Leia também >> Miomas: por que eles provocam câncer?
Leia também >> Sangramento, diarreia e perda de peso, são sinais de câncer
A saber, um nódulo na mama pode ser um sinal de câncer. Portanto, é aconselhável sempre buscar uma avaliação médica de qualquer caroço ou inchaço que você descobrir em seus seios. Geralmente, eles aparecem em qualquer idade. Embora os seios sejam comumente associados às mulheres, o tecido mamário está presente tanto em homens quanto em mulheres. Seus hormônios afetam este tecido. As alterações hormonais podem causar a formação de caroços e, em alguns casos, o desaparecimento natural.
A saber, alguns bebês desenvolvem caroços nos seios devido ao estrogênio que recebem das mães durante o parto. Isso geralmente desaparece quando o corpo expele o estrogênio do organismo. As meninas pré-púberes às vezes apresentam nódulos nos seios que parecem sensíveis. Eles geralmente desaparecem naturalmente durante a puberdade. Os meninos adolescentes também podem ter caroços nos seios durante a puberdade. Eles são temporários, bem como, desaparecem também em alguns meses.
Causas de caroços na mama
Existem muitas causas possíveis para a formação de um nódulo mamário. Confira abaixa os tipos de caroços e suas respectivas formações.
- cistos mamários, que são sacos macios e cheios de líquido.
- cistos de leite, referindo-se a bolsas cheias de leite que podem ocorrer durante a amamentação.
- seios fibrocísticos, uma condição em que o tecido mamário apresenta uma textura protuberante e às vezes vem acompanhada de dor.
- fibroadenoma, ou seja, nódulos de borracha não cancerosos que se movem facilmente no tecido mamário e raramente se tornam cancerosos.
- hamartoma, que é um tumor benigno semelhante a um tumor.
- papiloma intraductal, referindo-se a um pequeno tumor não canceroso em um ducto de leite.
- lipoma, que é uma protuberância gordurosa não cancerosa de crescimento lento.
- mastite ou infecção da mama.
- ferimentos.
- câncer de mama.
Observe e compreenda as mudanças nos seios
O tecido mamário varia em consistência, com a parte superior externa do seio firme e a parte interna inferior um pouco mais macia. Se você for mulher, seus seios podem ficar mais sensíveis ou protuberantes durante o ciclo menstrual. Outrossim, os seios tendem a ficar flácidos conforme você envelhece. Isso porque, perdem a elasticidade natural.
Portanto, é importante conhecer e se familiarizar com a sensação normal dos seus seios, pois assim, podemos ficar ciente das mudanças. Tocar o próprio corpo fazendo o exame caseiro de prevenção, é uma forma natural e simples de identificar possíveis mudanças. Bem como, observar possíveis inchaços, dores intensas e outros. Portanto, o papel da mulher é estar atenta a toda e qualquer mudança que possa ocorrer nos seus seios. Em seguida, entrar em contato com o médico, que posteriormente, analisará e solicitará exames pertinentes para compreender, bem como, identificar o problema.
Possíveis sinais de um nódulo mamário
Abaixo relacionamos alguns dos sinais que você precisa observar e em seguida, consultar um médico. Entretanto, lembre-se de que a maioria dos caroços mamários não é cancerosa. Portanto, você deve marcar uma consulta com seu médico se:
- você descobre um novo caroço.
- uma área de seu seio é visivelmente diferente do resto.
- um caroço não desaparece após a menstruação.
- um caroço muda ou fica maior.
- seu seio está machucado sem motivo aparente.
- a pele do seu peito está vermelha ou começa a enrugar como uma casca de laranja.
- você tem um mamilo invertido (se não foi sempre invertido).
- você nota secreção sangrenta no mamilo.
Identificação do nódulo mamário
Durante a visita médica, o médico solicitara alguns exames para então poder dar o diagnóstico. Todavia, pode ocorrer de não ser necessário realizar exames mais profundos, pois o médico ira fazer a analise da mama e se ele considerar necessário, poderá solicitar alguns desses exames elencados.
Mamografia
A saber, a mamografia é um raio-X da mama que ajuda a identificar anormalidades mamárias. Uma mamografia diagnóstica pode ser comparada a mamografias de rastreamento anteriores, se disponíveis, para ver como o tecido mamário mudou.
Ultrassom
O ultrassom é um procedimento não invasivo e indolor que usa ondas sonoras para produzir imagens de sua mama. Imagem por ressonância magnética (MRI) – Este teste usa um campo magnético e ondas de rádio para tirar fotos detalhadas de seus seios.
Aspirativa por agulha fina
O líquido de um caroço mamário sera removido com uma agulha. Todavia, em alguns casos, um ultrassom va utilizado para guiar a agulha. Outrossim, os cistos não cancerosos desaparecem quando o fluido va removido. Entretanto, se o fluido estiver com sangue ou turvo, a amostra será analisada por um laboratório em busca de células cancerosas.
Biopsia
Este é um procedimento para remover uma amostra de tecido para análise ao microscópio. Existem vários tipos de biópsia da mama:
- Aspirativa (biópsia aspirativa) por agulha fina – uma amostra de tecido va retirada durante uma aspiração com uma agulha fina.
- biópsia por agulha – usa um ultrassom para orientação; uma agulha maior va usada para obter uma amostra de tecido.
- Assistida (biópsia assistida por vácuo) – uma sonda com vácuo va inserida em uma pequena incisão na pele e uma amostra de tecido removido usando um ultrassom para orientação.
- Estereotáxica (biópsia estereotáxica) – uma mamografia tira imagens de diferentes ângulos e uma amostra de tecido é coletada com uma agulha.
- biópsia cirúrgica (biópsia excisional) – todo o nódulo mamário, junto com o tecido circundante, va removido.
- biópsia cirúrgica (biópsia incisional) – apenas parte do nódulo va removida