Pão de creme de leite, massa extra macia e deliciosa

receita de pão de creme de leite
Compartilhe esse post:

Leia também >> Pão caseiro de coco, sem lactose, sem ovos e sem sovar

Leia também >> Pão de milho com erva-doce, massa levinha e fofinha, que delícia

Infelizmente, não encontrei uma explicação lógica do porquê o creme de leite deixa a massa tão macia, mas honestamente acredito que seja o processo de fabricação desse creme de leite que quando misturado a farinha, ao leite e ao fermento, faça com que a massa atinja uma qualidade superior, deixando-a mais macia, saborosa e o principalmente: sem gosto ou cheiro de massa fermentada. Eu não sei você, mas eu tenho pavor quando coloco o pão na boca e sinto gosto e cheiro de fermento. Parece que esse tipo de massa, pesa no estomago, bem como, deixa-o azedo. O resultado disso, é uma péssima digestão e em alguns casos, acaba dando refluxo e fica voltando aquela acidez na garganta.

Pão de creme de leite

Ao contrário dos demais pães caseiros, essa massa a base de creme de leite, fica sem cheiro de fermento e sem gosto. Outrossim, é como se o creme de leite neutralizasse os efeitos do fermento. Portanto, nesse caso, a massa é digerida rapidamente, prevenindo aquele desconforto da má indigestão e formação de acidez. Particularmente, acredito que o sucesso dessa receita, seja efetivamente o creme de leite, porque a massa é sempre de pão caseiro, porém você vai adicionar o creme de leite e logo, vai se transformar em um pão de creme de leite super fofinho e gostoso. A saber, quem faz pão caseiro em casa sabe, dois dias depois o pão feito em casa, tende a ficar duro e com cheiro forte, mas essa receita não fica.

Ingredientes

  • 01 colher (sopa) de fermento instantâneo
  • 100 ml de leite morninho
  • 02 ovos batidos
  • 05 colheres (sopa) de açúcar
  • 200ml (1 caixinha) de creme de leite
  • 02 colheres (sopa) de margarina
  • 02 colherinhas (café) de sal
  • 600g de Farinha de Trigo aproximadamente
pão caseiro de creme de leite

Preparo

Primeiramente, em uma tigela grande coloque uma xícara de farinha e em seguida, agregue o fermento instantâneo. Para essa receita, o envelope inteiro é muito, portanto, use uma colher (sopa) bem cheia e guarde o resto na geladeira. Por fim, agregue os 100 ml de leite morninho. Atenção, esse leite não pode estar quente, é ponto de mamadeira, ou seja, apenas morno. Depois de adicionar o leite precisa misturar bem com a colher, use o fuê se achar necessário. A saber, esse processo é bem importante, pois ele vai influir no processo de crescimento da massa do pão, pois o leite morno vai ativar o fermento. Observe que aos poucos vai virando um creme bem lisinho, portanto, agora é hora de agregar os ovos batidos.

Continue batendo a massa e misturando bem, e em seguida, agregue o açúcar e continue mexendo. Posteriormente, em temperatura ambiente, adicione aos poucos o creme de leite e continue mexendo. Por fim, depois que você já tem um creme uniforme e homogêneo, agregue a manteiga em temperatura ambiente e o sal e misture. Pronto, já colocamos todos os ingredientes e é hora de começar agregar a farinha. Entretanto, não vamos por de uma vez, mas sim aos poucos, vamos adicionando e misturando com a colher de madeira até a massa chegar no ponto que não dá mais para mexer com a colher. Lembrando que é massa de pão, e massa de pão não tem como dizer precisamente a quantidade de farinha.

Segunda parte do pão de creme de leite