Sardinha em conserva na pressão: mais gostosa que a da lata


Certamente você também adora uma sardinha em conserva, acertei? Aqui em casa, até as crianças gostam, mas eu não compro aquela enlatada, eu faço em casa! Isso mesmo que você acabou de ler, eu mesma faço minhas sardinhas na panela de pressão e ficam deliciosas.

Eu sou amante de tudo feito em casa, da mais trabalho? Sim, da um pouco de trabalho, mas pelo menos eu sei o que minha família está pondo na boca. Bem como, sei que é natural, não tem conservantes e muito mais saudável.

Os tempos mudaram, e se queremos ter vida longa, vamos ter que mudar nosso estilo de vida. Vamos sim, ter que abandonar as comidas rápidas, vazias de nutrientes e comer mais saudável. Infelizmente, essa é a realidade. Estamos morrendo pela boca!

A saber, não é assim tão difícil preparar nossos alimentos. Precisamos resgatar um pouco da cultura que ficou pra trás. Antigamente, dia de festa era na cozinha. Os preparativos das festas por exemplo, começava uma semana antes, onde mães e filhos se reuniam na cozinha para preparar os pratos para os dias de festas.

Leia também >> Torresmo na panela de pressão


Leia também >> Pudim de leite condensado na pressão

Outros tempos – modernidade

Todavia, os tempos mudaram, a modernidade aboliu os melhores costumes que tínhamos quando éramos crianças! Essa loucura do dia a dia, onde todos trabalham fora e o tempo é muito curto, condiciona as pessoas a comprarem tudo pronto.

E o prazer de preparar em família onde foi parar? Ademais, que senso tem de comprar tudo pronto e pôr na mesa? A alegria, o prazer, a comunhão, começam na mesa, você sabia disso? A maior demonstração de comunhão e amor foi em volta de uma mesa, quando Jesus ceiou com seus discípulos.

Portanto, a mesa, a comunhão em volta da mesa, é importante para uma família. Por isso, te convido a refletir sobre isso, prepare seus pratos, convide seus filhos para participarem desse momento. Quando você criar uma disciplina familiar em volta da mesa, nunca mais vai querer comprar alimentos prontos e industrializados.

Preparar seus pratos em casa, além de ser saudável para o organismo e saber o que está pondo na boca, é saudável para mente. Cria laços afetivos com todos da casa. O processo de preparação passa a ser algo prazeroso e divertido, além de criar recordações inesquecíveis.


sardinhas

Sardinha em conserva na panela de pressão

A saber, sardinha em conserva é um prato super simples de se preparar, econômico, gostoso, e saudável. Outrossim, comer peixe é muito saudável, principalmente quando é preparado por você, observando todos os cuidados necessários.

A receita de hoje, é um sucesso aqui na minha casa. As crianças que geralmente não gostam muito de peixe, não resistem a essa delícia. Portanto, te convido a continuar lendo para aprender a fazer e depois fazer aí para sua família.

A receita, os ingredientes e o preparo

Ingredientes para fazer sardinha em conserva na panela de pressão.

  •  1 quilograma de sardinha fresca
  •  3 dentes de alho
  •  2 tomates maduros
  •  2 cebolas
  •  1 pimentão verde ou vermelho
  •  2 folhas de louro
  •  ½ xícara de azeite de oliva extravirgem
  •  ½ xícara de vinagre de vinho branco
  •  Sal a gosto
sardinhas limpas

Como fazer Sardinha em conserva na panela de pressão

Primeiramente, limpar as sardinhas separando a cabeça e rabo. Depois raspe as escamas com uma faca, faça um corte na barriga e retire as vísceras. Lave a sardinha muito bem com água.

Para retirar as espinhas simplesmente abra a sardinha a partir da barriga, puxe a espinha dorsal e retire as restantes com uma pinça. Volte a lavar bem.

Em seguida, corte as cebolas e os tomates em rodelas e o pimentão em tiras. Na panela de pressão monte camadas alternadas de cebola, tomate, pimentão e sardinha. Tempere com sal.

Adicione os alhos esmagados, as folhas de louro, o azeite e o vinagre e tampe a panela. Leve ao fogo alto e, quando começar chiando, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30-40 minutos.

Após, tire a pressão e verifique se a sardinha está pronta. Se não estiver, cozinhe por mais alguns minutos. Desligue o fogo, deixe a panela esfriar e está pronta sua sardinha na panela de pressão!

Dicas de consumo

Aqui na minha casa, depois de prontas, eu coloco tudo em pode hermético e levo a geladeira para descansar por 2 dias e posteriormente sirvo para minha família. Em palavras simples, eu deixo curtir no molho para a sardinha pegar mais sabor. Fico mais gostoso.


Entretanto, saiba que podem ser consumidas no mesmo dia que você as fez. Elas ficam saborosas igual. Deixar curtir na geladeira é uma opção para deixá-las mais parecidas com aquelas que vem na lata.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!