Leia também >> Sabão neutralizador de cheiros, perfeito para lavar roupas de cama e banho
Leia também >> Sabão em pedra diferente, sem soda, sem óleo, mas muito eficaz
A saber, a receita de hoje serve para todos os cômodos da casa, para roupas, lençóis, toalhas de banho, roupa de cama, mesa e banho. Outrossim, utilize este sabão para limpeza em geral da casa, principalmente no banheiro, que precisa de um cuidado especial em relação aos germes. Use-o também onde os animais ficam, bem como a cama deles. O sabão caseiro antibactericida, vai manter tudo higienizado e desinfetado, mantendo germes e bactérias bem longe. As receitas caseiras, na maioria delas, são muito mais eficazes do que aquelas compradas.
Sabão caseiro antibactericida
Para nossa receita, vamos precisar de poucos ingredientes, como já anunciado, é uma receita econômica. Eu escolhi a essência de frutas cítricas para dar um perfume bem suave, mas a essência é opcional e pode ser também aquela que mais te agrada. Não vou usar colorante, mas é opcional, você pode utilizar se desejar, mas apenas poucas gotas. A maior vantagem desse sabão é o rendimento e a qualidade dele. Tanto que conheço pessoas que fazem para vender e conseguem uma boa renda na venda de pedras avulsas do sabão e quem compra pela primeira vez, volta para comprar de novo.
Ingredientes
- 4 litros de óleo de cozinha usado, coado e limpo
- 2 litros de água quente
- Um kg de soda cáustica
- 1 copo de sabão em pó
- Um copo de álcool
- 1 copo de desinfetante antibactericida
- Material de segurança
Preparo sabão caseiro antibactericida
Primeiramente, vamos dissolver o sabão em pó em ½ litro de água quente. Em seguida, vamos adicionar o álcool e o desinfetante e continuar mexendo bem para ambos os ingredientes incorporem bem e ficarem homogêneos. Em outro recipiente, dissolva a soda cáustica com 1 e ½ litro de água quente. Junte as duas misturas cuidadosamente e incorpore ao óleo. Mexa por 20 minutos sem parar, até obter o ponto de vela tradicional nas receitas caseiras de sabão em pedra feito a base de óleo e soda. Posteriormente, adicione algumas gotas de essência da sua escolha e, adicione também o corante, se for o seu caso e termine de mistura por alguns minutos. Por fim, coloque em formas e reserve.
Geralmente o sabão caseiro antibactericida, como todo sabão caseiro a base de óleo e soda, precisa descansar 12 horas, ou seja, uma noite. No dia seguinte, comece a desinformar e se necessário a cortar as pedras. Eu uso forminhas de 250g, então, no caso, eu tenho pedras de 250g para serem vendidas por R$ 6,00 cada uma. Mas se você usou formas grandes, corte suas pedras e pese para saber quando pesa cada uma. Para conservar o sabão, recomenda-se embalar as pedras com plástico filme, pois assim, elas não ressecam. Enfim, seu sabão está pronto para ser utilizado como desejado ou vendido.
Bônus: receita tradicional
Para fazer a receita tradicional do sabão em pedra caseiro de óleo, basta não adicionar álcool e desinfetante. Nesse caso, este é um excelente sabão para ajudar na lavagem das panelas e na limpeza do fogão ou demais utensílios de alumínio. Portanto, misture a água quente com a soda cáustica, até que dissolva completamente. Despeje o óleo e mexa por aproximadamente 20 minutos, até formar um líquido grosso. Coloque em uma forma e espere até o dia seguinte para cortar. Viu? Não tem segredo. Essa é a receita simplificada e tradicional do sabão de óleo. Ela é muito indicada para lavar louças e limpar utensílios da cozinha.
Para trabalhar com a soda, recomenda-se usar mascara e luvas. Bem como, se tiver a disposição, óculos de acrilico para proteger os olhos. Durante o processo de confecção do sabão, principalmente na passagem onde dissolvemos a soda, tome cuidado para não inalar o vapor que a soda solta. QUando mexer, escolha uma colher ou uma pá longa para que não espirre nenhuma substãncia em seus braços. Inclusive, recomenda-se usar uma camiseta de manga longa e colocar luvas. O material de segurança é importante e protege a saúde, evitando maiores acidentes.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.