Cuca mineira, feita com goiabada e farofa

cuca mineira
Compartilhe esse post:

A cuca mineira, feita com farofa e goiabada, é um bolo muito simples e rápido de preparar. Você não vai precisar de batedeira e nem de liquidificador, pois basta ter um fuê para misturar bem a massa, levar pra assar. Embora seja um bolo simples, na mesa, ela faz uma grande figura e impressão. Pois fica um bolo bonito, muito perfumado por causa da goiabada e a própria goiabada dá um sabor único ao prato. Para um lanche da tarde com a família e amigos, a cuca com farofa e goiabada se torna um prato bem atraente e gostoso. Ao contrário da cuca de banana, essa de goiaba recebeu um toque brasileiro e mineiro. A cuca tradicional de banana é uma especialidade típica dos alemães. Mas, a culinária brasileira é incrível e sempre consegue dar um toque nas especialidades e esse é o caso da cuca de goiabada.

Leia também >> Cuca tradicional de banana, a verdadeira, derrete na boca

Leia também >> Bolo casquinha nevada, feito com fubá, açúcar e canela

A saber, esse bolo foi introduzido no Brasil pelos alemães, especificamente por meio do povo do Sul, ou seja, dos gaúchos e catarinenses. A massa doce com fruta e coberta por uma farofa tipicamente doce a base de açúcar e farinha, é uma especialidade da culinária alemã. No sul do Brasil, é um bolo muito comum e um dos mais vendidos e consumidos. Qualquer padaria você vai encontrar dois ou três tipos de cuca para vender. Bem como, até mesmo pelas ruas da cidade, você vai encontrar pessoas vendendo cuca. Tem o bolo cuca e tem o pão também. Todavia a característica de ambos, é a farofa doce. A boa notícia é que a tal da cuca caiu na graça dos brasileiros e praticamente é consumida em todo o Brasil e com isso surgiram muitas variações do bolo com toques brasileiros, por exemplo, a cuca mineira de goiabada cascão.

Cuca mineira

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 colher de sopa de margarina ou manteiga
  • 1/2 xícara de leite|(100ml|)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • Goiabada cascão em pedaços

Farofa

  • 3/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 3 colheres rasas de sopa de margarina

Preparo da Cuca

Primeiramente, vamos separar e medir todos os ingredientes e deixa-los prontos para a receita. Em segundo lugar, vamos untar e enfarinha uma assadeira e reservar. E por fim, vamos ligar o forno para pré-aquecer na temperatura de 180º. Agora sim, podemos dar início ao preparo da massa da cuca com farofa e goiabada. Em uma tigela comece adicionando os ovos e o açúcar e com a ajuda de um fuê comece a misturar. Em seguida, agregue o leite e a margarina e a farinha. Continue misturando bem, até que a massa fique bem homogênea. Enfim, adicione o fermento em pó, termine de misturar e já despeje na assadeira para assar. Observe que o preparo da massa leva no máximo 5 minutos, por isso, que a essa altura, o forno já deve estar na temperatura ideal.

bolo cuca mineira

Antes de colocar para assar a massa, coloque pedaços de goiabada cascão. Portanto, corte em pedaços pequenos ou tirinhas e comece a colocar aleatoriamente na massa. No caso, você pode colocar quanto goiabada quiser, a goiabada é a gosto, mas de preferência para a goiabada cascão, pois essa não deixa o bolo extremamente doce. Terminou de adicionar a goiabada, em uma pequena tigela, coloque a manteiga, o açúcar e a farinha e com a ajuda das mãos prepare a farofa. Se ficar muito seco adicione um pouquinho a mais de manteiga e se ficar muito mole, adicione um pouquinho a mais de trigo. Importante é dar o ponto de farofa. Enfim, depois da farofa pronta, espalhe por cima da goiabada e leve para asar por aproximadamente uns 30-35 minutos.

Finalizando

Todavia, quando der o tempo de forno aproximado, verifique se está assado e dourado por cima, desligue o forno e retire. Deixe esfriar por uns 15/20 minutos, corte em pedaços e está pronto para servir. A saber, muitas pessoas apreciam essa receita ainda quente, portanto, fica a seu gosto. Eu particularmente, prefiro ela fria, pois assim consigo assimilar melhor os sabores e a harmonia da goiabada com os demais ingredientes. Recomenda-se servir esse bolo acompanhado de queijo fresco, café passado na hora e pão caseiro. Um verdadeiro café colonial que vai agradar todos os paladares. E ainda tem mais, vai chover elogio, esse bolo em uma reunião com as amigas ou de família, é sucesso garantido e fácil demais de fazer.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.

Para produtos da Shopee, ofertas, cupons e descontos, acesse diretamente a minha coleção de Achadinhos Mil e uma utilidades.