A saber, a dieta do arroz explora quatro propriedades fundamentais desse alimento: provoca saciedade, tem poucas calorias, estimula a diurese e é rico em fibras. Bem como, existem duas variantes diferentes da dieta, uma estruturada em duas fases e a outra em nove dias. Outrossim, dietas diferentes que iremos analisar uma de cada vez.
A dieta do arroz branco
O bifásico é dividido em uma primeira fase, chamada de desintoxicação, na qual são consumidas apenas 800 calorias por dia. Entretanto, esta fase dura no máximo duas semanas. Na qual, durante as quais só se pode comer arroz cozido temperado com um fio de azeite extravirgem, legumes e fruta (mas com moderação). Simplificando, quase todas as calorias consumidas vêm do arroz. Outrossim, durante este primeiro ciclo, certamente mais restritivo, tende a perder mais peso e a barriga desincha e torna-se mais achatada. Digamos que é possível reduzir bem o inchaço da área abdominal, permitindo assim, uma barriga mais lisinha.
Em seguida, passamos para a segunda fase, onde consumimos aproximadamente 1200 calorias por dia. Bem como, adicionando ao arroz legumes, frango, peixe, queijos com baixo teor de gordura, vegetais cozidos e crus, frutas frescas e secas e outros cereais. É, portanto, um ciclo mais variado, onde mais alimentos se alternam. Ademais, existe a possibilidade de alternar o arroz com diferentes cereais, como a quinoa. Em geral, nas duas fases, é importante usar poucos condimentos e não exagerar no sal: prefira especiarias e ervas aromáticas.
A dieta do arroz em 9 dias
A dieta de nove dias é certamente uma dieta curta, porque dura apenas doze dias (nove da dieta real, precedidos por três dias de desintoxicação). Nos primeiros três dias da desintoxicação, você só pode comer arroz e outros produtos dietéticos à base de arroz, como biscoitos. Nos nove dias seguintes, são adicionadas proteínas magras, como frango e queijo cottage, frutas e vegetais. Mesmo se você optar por isso, você pode alternar o arroz com outros cereais semelhantes.
A dieta de arroz e frango
Essa declinação da dieta, decididamente mais extrema, indica um cardápio composto de arroz e frango, que por 9 dias deve ser consumido alternando entre o almoço e o jantar e sem jamais comê-los juntos. Frutas frescas para o café da manhã e iogurte ou frutas secas para lanches são as únicas exceções. A vantagem? Que com um pouco de imaginação você consegue criar muitos pratos, talvez combinando os dois elementos principais com vegetais da época, condimentos leves e especiarias.