Hoje vamos aprender uma receita diferente de pão. A saber, essa receita tem mais de 100 anos de história e até os dias de hoje, é consumida diariamente na Suécia. Uma massa de pão super leve, saudável e nutriente. O pão sueco de linhaça, é uma espécie de massa que não pode faltar no dia a dia. O preparo leva somente 5 minutos, outrossim, não é necessário sovar. Isso porque, se trata de uma massa pegajosa e mole, que uma vez misturada, precisa descansar algumas horas e depois vai ao forno. Prática, com alto valor nutriente, a massa tem uma aspecto delicioso, macio e as sementes de linhaça conferem um sabor delicado e levemente adocicado, além de enriquecer o valor nutricional da massa. Dentre as receitas de pães, sem dúvida, essa é a mais fácil que já fiz, não tem segredo.
Leia também >> Com apenas uma batata ralada, fiz fatias de pão saudável
Leia também >> Pão de farelo de aveia e iogurte de baixo valor calórico, divino
Vamos falar a verdade, todo mundo gosta de pão. Infelizmente, precisamos moderar no consumo, mas isso não signifique a gente não goste. Mas por questões de saúde, bem estar e boa forma, é necessário moderar o consumo do nosso amigo pão. Todavia, se você tem uma vida saudável, malha e controla sua boca, então, consumir uma fatia de pão pela manhã, não vai ser um problema. Na verdade, podemos comer de tudo, basta ter bom senso e moderação. A receita do pão sueco de linhaça, é uma ótima opção para quem se preocupa com a saúde, pois a linhaça apresenta inúmeros benefícios para a saúde e sem dúvida torna esse pão, muito mais saudável que os demais. Controlando inclusive o excesso de açúcar. Bem como, se trata de uma massa bem simples, com pouquíssimos ingredientes e pronta em minutos.
Pão sueco de linhaça
A saber, a linhaça previne inúmeras doenças, sendo uma delas, doenças do coração. Não é por acaso, que ela se tornou melhor amiga do coração. E não para pôr ai, ela também, atenua e previne os sintomas da menopausa, portanto, para as mulheres, ela pode ser valiosa. Bem como, auxilia na prevenção de câncer e pode ser uma boa aliada no tratamento e prevenção de doenças degenerativas. Outrossim, é rica em Ômega 3, fibras dietéticas, melhora o colesterol, é rica em proteínas e ajuda a baixar a glicose do sangue. Por fim, para quem sofre de pressão alta, ela ajudar a equilibrar os níveis, visto que é rica em fito nutrientes.

Enfim, para a pele e para o cabelo, ela tem propriedades surpreendentes que combatem a queda, fortalecem a fibra capilar e ainda estimula o crescimento. Para a pele, sendo riquíssima de colágeno, ela atenua as rugas e previne o envelhecimento precoce. Entretanto, seus benefícios não param por ai, ela ainda reduz o cortisol, ajuda a combater a ansiedade, prevenindo por exemplo, a depressão e até mesmo as crises de pânico. E para quem sofre de câimbras, ela ajuda a reduzir o episódio. Para quem tem problemas de estomago, dificuldades na digestão, as capsulas de linhaça natural, são de grande ajuda, bem como pratos elaborados com linhaça. Portanto, se você não come linhaça, está na hora de começar a comer.
Ingredientes
- 350ml de água morna
- 5 gramas de fermento seco.
- 1 colher de açúcar.
- 1 colher de chá de sal.
- 350 g de farinha de trigo (farinha peneirada).
- 2 colheres de linhaça.
- Forma 12×25.
- Azeite para untar a forma e gergelim branco para decorar (opcional).
- Asse a 200º por 20 minutos.
- Reduza a temperatura e borrife água dentro do forno
- Asse a 190° por 30 minutos.
Preparo
Primeiramente, vamos fazer a massa que fica pronta em 5 minutos. Pegue a água morna, não pode ser quente, apenas morninha, adicione o fermento, o sal e o açúcar. Com a ajuda da fuê, bata bem até dissolver. Em seguida, adicione metade da farinha peneirada, posteriormente, as sementes de linhaça, misture um pouco até ficar homogêneo e por fim, adicione o restante da farinha de trigo. Bom, essa massa não é sovada e ela fica meia mole, então com a ajuda de uma colher, misture bem a massa, com paciência, vai mexendo, como se estivesse sovando dentro da tigela. Quando estiver bem misturada e encorpada, unte a assadeira de pão e com cuidado despeje toda a massa dentro da forma. De uma ajeitada, pincela um pouco de azeite de oliva por cima da massa e agora ela precisa descansar por umas 8h, ou seja, a noite inteira.
Para a massa ficar abafada e crescer, eu ponho uma touca de banho dessas descartável, mas qualquer saco plástico serve. Deixe repousar, no outro dia pela manhã, pré-aqueça o forno em 200º. Em seguida, polvilhe sobre a massa, um punhadinho de sementes de gergelim para decorar e dar mais sabor. Leve para assar. No primeiro momento, deixe 20 minutos no forno na temperatura de 200º, posteriormente, abra o forno, borrife água por cima da forma e dentro do forno, algumas borrifadas são suficientes para criar um aspecto úmido, baixe a temperatura do forno e deixe terminar de assar por mais 20 a 30 minutos. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e sirva. A água serve para a massa não ressecar.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





