Quem sofre de colesterol alto sabe bem que a primeira recomendação do médico, é sempre evitar alimentos que aumentem o colesterol. Outrossim, a confirmação de que você precisa manter uma dieta equilibrada, é sempre um pouco difícil de lidar. Isso porque, há tantos alimentos com colesterol e muitos deles estão entre aqueles que estamos acostumados a comer todos os dias. Então o que fazer? Primeiramente aceitar o fato e começar uma dieta. Felizmente, você só precisa se organizar para encontrar um equilíbrio e começar a se alimentar de forma saudável. Bem como, aprendendo tudo sobre o colesterol e o que evitar para mantê-lo baixo.
Colesterol: o que não comer
Todos nós sabemos que para viver bem e manter baixos os valores de colesterol (principalmente o colesterol ruim), é importante uma alimentação saudável. Bem como, incluindo grãos inteiros, frutas, vegetais e alimentos considerados normalmente saudáveis. Mas quais são os alimentos a evitar para o colesterol alto? Alimentos considerados gordos e que precisam ser evitados:
- Carne vermelha (picanha, contro-filé, costela)
- Salsichas (alimentos embutido é um veneno)
- Miudezas
- Laticínios gordurosos
- Iogurte e leite integral
- Gorduras e óleos vegetais
- álcool (bebidas alcolicas)
- Açúcar (doces em geral)
- Lanches (fast food)
- Produtos industrializados em geral
- Alimentos a base de farinhas refinadas
- Alimentos gordos e com corantes articiais
Provavelmente o leitor está se perguntando cadê os ovos da lista. A saber, ele não é tão prejudicial para a saúde como todos pensavam. Pelo contrário, é um dos alimentos mais completos que existem, principalmente se eles forem biológicos. Nesse caso, mesmo tendo colesterol alto, é possível consumir ovos cozidos pela manhã, almoço ou jantar. Entretanto, cabe ao médico dar o veredito final. Nos últimos tempos, os ovos que até há pouco eram considerados proibidos foram exonerados da lista de alimentos a serem evitados. Atualmente, está entre os alimentos que podem ser incluídos com moderação desde que sejam de origem biológica. Isso ainda é controverso para alguns médicos. Todavia, por isso que é sempre melhor perguntar ao médico antes de consumir ovos.