Primeiramente, um dia antes de fazer a receita, vamos por o arroz cru de molho na água e deixar a noite toda de molho para hidratar. Em seguida, em um copo de liquidificador, vamos colocar 1 ovo, sobre o ovo o óleo. Bata bem para ficar homogêneo e em seguida, agregue o arroz cru bem escorrido, o fermento em pó para bolo e por fim o açúcar. Agora liquidifique bem, até obter uma massa homogênea e totalmente encorpada. Pegue uma forma para bolo daquelas com buraco no meio, o ideal é usar a pequena com diâmetro 24. Portanto, unte a forma com manteiga e seja generosa nas bordas para que o bolo desinforme rapidamente sem rachar ou quebrar. Detalhe, não precisa passar farinha, apenas manteiga na hora de untar.
Despeje toda a massa dentro da forma e em seguida, vamos decorar por cima, esse será o charme da torta de arroz. Pegue gergelim torrado ou cru, eu gosto mais do torrado, se não tiver gergelim, pode usar por exemplo, linhaça marrom. Polvilhe por cima as sementes e em seguida, pegue uva passas. Estou usando tamanho médio branca. Eu prefiro as brancas, elas são mais suculentas, úmidas e saborosas. Nutricionalmente, é praticamente igual as pretas, mas no sabor, sem dúvida, elas se destacam. Para decorar por cima, usei umas 15 uvas passas colocando uma por uma e ajeitando na massa. A saber, essa torta de arroz não vai no forno, portanto, ligue o fogo do fogão bem baixinho, envolva o fundo da assadeira em papel alumínio e coloque sobre a boca. Pegue uma tampa que cubra a assadeira e tampe para abafar.
Finalizando a torta de arroz
Deixe por aproximadamente uns 10 minutos e com a ajuda de uma panela que tenha a boca ligeiramente maior do que a forma, vire a torta de arroz dentro e deixe dourar e terminar de assar a parte de cima. Depois que virar na panela ou na frigideira, tampe novamente e deixe aí mais uns 10 minutos no fogo bem baixinho para terminar de assar. Geralmente a torta fica em média uns 8 minutos e já está assada, nem sempre precisa de 10 minutos, isso vai depender muito da intensidade da chama da boca do fogão. Vire a torta de arroz em um prato e confira que ela esteja completamente assada e está pronta para o consumo. Sirva acompanhada de um café passado na hora e saboreie essa delícia. Fica muito gostoso e vale a pena experimentar a receita. Para assistir o vídeo com o passo a passo, clique aqui.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.