Chá de orégano: para que serve e quais seus benefícios para a saúde

Oregano
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

O orégano é uma erva aromática muito utilizada na culinária, principalmente sobre as pizzas. Todavia, ele não serve somente para deixar as pizzas cheirosas e saborosas, seus benefícios vão muito além disso. A planta tem vários benefícios medicinais terapêuticos que são excelentes para a saúde humana. Principalmene o chá de orégano.

A saber, na cozinha mediterrânea essa especiaria é indispensável! Ele combina perfeitamente com tomates, muçarela, azeite, alho e manjericão. Entretanto, como as demais ervas aromáticas, ele não deve ser cozinhado junto com os alimentos, mas sim colocado no final do processo de cozimento.

O uso do chá de orégano é indicado para várias situações. Por exemplo, excelente para estimular o apetite. Bem como, no tratamento de problemas de estomago, com inflamações. Outrossim, para quem tem dificuldade de digestão e sofre com gazes. Para as mulheres, o chá da planta tem um toque santo, pois alivia as cólicas menstruais e intestinas.  

Ademais, suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias são uteis no tratamento de bronquite e asma. E não para por aí seus benefícios. Para quem é amante da boa forma, saiba que ele também atua na perda do peso e o consumo diário do chá pode te ajudar a perder vários quilos!

Benefícios extraordinários para a saúde

Reduz inflamação, porque contém carvacrol, responsável pelo odor e sabor do orégano, e também possui um efeito anti-inflamatório no corpo humano, que pode ajudar o corpo a se recuperar de certas doenças crônicas;


Previne o câncer, porque é rico em antioxidantes, como carvacrol e timol, pode prevenir danos às células causados ​​pelos radicais livres;

Ele pode resistir a certos tipos de vírus e bactérias que podem causar infecções como resfriados, gripes e infecções do trato urinário. Obviamente, o carvacrol e o timol reduzirão a atividade desses microrganismos;

É benéfico para a perda de peso, porque, além de seu efeito anti-inflamatório, o carvacrol também pode alterar a síntese de gordura corporal, o que é benéfico para a perda de peso.

Rico em vitamina A e caroteno, pode fortalecer o sistema imunológico, por isso possui uma forte capacidade antioxidante;

Acalma o trato respiratório e liquefaz as secreções, principalmente através da aromaterapia de orégano.


Além de todos os benefícios citados acima, ele também ajuda a conservar melhor os alimentos. Isso porque, ele é rico em propriedades antimicrobianas. Para quem sofre de náuseas, principalmente aquelas quando vai viajar, saiba que o chá de orégano é excelente para esse tipo de mal estar.

cha de oregano

Como consumir o orégano?

A planta pode ser consumida desidratada, que é a mais comum e mais popular ou fresca. O cultivo da planta é bem comum e fácil e na região do mediterrâneo aqui na Itália por exemplo, ele é consumido fresco em vários pratos e posso dizer que é delicioso.

Da planta também é extraído o óleo essencial. Muito indicado para massagens relaxantes, terapêuticas e medicinais. A massagem com o óleo estimula por exemplo um melhor funcionamento do intestino.

Basta aplicar algumas gotas do óleo e fazer massagens circulares. Bem como, é excelente para eliminar micose das unhas e da pele, basta aplicar o óleo diariamente misturado com um pouquinho de óleo de coco.

Para tratar bronquite, asma e resfriados, coloque orégano dentro do pote de mel e deixe descansar vários dias, depois é só tomar 3 x ao dia uma colher (chá). Excelente para limpar o catarro e deixar os brônquios limpos. Outrossim, atua nos sintomas da gripe prevenindo uma possível crise de bronquite asmática.

Para limpar o catarro também, se usa ferver água, despejar em uma bacia, e colocar algumas gotas do óleo essencial ou a planta fresca. Em seguida, coloque uma toalha sobre a cabeça e respire todo o vapor. Esse procedimento é excelente para limpar os seios da face e prevenir a sinusite.

Para melhorar e fortalecer a imunidade, se recomenda consumir o chá de orégano todas as manhãs. Igualmente, para o colesterol, o chá atua na redução das taxas ruins de colesterol. Por ser rico em antioxidantes, saiba que ele é bom aliado no combate ao envelhecimento precoce.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!