O refluxo gástrico pode se tornar muito incômodo, especialmente se for um distúrbio recorrente. Agir de acordo com seu estilo de vida pode mantê-lo sob controle, mas em caso de necessidade é possível tentar combater a queimação e a inflamação mesmo com remédios naturais.
A saber, o refluxo gástrico é uma doença muito comum que pode ocorrer em qualquer idade. Bem como, acontece quando o acido dos alimentos sobe do estomago para o esôfago e sobe até a boca. Esse processo, é horrível, quando o estomago tem dificuldade de manter a acidez dentro do estomago e ela sobe.
Outrossim, a pessoa sente dores, queimações, fica voltando uma espécie de secreção azeda como se você não tivesse digerido o alimento consumido. Efetivamente, é muito desagradável. Bem como, esse processo causa inflamações nas paredes do esôfago.
Geralmente, na maioria dos casos, é necessário tratamentos com medicamentos químicos. Todavia, a natureza oferece recursos naturais tão eficazes quanto os químicos de farmácia. Entretanto, os medicamentos não são a única alternativa que temos para combater o refluxo. Uma dieta saudável, bem como, a escolha de alguns alimentos, podem ajudar muito.
Portanto, mudanças não estilo de vida, na dieta alimentar e ajuda extra de remédios naturais, pode ajudar no tratamento do refluxo gástrico. Bem como, os sintomas podem desaparecer com um novo estilo de vida. Tudo o que você precisa fazer, é ter uma vida saudável.
Leia também >> Sintomas de câncer no estomago
Leia também >> Gazes no estomago como liberá-los
Refluxo Gástrico
Como já citado anteriormente, o refluxo gástrico é a elevação do conteúdo do estômago para o esôfago. Normalmente esse fenômeno é evitado pela válvula que separa o estômago do esôfago, ou seja, o esfíncter esofágico inferior.
Entretanto, pode se soltar permitindo a passagem do conteúdo gástrico em direção às partes superiores do trato digestivo. Às vezes, o problema está associado a uma hérnia de hiato, mas em outros casos, as causas do refluxo devem ser investigadas em outro lugar.
O esfíncter esofágico pode ficar solto, por exemplo, devido ao fumo, consumo de álcool ou certos medicamentos. Por exemplo, medicamentos para osteoporose, hipertensão ou outras doenças. Bem como, anti-histamínicos e anti-inflamatórios não esteroides, obesidade, hormônios da gravidez ou a pressão exercida pelo bebê na barriga da gestante.

Confira alguns dos sintomas que podem ser desencadeados por refluxo…
- a típica sensação de queimação retroesternal
- dor no peito não cardíaca
- regurgitação ácida
- sensação de nó na garganta
- náusea
- dificuldade em engolir
- rouquidão (especialmente pela manhã)
- dor de garganta
- gengivite
- halitose
- tosse raivosa
- distúrbios respiratórios (asma, nasofaringite, bronquite, broncopneumonia recorrente)
Por isso, quando uma pessoa começa a sentir alguns desses sintomas, é necessário agir a tempo. Tomar todas as precauções a tempo, previne outros problemas mais sérios. O refluxo afeta as paredes do esôfago e a longo prazo provoca inflamações que danificam essas paredes.
Todavia, saiba que essas inflamações podem se alargar e alcançar pulmões, outros órgãos, tecidos. Isso porque, o acido que solta do estomago vai danificando a laringe, os pulmões e outros. Portanto, sim, ao menor sinal ou sintoma, precisa procurar um médico para diagnosticar e tratar.
Leia também >> Gastrite nervosa, sintomas e tratamentos
Leia Também >> Suco de batata inglesa, para acalmar o estomago
Mudanças no estilo de vida
Pessoas que sofrem de refluxo gástrico precisam evitar o cigarro, o álcool, comidas gordurosas e o excesso de alimentos no prato. Em palavras simples, quem sofre desse problema precisa mudar seu estilo de vida. Adotar uma dieta mais saudável, rica em alimentos naturais. Bem como, praticar atividade física, se estiver acima do peso, precisa emagrecer.
Todas essas mudanças são necessárias, pois esse é o único caminho que pode ajudar a controlar melhor o esfíncter esofágico. Por exemplo, para quem fuma, o problema se acentua a cada cigarro, principalmente na tosse e nas inalações profundas.
Na mesa, por outro lado, alimentos gordurosos e fritos, alimentos picantes, chocolate, menta e leite integral, café e álcool podem criar grandes problemas e ainda piorar o refluxo. Alimentos como frutas cítricas e tomates devem ser limitados porque o aumento da acidez do conteúdo do estômago pode agravar os danos ao esôfago e outros tecidos envolvidos.

Por fim, os refrigerantes podem forçar a abertura do esfíncter, favorecendo a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago. Entretanto, outros detalhes também marcam a diferença à mesa, em especial a fartura das refeições.
Portanto, melhor não exagerar nas quantidades, especialmente antes de deitar-se. Jantar demais pode levar ao aumento dos sintomas durante a noite, causando insônia. Outras dicas úteis para dormir bem é não ir para a cama antes de 3 horas após o jantar e preferir a posição do lado esquerdo ou em decúbito dorsal, com a cabeça levantada alguns centímetros: assim o risco de refluxo será menor. Em geral, nunca se deite imediatamente após comer.
Remédios para refluxo gástrico
Em relação aos remédios naturais, existem vários produtos botânicos que o Ministério da Saúde reconhece com propriedades emolientes e calmantes contra o aparelho digestivo e que são tradicionalmente usados contra os sintomas do refluxo gastroesofágico.
Nas lojas de produtos naturais por exemplo, encontramos alguns deles na forma de capsulas ou ervas secas para chás e infusões. Ademais, consumir chás de ervas ajuda muito no tratamento do refluxo. Visto que na forma de chá, elas acalmam as inflamações e as irritações.
O marshmallow comum, é uma fonte de mucilagem de malva. Flores, folhas e raízes, essas partes apresentam ação emolientes e suaves que ajudam no tratamento do refluxo. A saber, a malva pertence à mesma família do marshmallow, que também possui propriedades emolientes e calmantes para o sistema digestivo.
Outrossim, da banana-da-terra, podemos utilizar folhas e parte de cima onde tem as flores. É uma planta com ação emoliente e calmante na mucosa orofaríngea útil para a funcionalidade do aparelho digestivo. Mesmo no caso dele, quem sofre de refluxo pode aproveitar a presença de mucilagem.
Com esses remédios de ervas, é possível preparar infusões que podem ajudar a aliviar os sintomas da doença. Finalmente, um que o suco extraído das folhas de Aloe vera tem ação emoliente e calmante para o sistema digestivo.
Embora sejam remédios naturais, essas plantas também podem ter contraindicações. Por isso, antes de tomá-los é bom consultar um especialista, principalmente se você conviver com patologias. Bem como, se estiver tomando remédios ou se estiver grávida.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.