Hoje vamos fazer uma receita de sabão líquido amaciante. Muito versátil, indicada para roupas de cama, mesa e banho. Perfeita para usar na máquina de lavar, rende 20 litros de sabão extra perfumado de alta qualidade. Uma textura perlada incrível. As roupas vão da máquina de lavar direto para o varal e do varal direto para a gaveta, recomendo testar. Aprendi a fazer essa receita maravilhosa com o Elenilton Costa do canal Plantando e cozinhando em Goiás. A minha primeira receita foi um sucesso, acabei dando de presente para os parentes e acabou rapidinho, dessa vez, estou fazendo de novo para meu uso pessoal. La embaixo tem o vídeo pra você tirar as dúvidas, espero que gostem. Tem um retorno imediato e muito satisfatório nas vendas.
Leia também >> Sabão Pinho Gel líquido, limpa e remove cheiros das roupas
Leia também >> Com 250g de sabão Tixan Primavera, fiz 10 litros de sabão líquido
Sabão líquido amaciante caseiro
Ingredientes
- 1 litro de óleo de soja novo
- 250 gramas de soda cáustica em escamas diluída em 250 ml de água natural
- 500 ml de álcool etanol sem aditivos ou álcool 70%
- 200 gramas de açúcar em 200 ml de água, use água quente para dissolver o açúcar
- 200 ml de água sanitária ou alvejante sem cloro
- 1 copo de 100 ml de sapão em pó da marca que quiser
- 1 amaciante Ypê Blue de 500 ml
- 1 lava roupas Tixan Ypê azul de 1 litro
- 1 detergente minuano azul ou de sua escolha
- 2 litros de água fervendo
- Água temperatura ambiente até obter a consistência desejada

Preparo
Antes de iniciar a receita, não esqueça das luvas, óculos de acrílico para proteger os olhos e máscara para sua segurança. Se você mora em casa, faça a receita fora de casa, em espaço aberto, mas se mora em apartamento, abra bem as janelas e cuidado para não inalar o vapor da soda caustica. Primeiramente, escolha um balde de 20 litros, coloque nele 1 litro de óleo de soja novo e sobre o óleo, o primeiro passo, é agregar o etanol. Em seguida, com a ajuda de uma colher, misture bem o álcool com o óleo. Antes que eu me esqueça, uns 15 minutos antes de dar início a receita, dissolva a soda caustica na água e reserve para utilizar posteriormente. A mesma coisa o açúcar, dissolva ele na água quente e reserve para utilizar depois.
Em seguida, depois de ter agregado o álcool, é hora de iniciar a adição da soda diluída. Nessa passagem, cuidado para não espirrar em você e nunca despeje a soda de uma vez, mas sim aos poucos e sempre mexendo. Outro detalhe importante e fundamental, é mornar o óleo antes de iniciar a receita, não precisa ferver não, deixe ele quente. E conforme vai agregando a soda diluída, mexa sem parar para não empelotar. Observe que a mistura do balde começa a saponizar rapidamente, vai mudando de cor e aos poucos ficando pastosa. Coloque a água para ferver e comece a adicionar o detergente azul de cozinha. Todavia, não adicione o vidro inteiro, apenas 250ml e reserve o restante para depois.
Segunda parte do sabão líquido amaciante
Sempre mexendo sem parar, comece a adicionar o sabão em pó e vai sempre mexendo e agora você vai mexer até ficar completamente pastoso. Assista o vídeo do canal Plantando e cozinhando em Goiás, pois o Elenilton Costa ensina direitinho como fazer, explicando cada detalhe, e essa receita eu aprendi a fazer no canal dele. Fiz, amei, passou no meu controle de qualidade aqui em casa e por isso estou compartilhando com vocês, seguidores do portal. Essa receita é maravilhosa, gera uma economia incrível, lava uma roupa que dá gosto e não precisa de amaciante, a roupa sai da máquina pronta para o varal e do varal pronta para a gaveta. Perfeita para roupas de cama, banho, mesa.
Quando o seu sabão ficar uma massa pastosa branca, ele está no ponto perfeito. Então, agora é hora de adicionar os dois litros de água quente. Despeje a água e comece mexer para que se dissolva por completo. A saber, dilui rapidinho e já começa a espumar. Agora vamos adicionar a glicerina, que é a água com açúcar. Mexa bem para que fique completamente incorporado e em seguida, adicione a água sanitária. Qualquer ingrediente que você vai adicionar, não deve ser despejado de uma vez, mas sim incorporado aos poucos, esse é o segredo do sucesso do seu sabão. Para terminar essa passagem, termine de agregar o detergente líquido, lembrando que tínhamos adicionado apenas 250ml, agora incorpore o restante.

Terceira parte
Uma vez que os ingredientes estão bem misturados, chegamos na passagem de finalização onde vamos agregar 1 litro de sabão líquido e 1 litro de amaciante. Comece adicionando o sabão líquido, sempre aos poucos e mexendo sem parar. Em seguida, faça o mesmo com o amaciante. Observe que a mistura está quente e mesmo assim, bem grossa, perfumada e com uma textura linda. Em seguida, é hora de começar adicionar a água, eu separei 10 litros de água temperatura ambiente, que deve ser incorporada aos poucos. Se eu jogar toda a água dentro do balde, meu sabão vai talhar e desandar. Esse processo exige paciência. Mexendo sem parar e agregando aos poucos a água, é assim que tem que ser. Pegue uma jarra pequena de 1 litro e vai adicionando aos poucos.
Até aqui, ao todo, temos 16 litros. Agora uma vez que está bem misturado, o sabão líquido amaciante vai descansar 24h e somente depois do descanso vamos ver como ficou. Após ter passado as 24h, o nosso sabão líquido amaciante está perolado lindo, bem consistente e por isso, vou agregar mais 4 litros de água e também vou por anil líquido para deixá-lo bem azul. Portanto, vou adicionar 100ml de anil líquido nos quatro litros de água, mexer bem para diluir e em seguida, incorporar no meu sabão, mexer bem, e depois engarrafar e deixar repousar uma semana, posteriormente está pronto para o uso.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Posts Relacionados





