Pão caseiro de água, muito fofinho, sem sovar, sem ovos e delicioso

pão caseiro de água receita para iniciantes
Compartilhe esse post:

Primeiramente, escolha um pote bem grande com tampa, uma espécie de tigela com tampa, se não tiver tudo bem, use uma bacia. Comece adicionando 2 copos de água e sobre a água adicione o açúcar. Em seguida, comece a misturar bem com a ajuda do fuê e dissolva completamente o açúcar na água. Posteriormente, adicione o fermento seco para pão na água e continue mexendo. Ah, você pode usar fermento fresco se preferir. Depois de ter misturado bem, podemos adicionar o óleo e agora não vamos mexer, isso porque vamos começar a adicionar a farinha de trigo um pouco por vez. Então, começamos adicionando a primeira xícara de farinha, lembrando que ela é de 240 ml. Com a ajuda do fuê, misturo bem até que a farinha esteja toda incorporada.

Posteriormente, adiciono mais uma xícara de farinha e continuo incorporando na massa e assim vou fazendo até a quarta xícara. Observe que a massa está muito úmida ainda e o ponto é quando ela fica úmida dentro, mas não gruda na bacia. Então, nesse caso, vou pegar meia xícara de farinha e adicionar aos poucos, mexendo com a colher de madeira até que a massa não grude mais na bacia. Esse é o ponto correto. Agora é hora de tampar a bacia e deixar o fermento crescer. Gente, deixa eu explicar, essa passagem é muito importante, a massa precisa crescer. Não tem como, amassar um pão e pôr para assar antes do fermento fazer seu papel.

pão caseiso de água muito fácil

Modelando o pão

Portanto, deixe a massa dobrar de tamanho, tampe bem a macia com plástico filme ou com a tampa dela mesmo, embrulhe em uma toalha de mesa e deixe dentro do forno tampado. Pois dentro do forno, não corre ar, assim o fermento faz seu papel mais rápido. Depois de 40 minutos dê uma espiada na massa, dobrou de volume? Então está pronta para ser amassada e modelada. Bom, agora você unte suas mãos com óleo e dê uma mexida na massa que está dentro da bacia, ela precisa voltar ao tamanho inicial de novo, ou seja, precisamos tirar o ar da massa. Mexendo com as mãos rapidamente o ar sai e a massa volta no seu tamanho inicial. Se estiver grudando muito, passe óleo nas mãos de novo.