Sálvia: ela ativa a circulação sanguínea, trata e previne doenças

Salvia
Compartilhe esse post:

A paralisia facial por exemplo, é uma das consequências mais comuns. A saber, quando ocorre uma paralisia facial, o corpo envia sinais de que é necessário parar para ajustar o seu ritmo. Bem como, pode estar avisando que o organismo terá será problemas com a circulação sanguínea.Mas o que fazer em casos específicos como esses? Os tratamentos convencionais para paralisia facial, possuem custos bem elevados e nem todos possuem condições financeiras de pagar. Todavia, temos sempre a alternativa natural, ou seja, recorrer a medicina alternativa usando as plantas medicinais.

Por essa razão, hoje vamos conhecer as propriedades de uma planta utilizada comumente na culinária e que possui inúmeros benefícios medicinais. Suas propriedades terapêuticas eram utilizadas no passado para tratar paralisias. Bem como, o chá dela servia para tratar e prevenir outras doenças.Você já adivinhou de quem estamos falando? Estamos falando da sálvia! Uma planta que dá muito sabor aos alimentos, popularmente utilizada na cozinha italiana e na brasileira. O que você não sabe, é que essa planta é funcional e possui muitos benefícios para a saúde humana.

salvia propriedades

Sálvia para a saúde

A planta sálvia contém propriedades como a vitamina B e C, é e rica de anti-inflamatórios. Por exemplo, se você se sentir mal por dores menstruais, essa planta tem a solução, basta fazer o chá e tomar e tudo será resolvido. Outrossim, contém glicose, saponina, enzimas bactericidas, estrogênio e potássio. Portanto, são os minerais perfeitos para melhorar a saúde e que inclusive, atuam no controle das inflamações e dores. Ao contrário do que muitos pensam, a sálvia não serve apenas para dar perfume e sabor aos alimentos, ela é uma grande aliada da saúde.

Leia também >> Conheceça as 6 plantas medicinais que regulam a glicose no sangue

Leia também >> 6 plantas que combatem a insônia e melhoram a qualidade de vida

Igualmente, além da ação anti-inflamatória, ela é antirreumática, ou seja, previne dores e doenças nos músculos, articulações e ossos. Bem como, é balsâmica, cicatrizante e digestiva. Além disso, auxilia no equilíbrio no funcionamento de todo organismo e o principal,  ajuda na redução do cortisol, o hormônio do estresse. Abaixo separamos uma lista de benefícios do consumo frequente do chá de sálvia. A saber, a planta que é comumente utilizada na cozinha como especiaria, tem um poder medicinal muito grande. Bem como, era utilizada desde a antiguidade para prevenir e tratar doenças.

Infelizmente, poucos conhecem seu poder medicinal. Por isso, é necessário vez o outra retomar certos conhecimentos para que assim a população esteja sempre bem instruída e possa desfrutar de benefícios únicos que somente a natureza pode nos oferecer.

Benefícios da Sálvia

  • Graças a todas as suas propriedades medicinais, combate completamente a anemia.
  • Se você tiver diarreia, a infusão feita dessa planta pode tratar e curar seu problema.
  • Graças aos componentes medicinais, a sálvia ajuda a combater a exaustão, a fadiga mental e o cansaço físico.
  • Equilibra o sistema nervoso.
  • Ele contém ótimas propriedades que beneficiam a garganta e as gengivas.
  • Regula a produção de suor.
  • Elimina completamente a gengivite e faringite.
  • Ajuda a ativar a circulação sanguínea.
  • Combate úlceras e feridas.
  • Ela contém ótimas propriedades para a pele, você pode usá-lo como um adstringente.
  • Tem proteção para a mucosa vaginal.
  • Ajuda a retenção urinária e cistite.
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue.
  • É perfeito como um sedativo do sistema digestivo.
  • Minimiza o alívio dos sintomas da menopausa, como dor de cabeça, ondas de calor, suores noturnos, náusea e tontura.
propriedades da salvia

Tratamentos alternativos com Sálvia

Problemas na garganta – Faça uma infusão forte com folhas de sálvia e reserve para fazer gargarejos 3 x por dia. A saber, a sálvia vai reduzir a infecção, limpar as cordas vocais e ainda previne a gengivite.

Sudorese excessiva – coloque 50 gramas de sálvia seca e deixe de molho em meio litro de álcool a 70%. Descanse por uma semana, mexendo algumas vezes ao dia. Posteriormente, os 7 dias de repouso da solução, você deve consumir 50 gotinhas todos os dias. 1 x ao dia até terminar completamente a receita e atenção o álcool utilizado na receita é o 70%.

Tônico digestivo e limpador de feridas – Ferva 3 xícaras de água em 3 colheres de sopa de sálvia seca. Em seguida, deixe esfriar e beba 3 xícaras por dia para tratar úlceras, gastrite, queimação e pequenas infecções estomacais.  A mesma solução pode e deve ser utilizada para limpar feridas e desinfetá-las.

Tratamento de doenças ginecológicas e nervosas – Coloque uma xícara de água fervente e adicione 4 g de sálvia seca, deixe esfriar antes de tomar o chá. O chá pode ser utilizado para banho de acento vaginal para tratar cândida e vaginite, coceiras e irritações. Portanto, lave sua parte intima 3 x ao dia com o há concentrado de sálvia.

Tratar reumatismo e paralisia – Coloque em uma banheira de água quente 2 punhados de folhas de sálvia. Em seguida, mergulhe na água. A solução a base de sálvia ativa a circulação sanguínea. Entretanto, para ter bons resultados precisa ficar de molho sempre 15 minutos. Outrossim, faça esse banho medicinal pelo menos 3 x por semana.

E mais…

Acelera a cura – Misture um pouco de mel com folhas de sálvia trituradas e aplique em feridas. A pomada caseira vai acelerar a cicatrização e tratar a infecção.

Infecções fúngicas da pele – Mergulhe a região afetada em uma solução concentrada de sálvia que você pode fazer em casa fervendo água e folhas da planta. Logo, faça esse procedimento 3 x por semana e deixe sempre a região de molho por 20 minutos, esse processo vai aliviar infecções fúngicas da pele.

salvia

Paralisia Facial