Sabão perlado em gel, feito do zero, de alta qualidade

sabão caseiro perlado em gel
Compartilhe esse post:

Leia também >> Sabão líquido feito com sabonete Jonhson, maravilhoso e super perfumado

Leia também >> Sabão líquido caseiro: apenas 3 ingredientes e teremos sabão para todo o mês

Essa receita não é uma multiplicação de sabão, mas sim um sabão perlado em gel feito do zero. Vamos usar álcool, bicarbonato de sódio, soda de alta qualidade, óleo coado e limpo sem resíduos animal e vai ficar simplesmente maravilhoso. Foi a melhor terapia do dia que tive nos últimos dias, confesso que me surpreendi com a qualidade e a quantidade. Outro aspecto que me chamou a atenção, foi que ele não separou, não ficou com baba e o ponto, deu certinho. Fazer sabão, é um desafio, porque se o ponto não der certo, às vezes, perdemos tempo, dinheiro. São poucas receitas que chegam assim no ponto como chegou essa de hoje. Por isso, estou sempre testando antes de publicar, porque tem muita receita por aí, mas infelizmente, quando você vai provar, desanda tudo.

Sabão perlado em gel

Antes de iniciar sua receita, separe todos os seus ingredientes, pois assim fica mais fácil de manter o ritmo na hora de executar a receita. Para tudo dar certo, precisamos respeitar alguns detalhes, por exemplo, o óleo precisa ser de soja e não pode ter resíduo animal. A saber, o melhor óleo para sabão caseiro é aquele utilizado para fritar batatinha. Coe duas vezes antes de utilizar e pronto. Bem como, outro detalhe fundamental para o sucesso do seu sabão, é escolher uma soda pura, com 99% de pureza por exemplo. Isso porque, quanto mais pura, mais qualidade no seu sabão. Para quem sempre faz sabão em casa, é bom comprar um pote no mercado livre e deixar guardado, pois dura bastante.

sabão perlado em gel

Por fim, escolha um bicarbonato de sódio bom, esses que você compra em lojas de produtos químicos, quanto mais puro, melhor resultado na limpeza. O álcool também, se for possível, use o etanol, porque aquele que usamos em casa no dia a dia, que compramos no mercado, não é tão puro como o etanol. Tem diferença no nível de pureza. O álcool agrega ao sabor um alto poder de limpeza, quanto mais puro, mais qualidade na hora de remover manchas você vai ter. Enfim, se você observar esses itens e manter a qualidade dos ingredientes, não tem por que seu sabão desandar e não ser de qualidade. Acredito que assim como aqui em casa ele deu certo e rendeu muito, vai certo para vocês também.

Ingredientes

  • 1 litro de óleo de soja coado sem resíduos animal
  • 170 g de soda caustica de ótima qualidade 99% de pureza em escamas dissolvida em 300 ml de água temperatura ambiente
  • 250 ml de álcool etanol, mas pode usar aquele doméstico de 96%
  • 1 copo de 250 ml de bicarbonato de sódio de qualidade
  • 1 litro de água fervendo
  • 10 litros de água temperatura ambiente
  • Material de segurança, óculos de acrílico, luvas e máscara

Preparo

Primeiramente, em um recipiente vamos dissolver a soda, portanto, coloque os 300 ml de água temperatura ambiente e em seguida, despeje a soda e tome distância. Lembrando que você deve estar de máscara, luvas e óculos, e quando colocar a soda na água, ela começa a dissolver imediatamente e a soltar o vapor químico. Portanto, tome distância e a deixe dissolver sozinha. Ela no início fica meia leitosa, mas aos poucos começa a ficar transparente e quando chega nesse nível pode adicionar o óleo e começar a mexer. No caso, o óleo deve estar na temperatura ambiente, quando você jogar e começar a mexer, vai engrossar um pouco, a textura vai mudando gradualmente, então, é hora de adicionar o álcool.

Entretanto, na hora de adicionar o álcool, não pode ser tudo de uma vez, é aos poucos e sempre mexendo e não se assuste, porque a textura vai mudar. Observe que ele criou um monte de pedaços, parece talhado, mas não é, é o processo de saponificação que iniciou. Posteriormente, termine de agregar o álcool e continua mexendo por uns 3 minutos. O processo de saponificação é incrível, ele vai engrossar, conforme mexe a mistura ferve, depois engrossa e você continua mexendo até ficar aquela pasta resistente e então vai começar a adicionar a água fervendo. Não adicione tudo de uma vez, mas aos poucos e sempre mexendo. Ele vai começar a ficar líquido de novo. Continue agregando a água fervendo e mexendo até dissolver tudo. Observe que ele ficou uma mistura bonita e grossa.

Finalizando o sabão perlado em gel

Em uma bacia grande, coloque os 10 litros de água temperatura ambiente e em seguida, comece a agregar a mistura que estava na bacia menor e vai mexendo e batendo rapidamente. A mistura, embora quente, está bem viscosa e rapidamente ela vai começar esfriar e engrossar. Observe que o resto que vai ficando na bacia, já está criando aquela parafina, tipo ponto de vela. Enfim, raspe bem, jogue tudo na bacia maior com a água e continue batendo. Ainda falta agregar o bicarbonato de sódio. Portanto, dissolva ele em 300 ml de água. Uma vez bem dissolvido, despeje dentro da bacia e comece a mexer. Observe que novamente a textura vai mudar e vai engrossar ainda mais, fazendo o efeito gel. Continue batendo seu sabão, com paciência, vai apreciando esse momento de transformação.

Por fim, é hora de deixá-lo repousar de um dia para o outro. Precisa descansar umas 12 horas. No dia seguinte, observe que ele se transformou em gel, está bem grosso, aliás grosso até demais e o no meu caso, vou adicionar mais 2 litros de água e algumas gotas de essência. A essência é opcional, o sabão não tem cheiro de óleo, aliás não tem cheiro de nada, se você quiser pode adicionar corante, essência ou então 50 ml de amaciante concentrado, no máximo 100 ml, mais que isso pode desandar sua receita. Terminado de misturar a essência, mexa bem, embale em garrafas pets e está pronto para o uso. Gostou?

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.