Leia também >> Chá de orégano: uma benção para a saúde
Leia também >> Dores musculares: técnica natural pode resolver seu problema
Os relaxantes naturais é uma opção saudável e econômica. Além de não agredir o organismo. Infelizmente hoje há um crescimento de pessoas que procuram diariamente a farmácia em busca de relaxantes para poder dormir melhor e se livrar das dores musculares. Mas porque as pessoas precisam tanto de relaxantes? Muito simples, o estilo de vida adotado na pós-modernidade é um caos! Não tem como negar. As pessoas hoje em dia levam vidas muito sedentárias. Passam horas sentadas na frente do computador e acumulam uma carga de estresse violenta.
Todavia, esse não é o único problema! O acúmulo de tarefas domésticas para as mulheres por exemplo, é um grande problema. Isso gera estresse, ansiedade, fortes dores nos ombros e obviamente no final de um dia assim, qualquer mulher vai gritar desesperadamente por um relaxante! Entretanto, falamos com certa frequência a respeito dos remédios sintéticos que encontramos nas farmácias. A saber, eles deixam muitos resíduos e toxinas no organismo. A longo tempo, isso provoca um mal funcionamento dos rins, fígado, intestino e inclusive digestão. Você já parou para pensar? Todo dia um relaxante muscular e assim vai pôr 1 ano, ao final desse 1 ano, você terá inúmeros problemas de saúde!
Medicina Alternativa – relaxantes naturais
Nesse contexto de remédios sintéticos entra em cena a medicina alternativa. Aquela baseada em alimentos, plantas naturais, chás, raízes, sementes. Elas fazem efeito, acredite. Pois faziam efeito antigamente, e era inclusive o único meio disponível para tratamentos. E assim é nos dias de hoje. A natureza tem tudo o que precisamos, está a nossa disposição, a gente só precisa saber usar e usar com responsabilidade. Por exemplo, os alimentos são os grandes aliados da saúde.
A saber, muitos deles, além de nutrir o organismo, também possuem propriedades relaxantes. Essas propriedades nos ajudam a viver melhor, a aliviar o estresse, a dormir tranquilamente. Então, te pergunto: por que não investir neles? Por exemplo, você sabia que muitos dos relaxantes naturais encontramos dentro da nossa cozinha ou quintal? Outrossim, a natureza oferece uma grande variedade de plantas, frutas, raízes e alimentos que podem nos ajudar diariamente a viver melhor. Bem como, a sermos mais tranquilos e a conduzir nossa vida com serenidade aumentando inclusive a qualidade de vida.
Batata-doce e leite morno
Essa raiz é uma grande aliada no relaxamento, já que os seus níveis de carboidrato complexos reduzem o estresse. E nem se preocupe com o ganho de peso, pois esse é um alimento com baixo índice glicêmico. Isso significa que diferente de outros alimentos ricos em carboidrato ele não estimula o acúmulo de gordura no organismo. Além disso, o potássio, mineral bastante presente no alimento, trabalha relaxando os músculos. A combinação perfeita.
Quem já tomou um copo de leite morno para relaxar e dormir melhor conhece os benefícios desse líquido para o relaxamento. A explicação está no fato dele conter triptofano, um aminoácido que se converte em serotonina no organismo, assim, deixa os músculos relaxados e induz ao sono. Portanto, entre os relaxantes naturais, ele é um dos melhores! Já para potencializar o efeito você pode acrescentar uma colher de mel ao leite, uma vez que o mel é um carboidrato simples que torna mais rápida a entrada do triptofano no cérebro. E mais, o triptofano é um grande aliado ainda no combate à depressão.
Cereais integrais e amendoim também são relaxantes naturais
Além de serem opções mais saudáveis para ingerir no final do dia ou à noite, esses alimentos, que são ricos em carboidratos complexos, também liberam serotonina. Vale lembrar que a serotonina é um neurotransmissor que regula o sono, o humor e o apetite, então, ao ingerir alimentos ricos nessa substância, o organismo todo fica equilibrado e mais calmo.
Quem não está procurando um relaxante natural para dormir melhor pode optar pelo amendoim, uma vez que essa oleaginosa oferece muita energia para o organismo. Por outro lado, também é fonte de vitamina B6, que além de controlar os níveis de açúcar no sangue, reduz o mau humor, levando ao bem estar e ao relaxamento.
Chocolate preto é mais um dos relaxantes naturais
O chocolate é mais uma boa pedida, sendo que o melhor é ingerir o chocolate amargo, que possui mais chocolate mesmo e menor quantia de gorduras e açúcar. Com moderação, ele é bastante saudável, inclusive, para reduzir o estresse, já que consegue diminuir os níveis de cortisol do organismo, conhecido como o hormônio do estresse.