Por isso, quando uma pessoa começa a sentir alguns desses sintomas, é necessário agir a tempo. Tomar todas as precauções a tempo, previne outros problemas mais sérios. O refluxo afeta as paredes do esôfago e a longo prazo provoca inflamações que danificam essas paredes. Todavia, saiba que essas inflamações podem se alargar e alcançar pulmões, outros órgãos, tecidos. Isso porque, o acido que solta do estomago vai danificando a laringe, os pulmões e outros. Portanto, sim, ao menor sinal ou sintoma, precisa procurar um médico para diagnosticar e tratar.
Leia também >> Gastrite nervosa, sintomas e tratamentos
Leia Também >> Suco de batata inglesa, para acalmar o estomago
Mudanças no estilo de vida
Pessoas que sofrem de refluxo gástrico precisam evitar o cigarro, o álcool, comidas gordurosas e o excesso de alimentos no prato. Em palavras simples, quem sofre desse problema precisa mudar seu estilo de vida. Adotar uma dieta mais saudável, rica em alimentos naturais. Bem como, praticar atividade física, se estiver acima do peso, precisa emagrecer. Todas essas mudanças são necessárias, pois esse é o único caminho que pode ajudar a controlar melhor o esfíncter esofágico. Por exemplo, para quem fuma, o problema se acentua a cada cigarro, principalmente na tosse e nas inalações profundas.
Na mesa, por outro lado, alimentos gordurosos e fritos, alimentos picantes, chocolate, menta e leite integral, café e álcool podem criar grandes problemas e ainda piorar o refluxo. Alimentos como frutas cítricas e tomates devem ser limitados porque o aumento da acidez do conteúdo do estômago pode agravar os danos ao esôfago e outros tecidos envolvidos.
Por fim, os refrigerantes podem forçar a abertura do esfíncter, favorecendo a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago. Entretanto, outros detalhes também marcam a diferença à mesa, em especial a fartura das refeições. Portanto, melhor não exagerar nas quantidades, especialmente antes de deitar-se. Jantar demais pode levar ao aumento dos sintomas durante a noite, causando insônia. Outras dicas úteis para dormir bem é não ir para a cama antes de 3 horas após o jantar e preferir a posição do lado esquerdo ou em decúbito dorsal, com a cabeça levantada alguns centímetros: assim o risco de refluxo será menor. Em geral, nunca se deite imediatamente após comer.