Primeiramente, vamos fazer a massa para colocar em descanso. Portanto, em uma tigela, adicione primeiro o fermento, depois o açúcar, e sofre eles a água morna. A saber, a água não pode ser quente, pois quando muito quente, ela prejudica o processo de fermentação. Então, a água deve realmente ser morninha. Em seguida, agregue o sal, e enfim, a farinha. Na hora de adicionar a farinha peneire primeiramente. Posteriormente, adicione o leite em temperatura ambiente. Com a ajuda de uma espátula, comece a misturar e continue até o pondo que esses ingredientes, se transformem em uma massa de pão.
Quando enfim, a massa estiver completamente incorporada, vamos agregar o azeite de oliva e por literalmente a mão na massa para sovar. Talvez, seja necessário agregar um pouco mais de farinha para chegar no ponto de pão. No caso, é aquele ponto que não gruda nos dedos. Infelizmente, não tem como precisar a quantia exata de farinha, porque cada marca de farinha tem uma textura, algumas são secas, outras mais úmidas e por isso, talvez seja necessário agregar um pouco mais de farinha para chegar no ponto que a massa não fique pegajosa e nem grudenta.
Segunda parte do pão de batata
Uma vez que a massa está pronta, feche e abafe, em seguida, deixe repousar por 60 minutos em um lugar quente. Enquanto a massa descansa, vamos preparar a batata. A saber, 700g de batata corresponde a 3 batatas grandes. Portanto, descasque as batatas e pique-as em pedaços médios. Em seguida, descasque e corte no meio a cenoura pequena que corresponda a 100g. Em uma panela coloque os cubos de batata e a cenoura na água e adicione uma ponta de colher de sal, leve para cozinhar. Uma vez cozido os legumes, separe a cenoura e a batata. A cenoura você deve ralar no ralado médio e a batata despeje em uma tigela para fazermos o purê.
Antes de amassar as batatas, adicione a manteiga sem sal e amasse tudo de forma a obter um purê liso e homogêneo. Pique um punhado de cebolinha, bem picadinho e bem pequenininho. Adicione a cebolinha e a cenoura ralada ao purê, em seguida, uma pitadinha de sal e um pouco de pimenta do reino a gosto. Misture tudo, quando a massa estiver bem homogênea, divida-a por igual de modo que ao enrolar, você obtenha 10 bolas de purê temperado. Deposite-as no prato e reserve. A essa altura, a massa já cresceu e, portanto, é hora de sovar e dividir em 10 partes iguais para fazermos o pão de batata.