Leia também >> Bife falso, totalmente vegetal, saudável e muito gostoso
Leia também >> Só como frango assim agora, bom demais e bem diferente
Churrasco sem picanha não é churrasco, mas nem sempre a picanha precisa ser feita na churrasqueira, existem muitas receitas deliciosas que podemos fazer no fogão. Por exemplo, eu asso picanha no forno no sal grosso, fica DIVINO, derrete na boca, um prato inesquecível. De recente aprendi a fazer na panela, ou seja, assar a picanha na panela. Confesso que achei que não ia dar certo, mas ficou maravilhosa como se eu tivesse feito na grelha. Derrete na boca, fica muito macia, saborosa, processo simples e rápido. A primeira vez que fiz aqui em casa, ninguém acreditava que foi feita na panela. Primeiramente, pelo aspecto que mais parecia ter saído da churrasqueira e em segundo, porque estava com aquele sabor maravilhoso, foi um sucesso.
Picanha assada na panela
A saber, algumas pessoas assam a picanha na panela de pressão, mas no nosso caso, vamos assar na panela comum. O processo feito na panela de pressão é bem diferente da panela comum. Isso porque, aquela feita na panela de pressão vai carvão no fundo da panela, quando em contato com o fogo, produz fumaça e deixa aquele sabor na carne. Por isso, quando terminamos o processo, parece que foi feita na churrasqueira. Mas na verdade, é sempre uma ilusão, porque é a fumaça do carvão que pega na carne, isso não é muito saudável e eu desaconselho fazer assim. Eu já fiz, e aqui em casa, não passou no teste.
Ingredientes
- 900g de picanha com gordura
- 1 dente de alho picadinho, sem o miolo
- pimenta preta a gosto
- 2 colheres de sopa rasas de sal
- Óleo
Preparo
Primeiramente, inicie temperando a carne com o alho, a pimenta e o sal. Espalhe os temperos por toda a carne. Nessa passagem, é muito importante que o tempero pegue em toda a peça de picanha. Outro fator importante, é que a picanha seja pequena. Logo, é importante que ela tenha no máximo 900g. Posteriormente, deixe a carne repousar para pegar o tempero por uns 30 minutos. Eu as vezes, tempero a carne de noite e deixo a noite toda marinando, assim, ela fica mais saborosa e ainda mais macia. Em seguida, coloque um fio de óleo numa panela e coloque a carne para fritar. Cada vez que iniciar a fritura, coloque um pouquinho de água e vire a carne para fritar do outro lado.
A saber, a carne deve permanecer no fogo até que esteja completamente assada, e durante esse processo, sempre virando a carne. Bem como, adicionando um pouco de água, uma vez que seca, vire a carne, adicione de novo e assim até concluir o processo de cozimento. Deixe no fogo, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Ao término do tempo, retire da panela, fatie e sirva acompanhado de arroz branco, purê de batatas. Outrossim, você pode fazer um molho para guarnir a carne, fica muito bom.
Aqui em casa, eu frito cebola e bacon na manteiga e pouco antes de retirar a carne da panela, eu jogo o molho de manteiga com cebola e bacon por cima e vou virando a carne para ficar saborosa. Posteriormente, corto duas cebolas, faço uma espécie de colchão de cebolas e com cuidado coloco todas as fatias de picanha sobre as cebolas e estão prontas para serem servidas e degustadas.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.