendo sem parar, você vai cozinhar até engrossar. Todavia, esse creme não pode ser cozinhado demais, então, quando levantar a fervura, conte dois minutos e desligue o fogo.
Se você cozinhar demais, a gema pode talhar ou coagular, por isso, é necessário fazer atenção ao processo de cozimento. Levantou fervura, contem no relógio 2 minutos e desligue, e então estará no ponto certo. O creme não fica consistente, ao contrário, ele fica bem fluído, é assim mesmo. Depois de desligar o fogo, continue mexendo ainda por dois minutos, depois reserve. Agora vamos fazer a calda de caramelo, que cada um faz como deseja, pois não tem segredo. Levou ao fogo o açúcar, derreteu, acrescentou a água, encorpou e está pronta. Todavia, a diferença nessa calda de pudim, é que no pudim tradicional, deixamos a calda mais grossa e consistente, certo? Entretanto, para o pudim sorvetão, essa calda precisa ficar mais fluída então não precisa deixar ela engrossar muito.
Finalizando
Enquanto a calda de caramelo esfria um pouco, vamos terminar o creme do pudim. A essa altura o creme já vai estar levemente morno, então, é hora de agregar a nata. Portanto, com a ajuda da frusta, comece a incorporar a nata no creme até que ele fique totalmente homogêneo. A saber, a nata vai dar cremosidade ao seu sorvete, impedindo que haja aquela formação de cristais de gelo. Com a nata, a massa do sorvete fica bem cremosa, lisinha, uniforme e bem mais saborosa. Para montar o sorvetão, escolha uma travessa refratária alta. A primeira camada no fundo, é o caramelo, não precisa colocar muito, depois despeje todo o creme do pudim.
Entretanto, mesmo se misturar com o caramelo, não se preocupe, depois no congelador, eles vão se separar. Depois de colocar todo o creme, lembre-se de deixar um espaço para calda, cubra com plástico filme e leve para o congelador de um dia para o outro para congelar. A última camada é a calda, mas ela só será adicionada no dia seguinte. Contudo, ela também vai ficar no congelador em uma jarra, entretanto, observe que a calda não congela, ela apenas ganha espessura. No dia seguinte, remova a travessa do congelador, retire o plástico filme e está pronto para colocar a calda de caramelo por cima e servir. Minha gente, se preparem, porque é delicioso, maravilhoso, divino e que presença faz na mesa, se prepare, vai chover elogios.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Para produtos da Shopee, ofertas, cupons e descontos, acesse diretamente a minha coleção de Achadinhos Mil e uma utilidades.
Posts Relacionados





