A saber, o excesso de peso que resultada posteriormente em uma doença chamada obesidade, é o fantasma que assombra boa parte da população. Certamente você está se perguntando: o que fazer para prevenir e combater a obesidade. Embora, tenhamos clareza acerca do natural e saudável, a maioria das pessoas levam uma vida sedentária e isso compromete o quadro geral de saúde. As pessoas não querem mudar seus hábitos para ter mais qualidade de vida. O fast food que é uma paixão mundial, entrou dentro das casas de tal maneira, que as pessoas estão ganhando peso dia a dia e nem sequer percebem e quando percebem já estão viciadas na alimentação descartável.
O que provoca a vida sedentária?
Horas e horas a fio em frente a um computador trabalhando. Esse é um dos principais problemas. Posteriormente, alimentação errada rica em alimentos saturados e industrializados. Também uso demasiado da televisão, celulares e tablets e noites mal dormidas. Tudo isso gera uma carga de estresse e a primeira coisa que vem fora é o excesso de peso, mas como combater a obesidade?
A falta de atividade física também é uma grande vila desse quadro de obesidade. Analogamente não é difícil imaginar que deveríamos pelo menos caminhar 30 minutos todos os dias. O sedentarismo também é o vilão número um do colesterol alto. Também, pode ser ele o divisor de águas para a diabetes tipo 2. Boa parte das pessoas obesas, geralmente sofrem de diabete por excesso de peso. Enfim, o sedentarismo é o maior causador da obesidade. Triste realidade, porque hoje em dia, mais de 67% da população brasileira é sedentária.
Como combater e prevenir a obesidade?
Sem dúvida, o primeiro passo, é ter uma rotina de atividades físicas. A caminhada por exemplo, melhora o desempenho do metabolismo. Também estimula a produção de serotonina. Pessoas que caminham possuem melhor disposição nas atividades diárias. Dificilmente enfrentam a depressão. Também, são pessoas que dificilmente acumulam excesso de peso. Se alimentar corretamente, bem como, comer alimentos naturais. Os alimentos processados é um dos maiores problemas das pessoas que sofrem de obesidade. Geralmente eles são ricos de gorduras, sódio, sal, e não fazem bem ao organismo. Pelo contrário, consumir alimentos processados é como assinar um passaporte sem validade para a obesidade.
Mude seu estilo de vida, sua alimentação, seu modo de organizar e veja os resultados na balança. Faça trocas inteligentes, troque tudo que for industrializado por alimentos totalmente naturais. Todavia, lembre-se que não basta somente fechar a boca, isso pode provocar uma carência e um déficit de vitaminas no seu organismo. Ao contrário, é necessário se alimentar de forma natural e saudável. Opte por alimentos nutrientes, cereais, frutas, verduras e proteínas. De preferência aos laticínios 0% de gordura. Coma carnes brancas e magras. Dessa forma, sua vida vai começar a mudar e seu corpo e mente vão agradecer.