Super Fácil – Leite condensado caseiro, receita de Ana Maria Braga

leite condensado caseiro
Compartilhe esse post:

A saber, recebe o nome de leite condensado o produto obtido a partir da evaporação de boa parte da água contida no leite. Originando assim, um líquido espesso e viscoso, sob o qual geralmente se adiciona açúcar de cana antes que seja embalado em latas esterilizadas. Todavia, em condições favoráveis, o leite condensado pode durar por até dois anos acondicionado em sua embalagem.Bem como, o leite evaporado, antes de atingir sua consistência, assume a forma viscosa do leite condensado. Todavia, ele geralmente aquele não recebe açúcar. Ambos, são, portanto, produtos obtidos a partir do mesmo processo de evaporação da água do leite.

Historia do leite condensado

O Impulso para a produção de leite condensado data de meados do século XIX. Isso porque, naquela época existia a dificuldade de levar leite ou laticínios em regiões distantes e isoladas. Esse também era um grande problema enfrentado pelos soldados nas guerras. O leite condensado também resolveria um problema comum à época. Aquele da dificuldade em embalar e conservar o leite sem que este se deteriorasse. Havia também a preocupação com a grande produção de leite impróprio para consumo, devido às condições de pouca higiene de muitas fazendas. É assim que Gail Borden, um fazendeiro norte-americano, teve a ideia de remover parte da água do leite e adicionar um elemento estabilizador antes de conservar o produto em lata. Com isso, o leite teria maior conservaçao e chegaria em determinados lugares sem estragar, além de suprir a necessidade de muitos.

Gail Borden, o pai do leite condensado

Com essa ideia em mente, Gail Borden criou a formula do leite concentrado em lata. Ele podia ser facilmente transportado. Tinha durabilidade e também vendido com higiene. Em 1864, Eagle BrandConsolidated Milk consolida suas pesquisas e passa a produzir a formula de leite condensado. Em um primeiro momento, o leite condensado foi empregado como bebida. Consumido puro ou diluído em água. O produto era utilizado por aqueles que não tinham acesso a leite fresco. Assim, usavam o leite condensado ou então o leite evaporado, adicionando água ao produto. Muitas empresas começaram a complementar o leite condensado, enriquecendo-o nutricionalmente para garantir uma maior porcentagem de consumidores. 

leite condensado caseiro

Com a descoberta do processo de pasteurização, bem como dos sistemas de refrigeração. O consumo de leite fresco tornou-se mais difundido, tornando o leite condensado ou evaporado um produto secundário no consumo da população em geral. O leite condensado atual é feito a partir de leite de alta qualidade. Este é pasteurizado para eliminar qualquer contaminação potencial. Posteriormente, transferido para um evaporador selado em um sistema de tubos fechados e submetidos a uma pressão baixa, o que reduz o ponto de fervura do leite. Como resultado, a aplicação reduzida de calor serve para remover até 60% do teor de água do leite, que é homogeneizado, estabilizado, adoçado, e enlatado em recipientes esterilizados. Ademais, a adição de açúcar ajuda no combate às bactérias, tornando o leite condensado perfeitamente armazenável.