No artigo de hoje você vai aprender a fazer uma receita que todo brasileiro ama, rolinhos primavera. Embora, seja de origem chinesa, desde quando chegou ao Brasil, o prato faz muito sucesso. Muitos brasileiros por exemplo, procuram restaurantes orientais para degustarem os bolinhos primavera. A saber, o harumaki é um prato típico do Ano Novo Chinês, que marca justamente o início da estação das flores, a primavera. Os rolinhos primavera podem ser salgados ou doces, depende do recheio escolhido, mas a massa é sempre a mesma, o que muda é o recheio. Geralmente, aqui no Brasil, em todos os restaurantes de culinária japonesa você vai encontrar o prato com diferentes recheios e sabores.
Leia também >> Rico em nutrientes, quando feito em casa, é muito saudável
Leia também >> Médico americano descobre que o macarrão instantâneo é letal
Origem dos rolinhos primavera
O harumaki, conhecido no Brasil como rolinho primavera, é uma iguaria de origem chinesa que conquistou o paladar dos japoneses e, mais tarde, dos brasileiros. É composto por uma massa à base de farinha de trigo bem fininha enrolada e recheada de diferentes ingredientes, que podem ser doces ou salgados. Geralmente é recheado com repolho, cenoura e gengibre, uma delícia. Enfim, por ser frito em óleo bem quente, a massa do harumaki fica douradinha e bem crocante. Outrossim, é consumido como entrada nos restaurantes japoneses. O rolinho primavera dificilmente é um prato esquecido pelos amantes da culinária oriental. Onde tem restaurante oriental, com certeza tem rolinho primavera e como já anunciado pode ter diferentes recheios, porém o tradicional é a base de repolho, cenoura, gengibre e cebolinha.
A receita e o preparo
Ingredientes
Recheio do rolinhos primavera
- 13 mL de Óleo de gergelim (1 colher de sopa)
- 1 unidade de Cenoura ralada
- 1/2 unidade de Repolho fatiado finamente
- Cebolinha picada a gosto
- 1 colher de chá de Gengibre ralado
- 30 mL de Água (2 colheres de sopa)
- 30 mL de Molho shoyu (2 colheres de sopa)
- Sal a gosto
Ingredientes da massa
- 120 g de Farinha de trigo (1 xícara)
- 240 mL de Água (1 xícara)

Ingredientes da cola de farinha
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- água para dar ponto
Instruções de como preparar o recheio e a massa
Primeiramente, vamos preparar o recheio. Portanto, em uma panela em fogo alto coloque o óleo de gergelim, a cenoura ralada e o gengibre ralado deixe refogar por 1 minuto. Posteriormente, junte o repolho, a cebolinha, tempere com sal, molho shoyu e coloque a água. Deixe no fogo até o líquido secar e reserve, pois o recheio dos rolinhos primavera estão prontos para serem usados no momento certo. Para a massa, adicione a água na farinha de trigo e misture muito bem. Em seguida, passe por uma peneira para deixar a massa sem nenhum gruminho de farinha. Posteriormente, pegue uma frigideira antiaderente e passe um papel toalha com um pouquinho de óleo.
Agora, vamos começar a fritar a massa, mas tem um segredo. Essa massa se parece ou é quase igual a massa de panqueca, mas para os rolinhos primavera, elas precisam ficar bem fininhas. Portanto, coloque a frigideira no fogo e com a ajuda do pincel culinário espalhe uma camada bem fininha de massa. Em seguida, espere secar e esparrame de novo mais uma camadinha de massa com delicadeza com o pincel. Por fim, uma terceira camadinha de massa. Observe que elas precisam ficar bem fininhas. Pois assim, ao serem recheadas vão ficar bem crocantes. Reserve as massas fritas para serem recheadas posteriormente. Antes de dar inicio ao processo final dos rolinhos primavera, vamos preparar uma espécie de cola de água e farinha.
Finalizando
Conforme informado nos ingredientes, coloque em um potinho 2 colheres de farinha e adicione um pouco de água. Vai mexendo até ficar aquela massinha pegajosa, não mole, ela fica colenta, tipo cola mesmo, esse é o ponto ideal. Então pegue uma massinha, como se fosse fazer panqueca, mas recheie na ponta, dê uma enrolada e então passe a cole de farinha e água nas bordas. Em seguida, dobre as laterais para dentro e termine de enrolar, dê uma pressionada leve e se certifique que está bem colado. Repita esse processo em todos os rolinhos primavera e reserve-os dentro de uma forma coberto com pano de prato para não ressecarem. Por fim, chegou a hora de fritar os bolinhos primavera. Portanto, pegue uma panela pequena, coloque óleo limpo e leve para esquentar.
Se você quer os bolinhos com uma fritura bem lisinha, sabe aquele aspecto na massa bem lisinho, o óleo não pode esquentar muito, precisa estar branco. Mas se você quiser com a massa mais crocante, com alguns pontinhos escuros e com aquelas bolinhas tipo massa de pastel, frite em óleo bem quente. Outro detalhe importante, frite um de cada vez e deixe escorrer bem no papel toalha, depois de todos fritos, arrume em uma travessa e sirva, seus rolinhos primavera estão prontos! Detalhe, não é obrigatório fritar, você pode assar, na versão assada ela fica mais sequinhos e menor oleoso, mais crocante também. Bom apetite.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





