Pudim de padaria é tudo de bom não é verdade? Nos lembra a infância, família reunida. Porque antigamente não tinha pudim de leite de condensado, era somente pudim de padaria ou pudim de pão e a gente gostava, comia de dar gosto. Domingo na casa da vovó era domingo com pudim e a gente não via a hora de terminar o almoço só para ganhar um bom pedaço de pudim. A receita não tinha segredo, era leite, farinha e ovos, e como a gente gostava, fala a verdade?
Veja também >> Pudim de doce de leite
Veja também >> Pudim de leite condensado na pressão
O legal é saber que essa receita nunca saiu da moda e que muitos ainda apreciam e fazem ela. Por isso, atendendo a vários pedidos, decidimos resgatar e publicar. Portanto, pega papel e canta, arregaça as mangas e vamos lá preparar essa iguaria.
Origem do Pudim
Você sabia que pudim existe no mundo inteiro? Inclusive pudim salgado. Em várias partes do mundo existe pudim. A saber, na Australia por exemplo, tem pudim de arroz e de natal. Na Grã-Bretanha e em alguns países da commonwealth, ele significa apenas sobremesa. Todavia, esse doce chamado pudim, é bem antigo. As demais receitas podem variar, como a versão de pão que leva ovos. Nos séculos XVIII e XIX tinha gordura como base, as versões cozidas eram utilizadas como ração diária para os membros da marinha real inglesa.
Bem como, eram bem parecidos com o que conhecemos como suflê, os salgados podem ser encontrados cozidos, assados ou até mesmo fervidos. Outrossim, era inclusive servidos como prato principal. Portanto, para quem acha que pudim é coisa da modernidade, fica sabendo que ele existe há muito tempo e em várias versões. E assim foi até chegar os dias de hoje, na tradicional receita de pudim de leite condensado que todo brasileiro ama. Mas já teve pudim de farinha, de pão, de arroz, de natal, de fécula de batata e tantas outras versões que fizeram muita história.

Ingredientes Pudim de Padaria
- 3 xícaras de leite
- 4 ovos
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 50g de queijo ralado
- 50g de coco ralado
- Para a calda – 2 xicaras de açúcar
Modo de preparo
Primeiramente, prepare a calda e caramelize a forma de pudim que você deseja utilizar para fazer seu pudim. Enquanto a calda esfria pegue o liquidificador e coloque o leite, os ovos, a margarina, o açúcar e por fim a farinha de trigo. Bata tudo por 4 minutos. Em seguida, adicione o coco ralado e o queijo. Entretanto, misture com a ajuda de uma colher. Pegue a forme que esta caramelizada para preparar e enformar o pudim.
Enfim, despeje a mistura dentro da forma caramelizada e em seguida leve ao forno para assar em banho maria. Geralmente o tempo de cozimento dura em média 1h30. Para ter certeza de que está pronto, use um palito de dente, se você espetar e sair limpo, esta assado. Portanto, deixe esfriar, quando estiver frio, desenforme e está prontinho para ser servido. O gostoso desse pudim, é servir ele geladinho.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.